Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Evolução


Recommended Posts

Olá gva, mais uma vez aqui para tentar esclarecer dúvidas depois de muito tempo... Meus agradecimentos aos colaboradores que contribuem para essa plataforma permaneça online.

A dúvida da vez é sobre evolução, a gente sempre fala sobre evolução mais tenho uma dúvida, o que evolui? São a nossa forma de pensar e se comportar? Algo mais? (Comente)

Eu tive uma projeção uma vez quando antes de dormir fiquei refletindo o que eu sou a luz de livros como os vedas, espíritas, budismo ( confesso que a teoria do budismo foi o maior catalizador da experiência pois o fato de ouvir que os budistas não acreditam que existam um eu me deixou paranóico kkk), após refletir fiz uma oração sincera para um ser que porventura estivesse me acompanhando nesta noite podesse patrocínar uma projeção com o objetivo de esclarecimento, assim foi feito e em determinado momento da projeção foi me mostrado em uma tela que eu era uma alma e que meu objetivo era evoluir habilidades, virtudes etc...

Ultimamente para entender melhor como que se dá o processo da evolução peguei de base jogos de RPG, cuja a lógica da evolução se dá da seguinte maneira, o avatar evolui a partir das experiências após um certo acúmulo de experiência ele evolui sua habilidade, a minha dúvida é sendo a experiência o catalizador da evolução qual elemento do nosso ser absorve a experiência? Que parte do nosso interior interioriza a experiência e a transforma em material evolutivo?

Imagino que vão dizer que é a consciência, mais agora a pergunta que tenho é o x da questão das minhas dúvidas, porque quando estive nessa experiência aonde foi me mostrado uma tela, lá tinha organizado em forma de informações sobre mim que parecia mesmo que estava em uma plataforma inteligente que organiza os elementos e o informações do microcosmo e do macrocosmos e cria uma relação. A pergunta é os "elementos" do nosso ser são mesmo organizados de forma inteligente? Ou se organizam segundo nossa vontade? Existe algo predeterminado no nosso interior? Ou os elementos se organizam segundo nossa vontade?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, victorphilipe disse:

o que evolui? São a nossa forma de pensar e se comportar? Algo mais? (Comente)

( como geralmente acontece foi tudo digitado no celular. Não vejo se tem erros de digitacao. Outra hora, quando eu puder entrar via PC eu vejo e tento consertar as letrinhas trocadas, ehehe)

Acho que a primeira coisa a fazer antes de  tentar responder isso, é tentar definir o que chamamos de "nós".

Sempre partindo da premissa iniciam de um espiritualista, de que temos algum tipo de  unidade espiritual que perdura entre encarnações, imagine um espírito que dentro de um espaço de dois séculos estava encarnado como japonês no final do século XIX, depois como soldado nazista, e tendo morrido na guerra, depois reencarna como brasileiro, digamos que na bahia. Como a forma de pensar e se comportar desse espirito poderia se adequar a tão diferentes formas de pensar e se comportar?

É porque uma parte do que chamamos " nós" não persiste após a morte. Uma parte de nossa identidade é apenas identidade social, cultural, e não há como preservá-la, ou se tornaria um obstáculo que nos impediria de nos adatarmos a outras épocas e culturas. Essa parte é a Personalidade, que é fabricada através das experiências na sociedade, família, tradições, escola, cultura nacional. Essa parte nossa no fundo é apenas memória, apenas aprendizado estímulo-resposta na nossa relação com os outros que nos cercam. Isso não perdura. 


Logo, pensar num evolução do que pensamos e de comportamento seria imaginar que os hábitos culturais tenham algum valor universal,  para o espirito, e seria preservados, o que não faz sentido, porque surgiriam conflitos insolúveis, como podemos deduzir da diferença comportamental entre quem vive numa sociedade islâmica do tipo extremista e quem vive numa sociedade ocidental moderna do tipo mais libertária. 
Traços culturais, tradições, constituem exatamente a mentalidade a ser descartada se o espírito pretende evoluir.

Quem só consegue pensar nos moldes dos costumes da sua cultura, sem buscar respostas que possam estar alinhadas com algum tipo de  "verdade universal", construiu seu "avatar" todo centro no que é acidental, temporal, fruto de uma época, e esse tipo de avatar não reencarna, é apenas extinto para dar lugar ao dá próxima vida. Logo, esse avatar não pode evoluir, porque lhe falta a continuidade da existência que lhe permitiria ir se aprimorando.


