Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Então.. recentemente eu voltei a dar uma estudada em viagem astral e temas relacionados, e assisti o curso inteiro da Nanci Trivellato sobre a OLVE no youtube. Hoje em dia eu acho que consigo sentir as energias, mas não tenho certeza. Geralmente quando "movimento a energia" costumo sentir uma contração no períneo, um arrepio subindo na espinha, uma pressão na nuca e cabeça. Eu testei isso semana passada e, quase dormindo, "forcei a energia" pra cabeça e na mesma hora entrei em EV por alguns segundos. Eu conheci essa sensação pelo nome de paralisia do sono, mas enfim, é aquela sensação que parece que o corpo inteiro tá formigando de forma intensa e eu não consigo mexer. Há um tempo eu tive experiência com duas outras técnicas: o kryia pranayama e o vipassana. Em ambas a gente usa a intenção e atenção pra varrer o corpo, de cima pra baixo, de formas diferentes, mas elas me afetam de uma forma muito parecida. E depois disso eu fiquei pensando se todas as técnicas possuem o mesmo efeito e/ou objetivo. Alguém tem conhecimento sobre isso? Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Isso é apenas efeito energético. Não dá para igualar técnicas que tem objetivos diferentes. 

Para fazer a OLVE você desloca a atencão de forma ritmada pelo corpo. Isso gera estímulos bioeletricos no seu campo energético que estimula todos os microchakras do sistema, disparano.uma reacao energética em cadeia que tem como UM DOS efeitos colaterais, o afrouxamento da conexao entre.o corpo astral e o fisico, já.que provabelmente reduz a coesão do corpo etérico forcando sua expansao.

Mas EV acontece tambem de forma aitomatica  instintiva, por varios motivos sem relacão com a projeção. 

E na Vipassana, pelo que ouvi falar, o direcionamento da atencao é pontual, e como cada foco de atencao atraira as energias livres, elas tenderao a se concentrar no ponto focal, podendo levar a dissolução de coáguloa energéticos desses pontos  e consequente efeito energetico/psicologico. 

Mas o foco da OLVE é apenas dominio energetico e o resto, se vier, vem como Bônus. Na Vipassana o foco seria psicologico né? Evidentemente ha relacso entre psique e energias, mas não creio que uma seja o espelho da outra já que  nao estao em posicao de igualdade: a psique é assunto.do corpo mental e astral, as energias sao do corpo etérico. Um lado da equacao atuara sobre o outro, mas a psique é a causa das boas ou mas energias do corpo etérico. Por isso nao adianta limpar as energias mas cultivar maus habitos mentais e emocionais, porque vai ficar enxugando gelo. 

Em termos de budismo eu diria que a pratica de Vipassana só podera dar resultado se.o resto do caminho óctuplo também receber atenção, ou a pessoa só vai limpar na meditacao os lixos que não para nunca de  produzir.

 

 

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, sandrofabres disse:

Isso é apenas efeito energético. Não dá para igualar técnicas que tem objetivos diferentes. 

Para fazer a OLVE você desloca a atencão de forma ritmada pelo corpo. Isso gera estímulos bioeletricos no seu campo energético que estimula todos os microchakras do sistema, disparano.uma reacao energética em cadeia que tem como UM DOS efeitos colaterais, o afrouxamento da conexao entre.o corpo astral e o fisico, já.que provabelmente reduz a coesão do corpo etérico forcando sua expansao.

Mas EV acontece tambem de forma aitomatica  instintiva, por varios motivos sem relacão com a projeção. 

E na Vipassana, pelo que ouvi falar, o direcionamento da atencao é pontual, e como cada foco de atencao atraira as energias livres, elas tenderao a se concentrar no ponto focal, podendo levar a dissolução de coáguloa energéticos desses pontos  e consequente efeito energetico/psicologico. 

Mas o foco da OLVE é apenas dominio energetico e o resto, se vier, vem como Bônus. Na Vipassana o foco seria psicologico né? Evidentemente ha relacso entre psique e energias, mas não creio que uma seja o espelho da outra já que  nao estao em posicao de igualdade: a psique é assunto.do corpo mental e astral, as energias sao do corpo etérico. Um lado da equacao atuara sobre o outro, mas a psique é a causa das boas ou mas energias do corpo etérico. Por isso nao adianta limpar as energias mas cultivar maus habitos mentais e emocionais, porque vai ficar enxugando gelo. 