Somente o que for mais duradouro, o que resiste à morte e retorna para a reencarnacao, é que pode ter algum aprimoramento. E isso tem que ser algo mais profundo do que "pensamentos e comportamentos"
 

 

20 horas atrás, victorphilipe disse:

o avatar evolui a partir das experiências após um certo acúmulo de experiência ele evolui sua habilidade, a minha dúvida é sendo a experiência o catalizador da evolução qual elemento do nosso ser absorve a experiência? Que parte do nosso interior interioriza a experiência e a transforma em material evolutivo?


Aí já supomos que é necessário que algum elemento do nosso ser, que  perdure de uma encarnação para outra, preserve algo do aprendizado. Novamente, só pode ser aquela parte em nós que por definição seja universal. Aquela parte em nós que percebe que a cultura japonesa, nazista, e baiana são descartáveis, sem valor algum para o que interessa ao espírito, e que portanto o que for considerado virtude somente em cada uma dessas culturas não é de fato virtude  alguma,  mas mera tática comportamental para obter beneficios ou evitar malefícios naquele contexto encarnatório.

O problema é que para que essa parte que perdura seja capaz de aproveitar algo da experiência encarnatória, o avatar precisa dar espaço para que se desenvolva uma compreensão interior de caráter universal, ainda durante a encarnação. Caso contrário a experiência encarnatória  terá pouco aprendizado útil ao espírito.


Exemplo: digamos que na encarnação japonesa do final do século XIX o sujeito era mulher, considerava que a maior virtude a desenvolver era a obediência ao marido. Aí se o marido fosse violento, se tornasse uma ameaça à segurança dos filhos, e cometesse um crime, e ela permanecesse calada, sempre porque considerava que a maior virtude era a obediência ao marido, ela teria se mostrado incapaz de perceber necessidades maiores do ser humano naquele contexto, colocando valores passageiros, temporais, culturais, acima dos valores universais que interessam ao espirito desenvolver. Nesse caso o aprendizado obtido pelo espirito por essa experiência encarnatória  seria muito prejudicado, seu avatar seria uma mera máquina social, altamente eficiente do ponto de vista  do seu contexto cultural, seguindo todas as regras e padrões de pensamento, mas um completo desperdício  do ponto de vista do espirito, para quem essa tipo de visão limitada não lhe acrescenta nada.


Esse avatar teria que ter se esforçado para enxergar  além dos condicionamentos da tradição, da sua cultura, da sua época, em busca de desenvolver valores e compreensão mais universal, porque assim  quando exposta às diversas experiência  da vida, ao invés de reagir a elas como uma máquina programada pela cultura ela teria a chance de desenvolver discernimento universal, espiritual, e isso sim poderia ser aproveitado como aprendizado pela sua parte que perdura, porque nesse caso  o avatar está tentando se alinhar aos interesses de quem utiliza o avatar. 

Mas para isso o avatar precisa perceber que há dentro de si algo que sobreviverá à morte, caso contrário, os valores e objetivos mais elevados que conceberá sempre  estarão limitados pela cultura e época. 

Podemos dizer então que  a Personalidade , que é o avatar  precisa entender que ela é secundária em relação ao espírito, e que o que ela precisa é ser mais passiva, se subordinar aos objetivos do Espirito, porque é para isso que serve o avatar. 

Pegando um exemplo bem exagerado: Se Jesus, que pelo que se comenta vivia cercado por um grupo de quase cem pessoas, tivesse optado por reagir à  prisão no monte de oliveiras ( já que tinha instruído  os apóstolos a comprar espadas)  ao invés de se entregar, ele teria subordinado o Espirito aos interesses da personalidade, teria reagido a um estímulo momentâneo, mas sacrificado um plano maior, que era o do Espirito, e toda a história teria tomado outro rumo. 


Mas para fazer as escolhas certas o avatar precisa construir intimidade com o Espirito, o que vai exigir dele a busca interna por essas respostas interiores acima das exteriores, a busca do universal acima do cultural. Só assim ele pode fazer as escolhas questionáveis do ponto de vista temporal, mas corretas do ponto de vista  do Espirito. E consegue se tornar " um louco aos olhos do mundo". Para mim a diferença de visão entre os personagens fariseus e o personagem Jesus, que vemos na Bíblia , é um bom exemplo disso,  dos avatares dominados pela cultura ( fariseus) x avatar a serviço do Espirito ( Jesus) 

Nas nossas vidas  as situações não costumam ser tão dramáticas, então nossas  escolhas erradas  não mudarão a historia do mundo, porém, podem te fazer jogar uma encarnação toda fora e aí ter que voltar para repetir as experiências. E é por isso que a reencarnaçao existe e a evoluçao demora, porque o avatar não abre espaço necessário para o Espirito, o que torna o aprendizado encarnatorio muito pouco eficiente, do ponto de vista evoltivo. 

Por isso o Budismo surgiu  porque Budha já tinha percebido que reencarnação não gera evoluçao  gradativa e automática, até um dia sermos levados à libertação das repetições. É preciso o esforço consciente de eliminar aquilo que atrapalha o aprendizado do Espírito, que num nível grosseiro, temporal, é a Personalidade, mas que possui um nível mais profundo, o Ego, que perdura de uma encarnaçao para outra, carregando de uma para outra as caracteristicas fundamentais de nossos defeitos. Uma pessoa ciumenta, invejosa, irada, o será também nas várias encarnações, porém EXPRESSARÁ cada coisa dessas de forma diferente em cada cultura e época. O ciumento pode exigir que a esposa seja executada por adultério se encarna numa sociedade fundamentalista  islâmica, ou pode ele mesmo tentar matá-la se vive numa sociedade ocidental, e depois se matando  para escapar da cadeia, ou pode apenas se separar e ficar alimentando ódio pelo resto da vida, até criar um câncer.

Um mesmo traço psicológico, ciúmes, expressando-se de formas diferentes dependendo do grau com que essa pessoa está adaptada aos valores culturais em que esta inserida. Mas o problema raiz de todos esses rolos é o defeito do ciúme. 

Nesses casos, diferentes avatares teriam diferentes desfechos,   porém, todos prejudiciais à uma compreensão mais espiritual daquela experiência, o que lhe garantirá nas próximas encarnações, novas repetições de experiências relacionadas ao ciúme, para que ele aprenda a ter alguma compreensão mais útil ao Espirito

 

20 horas atrás, victorphilipe disse:

A pergunta é os "elementos" do nosso ser são mesmo organizados de forma inteligente? Ou se organizam segundo nossa vontade? Existe algo predeterminado no nosso interior? Ou os elementos se organizam segundo nossa vontade?

 

Daí vem a questão de quem ou o que organiza. Se muito do que chamamos de "nós" , ou " nossa vontade" é fruto de condicionamento superficial  ( Personalidade)  ou mais profundo e duradouro ( Ego), ambos os aspectos com visão muito estreita, "umbilical", é claro que apenas a parte do nosso ser que é Espirito, e portanto atemporal, poderia  organizar isso, porque somente a parte que tem um projeto de milhares de encarnações pode saber o que já foi feito e o que falta fazer. O avatar encarnado fica limitado ao que sabe da vida desde que nasceu, não conhece seu futuro  e nem o objetivo da sua encarnação. E o Ego só sabe do que lhe dá prazer ou dor/medo. Ambos não tem condições de consciência amplas o suficiente para planejar nada a longo prazo, daí a enorme limitação  do conceito de livre-arbitrio mesmo nas questões da vida física. Imagine então quando se trata de projeto encarnatório.

Creio que só podemos deduzir que só  pode ser o Espírito que organiza todo esse processo que você pergunta, o que coloca a conpreensão disso tudo além da nossa análise, da mesma forma como as galinhas numa granja não tem como saber exatamente para onde foram todos os ovos que elas colocaram. E assim como nós, não podem se sentir em condições de analisar todo o processo e emitir um veredito sobre o que lhe parece fazer sentido. 
Talvez  uma galinha possa ser levada para passear fora da granja, acompanhando todo o trajeto do seu ovo em cada etapa até parar na panela de alguém, mas compreenderá o que viu? Ao voltar para o galinheiro e tentar contar às outras galinhas conseguirá se fazer compreender? Não irá distorcer tudo tentando explicar o que observou sem entender direito? 
Creio que nosso estado e similar a isso, quando nos mostram algo numa experiência astral, visionaria, meditativa, etc.. somos no máximo galinhas que foram levadas para conhecer a cidade e aquelas luzes e buzinas todas nos confundiram. 
 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, victorphilipe disse:

os "elementos" do nosso ser são mesmo organizados de forma inteligente?