Em termos de budismo eu diria que a pratica de Vipassana só podera dar resultado se.o resto do caminho óctuplo também receber atenção, ou a pessoa só vai limpar na meditacao os lixos que não para nunca de  produzir.

 

 

eu fiz o curso de Vipassana em dezembro do ano passado.. no começo, sim, o foco é pontual, em cada parte do corpo. Mas no decorrer dos dias, a medida em que a gente vai sentindo sensações pelo corpo todo, a gente começa a varrer pra cima e pra baixo, como na OLVE. E eu ouvi de um meditador com mais de 20 anos de experiência, sobre saída do corpo com vipassana. Dentro dessa linha, o objetivo é sim o caminho óctoplo, até eliminar o desejo, através da observação equânime das sensações corporais etc. Eles evitam falar muita coisa e dar detalhes exatamente pra não gerar expectativa, desejo, aversão. Mas eu suspeito muito que o EV seja um dos efeitos do vipassana, por mais que os objetivos explícitos sejam diferentes. Com relação ao que eu sinto, teria relação mesmo com a energia?

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, jotagui disse:

parece que o corpo inteiro tá formigando de forma intensa e eu não consigo mexer. 

Não conseguir se mexer é paralisia do sono. Isso é uma coisa.

Corpo inteiro formigando é Estado vibracional, que pode ir de um leve formigamento a uma completa sensacao de terremoto, ou de ser eletrocutado. Não tem a ver com paralisia. 

A questao é que há pessoas que sentem paralisia, outras nao. Eu nunca senti. Mas se você é desses que sente paralisia provavelmente   a sentirá numa situacao  de EV.

Você saberá se formigamento é energia caso consiga movê-lo de lugar, ou caso consiga  fazê-lo aumentar quando quer. 

Dois exemplos bem inusitados:

- lixadeira orbital- eu estava lixando uma cadeira anriga aqui em casa, e fiquei nisso acho ue uns 15 ou 20minutos sem parar. Quando desliguei, minha mao seguia vibrando. Achei que fosse muscular  mas era identico a vibracao de energias. Eu sentia como se minja mao tivesse virado uma balao vibrante de energia. Entao o que eu fiz para testar? Usando o dedo indicador da outra mao, distante.uns 30cm da palma da mao vibrante, eu tracei circulos na palma da mao vibrante. E para meu espanto eu senti na plama da mao vibrante os circuloa sendo feitos por uma " forca invisivel"

Pensei " ok, a energia da mao ficou super sensivel e por isso eu sinto os circulos feitos com o dedo à distância. Mas ai eu inverti, usei o dedo da mao vibrante pata tracar circulos na palma da mao não-vibrante, e senti também! 

Ou seja  aparentemente a vibracao fisica induzida pelo manejo da lixadeira por um longo tempo estimulou as ENERGIAS daquela mao, a ponto  de ela ficar mais sensivel, mas também mais caoaz de emitir energia em direcao à mao que mao estava sensivel, e eu poder sentir.

 

- bolsa de agua quente nos pés-

No inverno aqui no RS esfria bastante, as vezes dentro de casa fica a 7 graus. As vezes eu uso bolsa de afus quente nos pés, caso eles estejam gelados, porque nao da par dormir com pés gelados né? Então notriei mais de uma vez que ao colocar a bolsa ali parecia que meus pés formigavam, entao passavam por um balonamemto e os pés astrais  flutuavam, descolando dos pés fisjcos. 

Pensei " Não pode, é só ilusão. É só o calorzinho nos pés". Mas ai resolvi fazer a olve só nos pés, mover as energias do calcanhar ate a ponta dos dedos, e dava para sentir NITIDAMENTE aquele formigamemto obedecendo meu  controle e expandindo o " balonamento dos pés a ponto de tudo ali nos pés virar uma bola energetica vibrante  de uns 80cm de diametro. 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...