Eu acredito que sim, se você for ver, existe ordem em tudo, toda a natureza nos mostra que existe uma organização, desde as estruturas dos corpos, das células, dos microorganismos, até nas colônias de bactérias e outras criaturas vivas mostram que seguem alguma organização, algum padrão de agir ou sobreviver, etc. Tem uma ordem, bem mecânica. E se é assim no mundo físico, também deve ter alguma ordem no mundo mental, ou seja, nos pensamentos, nas estruturas psíquicas de cada indivíduo, mas não temos tecnologia que mostre ondas ou algo do tipo ainda, para  manifestar essa ordem visualmente, através de um aparelho, por exemplo. Mas sem dúvidas tudo tem ordem. Até, acrdito eu, que esses "elementos" que constituem toda nossa consciência, os aprendizados de vidas passadas, habilidades e dificuldades, capacidades ocultas outrora despertas e conhecidas, capacidades adormecidas,  tudo.

Agora, acredito que esses elementos se organizam seguindo elementos predeterminados, e não segundo nossa vontade(quer dizer, mais ou menos), explico:

Como somos seres que habitam corpos primitivos, os corpos físicos, o corpo nos limita até um ponto, diferente do corpo astral, que perde um pouco da limitação mas continua tendo várias, são as chamadas Leis:

imagem.png.c7b22f8f0c3ab6a7975285c1bb56a5f7.png

Isso é mais ou menos o que se sabe, de acordo com os ocultistas. Mas claro que não é tudo...

A medida que fomos evoluindo vamos adquirindo a capacidade de romper essas limitações, que foram auto-impostas e dificultam nossa evolução, são auto-impostas por não termos a maturidade espiritual necessária para compreender as "verdades do espíritos", e com isso criamos dificuldades artificiais, os condicionamentos e o ego criado por essa falta de compreensão, como o Sandro explicou.

Mas temos toda a capacidade, interna, de adquirir essa maturidade espiritual, aprendendo a usar a nossas forças internas, para conseguir despertar a consciência. As que eu sei que existem é a kundalini, o sagrado guardião do umbral(que é ele com seu potencial desperto para você, uma vez que você dominou seus 4 elementos internos), os daemons(forças da nossa psique).

Mas isso é uma questão de escolha, tem pessoas que preferem ser uma máquina social, como o sandro explicou. E essas escolhas são determinadas pelos seus valores consciênciais. Por exemplo, eu considero que a espiritualidade foi a MELHOR coisa que aconteceu na minha vida, e com o passar do tempo vou aprendendo mais coisas, mudando pensamentos, refletindo sobre coisas que nunca refleti antes (do tipo, ué, porque eu tenho que pedi benção pros meus tios e pros meus pais? Eles são os intermediários de Deus agora? esses condicionamentos ferrenhos que a gente faz no automático, chega ao ponto de ser tão grande que você pode sentir como se estivesse cometendo um crime, é realmente só mostra que somos escravos de muitas ideias artificiais....), e vou crescendo consciencialmente, e enquanto outra pessoa olha a espiritualidade com "olhos vazios", ou segue para só para se senti bem, nada aprofundado, as vezes por moldes social pops, para mim é o contrário, ela é um mundo misterioso e surpreendente que tenho que explorar e investigar, sem ela eu me sentiria vazio, uma máquina social realmente.

Agora, para você entender mais sobre a ordem das coisas, eu recomendo esse vídeo, muito bom e cheio de referências ocultistas:

Donald no País da Matemágica e O Número de Ouro

 

Link to comment
Share on other sites

@sandrofabres @Sembrol

Estou tentando entender sobre a esses elementos que fazem parte da constituição da consciência... Recentemente venho refletindo sobre isso... Basicamente esses elementos seriam responsável pela interação com a vida, os Vedas citam os chakras, eu uma vez consegui consciência dos chakras e da kundalini de uma maneira bem lúcida foi bem legal, senti que eles eram como se fosse o meio cuja qual a consciência utiliza para se organizar, pode notar que cada um exercia domínio sobre a consciência, era como se fossem o lugar por onde a vontade, a percepção, a expressão e outros elementos se manifestam para "gerenciar" a consciência e vivermos de forma interativa...

Quando dei o comando mental para sentir a kundalini senti um conforto e um calor suave e intenso pela coluna algo bem vivificante, ainda não sei do que se trata a kundalini e essas forças internas gostaria de aprender sobre se poder comentar...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Sandro , mas se o mentor achar que é melhor o sujeito voltar a Terra mesmo contra a vontade dele.  Voltaremos ao mundo de Samsara até aprender alguma coisa importante ?  Enquanto isso , outros espíritos já conseguiram evoluir super bem em outras orbes sem se preocupar com problemas terrestres.  Parece que é um atraso repetir as mesmas experiências de erros em planeta terra , enquanto outras consciências estão vivendo coisas mais adiantadas , melhor em consciência do que nós. 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Você passa pelo que precisa passar para aprender. Ninguém vai ter experiências mais adiantadas em outros lugares se ainda não conseguii aprender o que era mais básico  aqui. 

 

Mas ao ponto do amparador querer que outrem reencarne no planeta terra?  

Vi um vídeo da Halu Gamashi que na maioria das vezes nós décidimos por escolha autônoma em querer reencarnar , por inúmeros motivos.  Você mencionou nesse tópico que nossa ideia de livre arbítrio enquanto vivo é limitada .

Link to comment
Share on other sites

Asharam  você está partindo de pressuostos errados, daí tudo te parece confuso. Mas esses pressupostos só estão na sua mente, não na questão discutida. Veja:

12 horas atrás, Ashram disse:

mas se o mentor achar que é melhor o sujeito voltar a Terra mesmo contra a vontade dele

Isso nada tem a ver com mentores. O mentor é OUTRA PESSOA, escalada para te ajudar.  Mas quem decide isso é uma parte SUA, seu Eu superior. Ou seja, é você, num aspecto mais evoluído, um aspecto que nunca encarna, e por isso emite um " avatar" para encarnar. Esse avatar tem.discernimento limitado, e por isso memso não importa a vontade dele, o livrr arbítrio dele é mera ilusão criada pela cultura. O encarnado tem tanto livre arbitrio quanto um ratinho num labirinto. É quem colocou o ratinho nesse labirinto que sabe qual o aprendizado que o ratinho tera obtido quando aprender a sair do labirinto rapidamente.

13 horas atrás, Ashram disse:

Voltaremos ao mundo de Samsara até aprender alguma coisa importante ?  Enquanto isso , outros espíritos já conseguiram evoluir super bem em outras orbes sem se preocupar com problemas terrestres

O Samsara  envolve os quatro planos da FORMA: 

- Fisico

- Eterico

- Astral

- Mental

Todos os seres que habitam em algum desses planos estão habitando no Samsara e portanto estão ainda presos no ciclo das reencarnacões. Quem se liberta disso se livra dos corpos necessários para existir nesses planos da forma, elimina o coro fisico, eterico, astral e mental, ficando apenas com os veiculos superiores. 

Quando você fala em outros orbes, ainda é Samsara. E é aí quw reside a resposta a sua pergunta: Como todos estão ainda dentro do Samsara, as diferenças de aprendizado não são tão grandes, logo, pode ser necessario deslocar os espiritos de uma escola para outra, deslocar o ratinho de um  labiri to para outro, conforme ele avança ou DEGENERA, portanto podendo haver necessidade  de sair de condições melhores para piores. É o caso dos " exilados de capela", ou de qualquer outro êxado de espiritos entre planetas, quando os espiritos que se deixaram tomar pelo ego regridem em qualidde de expressão do Espirito e podem precisar encarnar em condições mais atrasadas, onde eles não serão a " ovelha negra" da comunidade, pois encarnarão entre pessoas do mesmo nível que ele. 

13 horas atrás, Ashram disse:

Parece que é um atraso repetir as mesmas experiências de erros em planeta terra

Não existe atraso em repetir a lição se o estudante não a aprendeu como deveria. Para o aluno de lento aprendizado ficar repetindo de ano e sempre um progresso, porque cada vez que ele repete a lição ele aprende mais um pouco. Quem aprende na velocidade normal é que pode se dar ao luxo de não ficar repetindo. 

13 horas atrás, Ashram disse:

enquanto outras consciências estão vivendo coisas mais adiantadas

Porque já aprenderam o que nós ainda não aprendemos. A única forma de ter aulas na quinta série é aprender as lições da quarta. A faculdade ensina coisas mais avançadas que o ensino médio, mas se o aluno que não aprendeu tudo que precisa fosse jogado na faculdade, o que aconteceria? Seria incapaz de aproveitar o que lhe é oferecido, e ainda seria visto como um retardado, quando o problema é que ele tentou pular etapas. 

Parece que você enxerga o processo todo como  se uns fossem escolhidos para situações melhores enquanto outros ficam com as piores. Não funciona assim, cada pessoa, cada povo, cada humanidade planetária está no melhor  lugar em que poderia estar para tirar o melhor proveito das capacidades que possui. 

Na gnose mesmo se falava da tecnica Jinas, que é  a quarta dimensao, ou plano eterico. Um plano similar ao fisico porem com algumas propriedades do astral, de modo que vive-se séculos ao invés de decadas, além de poder mudar de forma fisica, e levitar. As lendas sobre  Avalon, Shamballa, bem como animais misteriosos como Yeti, e alguns tipos de ovnis, são relacionadas a  existência desse plano. E na gnose se perguntava  ao Mestre se era possivel mudar para la definitivamente, ao invés de apenas visitar. Ele dizia que possivel era, o problema  é que sua evolucao ficaria trancada, porque como é uma dimensao maos sutil, com a vids mais facil, não ha desfioa suficientes para que possamos nos aperfeiçoar internamente, então vocêfica na mesma, sem poder progredir.

E isso é bem fácil de entender analisando dua propria vida: em tempos que você tem tudo que que,  que não há tensões, discussoes, que não há ninguem dizendo que você esta errado, ninguém te cobrando atitides, esforços, adaptações, você não se questiona, acha que está tudo bem, não enxerga suas falhas, suas inaptidões. Temos muito ainda a lapidar para podermos conviver com os demais numa dimensão mais sutil em que não existam pensamentos , desejos, emocões que perturbem quem está proximo.

Lembre-se que aqui você pode ter raiva justa ou injusta de alguém mas se não manifestar  a pessoa não percebe. Então se sua raiva é injusta você não a agrediu. Mas se vive numa dimensão mais sutil, em que a telepatia é a forma comunicação, ao sentir raiva você já o agrediu. 

Você aqui pode cobiçar uma pessoa casada, sendo você mesmo casado, mas se não trair, ok, não ha nada a condenar  na sua conduta. E você tem tempo para ir corrigindo isso. Mas imagina o que vai acontecer se está numa dimensao sutil em que as pessoas podem ler umas à s outras telepaticamente? 

Temos muito material.TOSCO, GROSSEIRO, para eliminar. Por isso nossa escola é a terra, tosca  e grosseira. 

Mudar para uma escola mais sutil é ser o Chimpanzé na loja de cristais, não seria bom para ninguém, nem para o chimpanzé.

12 horas atrás, Ashram disse:

Mas ao ponto do amparador querer que outrem reencarne no planeta terra?  

Ao ponto do seu Eu superior saber que se o seu avatar não está refinado o suficiente para poder expressá-lo sem deturpações ( " quem vê a mim vê ao Pai"- João 14:9 ) é porque precisa continuar a lapidar. 

12 horas atrás, Ashram disse:

Você mencionou nesse tópico que nossa ideia de livre arbítrio enquanto vivo é limitada .

Sim, é uma ilusão cultural. Ou seja, a tradição cultural criou um "Homem" hipotetico, ideal, que não existe. E toda a realidade ao nosso redor nos prova todos os dias que essa tradição está errada  mas as pessoas seguem fabricando mais e mais ilusões baseadas nessa ilusão inicial. 

Não precisa acreditar no que eu estou dizendo, olhe para a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor:

- você pode ter decidido que não quer mais ter certos sentimentos negativos, mas não consegue deixar de tê-los. O mesmo vale para todos que você conhece. 

- você pode contrair uma divida com um amigo a que prometeu pagar no mês que vem, mas surge um imprevisto e não pode cumprir a promessa.

- você se apaixona por alguém e decide casar com essa pessoa, mas então passa outra no seu caminho e você muda de idéia.

- são 14h e você devide que as 16h fará a atividade x. Mas surge algo que desvia a sua atencao e você esquece do planejado, ou já nã acha mais interessante fazer aquilo, agora que tem algo bem melhor para fazer ou... agora que surgiu um problema para resolver. 

E se formos falar em planos de longo prazo entao, a incerteza embutida é absurda. 

Então que delirio insano é esse de livre arbitrio? Em geral somos máquinas de estímulo-resposta, tudo que gostamos/detestamos e RESULTADO de influências externas, que geraram em nós reacões internas, que foram memorizadas e agora fazemos "escolhas" e valorizamos umas coisas e não outra em função dessas experiências passadas. Mesmo nossas metas  futuras são decididas pelas experiencias passadas, do que aprendemoa ser bom ou mau. Onde está o livre arbitrio nisso? Zero, é tudo condicionamento. 

Alguém que alegue que nós aqui, apenas perdemos o corpo fisico e vamos para o plano astral  e de la vamos decidir nosso futuro não conhece nada da natureza humana, não conhece nem sobre si mesmo. 

Então como fica quando dizem que você escolhe? É essa questão que estou falando desde o início, não é esse "você" que lê isto, o que acontece é que é uma parte superior sua, que tem um plano encarnatorio  e a visão de todo o projeto, daí vem a escolha em funcão das necessidades. 

 Você terá uma  compreensã errada se achar que quando dizem "você escolhe" estão dziendo que é "você ai", que só lembra desta vida, que pode ter duvidas  sobre a existência da reencarnacao, que pode ficar se perguntando quem são os mentores. Não é esse " você" que decide, é o "você" que lembra  que já foi marceneiro, pedreiro, faraó, médico, policial, rei francês, comerciante judeu,  torneiro mecânico, sscerdote islâmico, marinheiro, poeta, e  que pode  decidir que na proxima quer nascer em algum lugar miserável da áfrica para apre der algo que ainda não está nas suas capacidades psicológicas.

Para "você aí" isso vai parecer horrível, uma decisão que você jamais tomaria usando seu " livre-arbitrio", mas quando você ja não for mais esta personalidade desta vida, e portanto lembrar que também não é nenhuma das outras, porque todas são apenas personagens no teatro da terra. 

Sua escolha, seu livre-arbitrio levará em conta outros fatores que não os que importam a um personagem com tempo de vida  limitado, condicionado pela cultura do seu país e de sua época. Logo, o "livre arbitrio " de "você aí" não tem importancia alguma. Mas ainda é você quem escolhe.

Entendeu a confusão  que tem nessa comunicação? 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Entendi,  obrigado Sandro.

Bom , já ouvi numas lives de YouTube que a entidade as vezes pode obrigar o outro a reencarnar kkk  dai fiquei pensativo . Mas tem de tudo na internet . 

Gostei quando vc falou que o mundo astral também é SAMSARA , faz sentido porque lá existe dor , problemas , ego etc . Por todos os lados é difícil não existir Samsara,  pelo que me parece para ter autonomia espiritual é necessário ser o Senhor da própria mente, controlar as próprias emoções.   

Também acho que nosso livre arbítrio é limitado , mas nós escolhemos o personagem que queremos  assumir enquanto vivos.  

 

Paz

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 18/12/2022 at 10:27, sandrofabres disse:

O mentor é OUTRA PESSOA, escalada para te ajudar.  Mas quem decide isso é uma parte SUA, seu Eu superior. Ou seja, é você, num aspecto mais evoluído, um aspecto que nunca encarna, e por isso emite um " avatar" para encarnar. Esse avatar tem discernimento limitado,

.

Ao ponto do seu Eu superior saber que se o seu avatar não está refinado o suficiente para poder expressá-lo sem deturpações ( " quem vê a mim vê ao Pai"- João 14:9 ) é porque precisa continuar a lapidar.  

(...)

Alguém que alegue que nós aqui, apenas perdemos o corpo fisico e vamos para o plano astral  e de la vamos decidir nosso futuro não conhece nada da natureza humana, não conhece nem sobre si mesmo. 

Então como fica quando dizem que você escolhe? É essa questão que estou falando desde o início, não é esse "você" que lê isto, o que acontece é que é uma parte superior sua, que tem um plano encarnatorio  e a visão de todo o projeto, daí vem a escolha em funcão das necessidades. 

 Você terá uma  compreensão errada se achar que quando dizem "você escolhe" estão dziendo que é "você ai", que só lembra desta vida, que pode ter duvidas  sobre a existência da reencarnacao, que pode ficar se perguntando quem são os mentores. Não é esse " você" que decide, é o "você" que lembra  que já foi marceneiro, pedreiro, faraó, médico, policial, rei francês, comerciante judeu,  torneiro mecânico, sscerdote islâmico, marinheiro, poeta, e  que pode  decidir que na proxima quer nascer em algum lugar miserável da áfrica para aprender algo que ainda não está nas suas capacidades psicológicas.

Para "você aí" isso vai parecer horrível, uma decisão que você jamais tomaria usando seu " livre-arbitrio", mas quando você ja não for mais esta personalidade desta vida, e portanto lembrar que também não é nenhuma das outras, porque todas são apenas personagens no teatro da terra. 

 

Neste fim de semana teve um curso em vídeo do Wagner Alegretti sobre retrocognições. Vou deixar aqui um trechinho do que ele falou, que ilustra o que comentei acima, porque muita gente ainda acha que esse tipo de explicação é só mais um tipo  de doutrina, um tipo de "filosofia mística" que fabrica respostas para coisas misteriosas e que jamais saberemos a verdade. A filosofia é assim, dedutiva, especulativa,  mas não esse tipo de conhecimento. 

A-Retrocognições_5.mp3

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não dá né? Curso pago, recente. Direitos autorais e tal. Mas nem sugiro que comprem, pois omitiram da gravacao a parte prática, o que torna inútil pagar por ele.

Para quem se contenta só com  conceitos, é mais negócio comprar o livro, que pode ser encontrado com preço adequado atualmente.

(Para quem ler isso no futuro, e talvez encontre a preços exorbitantes, já aviso que pelo conteúdo não vale a pena  pagar mais do que 40 reais, cerca de US8,) 

https://www.estantevirtual.com.br/busca?q=retrocognições

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sandro, tomei conhecimento que fui Ladrão em 2 encarnações, vc pensa que os mentores poderiam esfregar isso na cara para te fazer se sentir mal ? OU usar esse fato para ser meio rígido contigo sem dar muita explicação ? 

Não era por prazer, mas sim por fome e mazelas.

Mas veja, hoje estou me sentindo bem, eu fiz terapia para me ajudar a superar os problemas do passado. Até achei que precisava pagar pelas coisas antigas, mas hoje estou bem , e quero progredir.

Link to comment
Share on other sites

Cara, saber de vidas passadas só tem utilidade para você entender problemas que possa estar passando hoje.. O cara nasce sem as duas pernas, ou sei lá com qual outro problema e pode ficar la se lamuriando " ai por que eu? por que comigo? " entao se vem alguma revelação que ajuda a entender, ok, já ajudou. 

Mas se não, o passado não é mais problema seu, importa é o presente. Então se uma informação como essa é verdade ou mentira, você nunca vai saber, mas pode UTILIZÁ-LA de forma positiva na sua vida presente:

- se é real, as tendências psicologicas ainda estarão aí dentro de você  e precisa garantir que sua vida atual nao seja repeticao da anterior. Portanto use apenas como alerta do que evitar. 

 

Fora isso, se fosse legitimo tratar as pessoas desta vida pelos erros que elas supostamente cometeram em vidas passadas nós não nasceríamos desmemoriados né?  Em cada vida todos nós ganhamos o direito de sermos julgados apenas pelas atitudes DESTA vida, recebendo a cada nova vida uma nova chance de acertar.

Se há dividas do passado, esse problema é do cobrador. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como vcs falaram sobre o eu superior, eu estive assistindo uns videos do youtube em que falam sobre a criança interior. Nos videos falam sobre nossos 3 eus, nós seriamos o consciente, a criança interior seria o nosso subconsciente, e o eu superior a parte superconsciente. E nesses videos falam da importância em reconhecermos nossa criança interior e limparmos as memórias negativas que ela experimentou, com a ajuda do eu superior, e não deixar mais que ela seja afetada. Há uma meditação guiada pra isso. Achei bem interessante e notei uma mudança de atitudes em mim ao por isso em prática.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Mic disse:

Como vcs falaram sobre o eu superior, eu estive assistindo uns videos do youtube em que falam sobre a criança interior. Nos videos falam sobre nossos 3 eus, nós seriamos o consciente, a criança interior seria o nosso subconsciente, e o eu superior a parte superconsciente. E nesses videos falam da importância em reconhecermos nossa criança interior e limparmos as memórias negativas que ela experimentou, com a ajuda do eu superior, e não deixar mais que ela seja afetada. Há uma meditação guiada pra isso. Achei bem interessante e notei uma mudança de atitudes em mim ao por isso em prática.

Complementando, isso é com base no hoponopono original, dos kahunas, Mornah Simeona e do Dr Hew Len, e não a simples repetição de frases que foi criada depois pelo Joe Vitale, e é o que mais se acha no youtube. O canal que citei é o Ananda Secrets, achei o instrutor muito bom. Apesar de que só a repetição me ajuda as vezes. Mas ter o conhecimento de como funciona os eus teve um efeito diferente. Eu ja tinha lido o livro limite zero mas agora vi que eu não tinha entendido muito bem.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...