Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Onde se acumula a frustração?


Recommended Posts

Aconteceu uma situação meses atrás que nunca tinha acontecido comigo antes. Acontece que uma pessoa estava me provocando a um bom tempo já, de forma mais intensa por uns 2 anos. Era provocações bem bestas, como bater porta, pegar algo e falar q nao pegou, bater gaveta, cantar berrando, me rotular, por palavras na minha boca e mt mais. E sempre q eu falava pra parar com coisas, parece q mais a pessoa fazia tudo isso. Isso foi me dando uma baita frustração pouco a pouco. Até que comecei a me esgotar.. no começo eu ainda tinha o impulso de jogar algo na parede, bater forte em alguma coisa, mas me segurava. Mas continuava as provocações, e em fui ficando cava vez mais impaciente e esses impulsos agressivos pareciam aumentar pouco a pouco. Até que tive o primeiro, q foi quando eu estava mexendo com os vasos de planta aqui em casa, e eu taquei o vazo com tudo no chao de tanto raiva q deu. Mas fiz isso escondido, a pessoa das provocações nao percebeu. Continuou essa xatice por mais um tempo e dai sim, teve um certo dia (único em toda minha vida) pois nunca perdi a linha, e ai sim eu perdi o controle na frente da pessoa, quebrei ventilador, joguei pela janela, quebrei meu kindle, a voz amarrou e só consegui falar "PARA COM ESSA p***** c********".

 

Bom, num deu 2 minuto veio um arrependimento profundo, simplesmente voltei ao normal e pelo menos funcionou, dai em diante parou as idiotices.

 

Mas enfim, onde se acumula essa frustração ? Pq realmente senti  que foi se acumulando e piorando, até que a represa estourou  e eu tive o impulso incontrolável de quebrar tudo q vi pela frente nos primeiros segundos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dizem que não é bom ser assim, mas eu também tenho um comportamento semelhante.

Sou exageradamente pacífico, procuro me controlar, mas fico acumulando sentimentos.

Com o passar dos anos melhorei muito, e já não deixo as coisas chegarem nesse ponto.

Aprendi alguns truques para me livrar desses abusadores psicológicos.

Mas enfim, eu creio que esses sentimentos se acumulam no chakra cardíaco.

Quando chego ao meu limite toda a minha agressividade emerge e começo a tremer de raiva.

Mas como vc, dura um tempo muito curto, mas é muito intenso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

O sistema de sete chackras é do hinduismo. Na verdade cada poro da pele é um chacka, cada articulacao, e cada orgao tem seu chacra especifico. 

O que acontece é que cada SISTEMA constrói suas interpretações sobre o funciinamento da máquina humana, buscando explicar  e controlar as relações entre as inúmeras partes através de algumas partes que ele considera as principais. 

Então se você olhar num sistema de chacras, a frustracao, raiva, estao relacionadas ao chackra umbilical. Mas umbigo fica ali do lado do plexo solar, que nem chackra é  e pega boca do estomago e obviamente afeta o coracao.

Provavelmemte o que temos ali é uma usina de força composta por centros energeticos muito potentes, pulmao, figado, estomago, coracao e baço. 

Então não creio que seja possivel pensar neles de forma separada  mas como um conjunto de  engrenagens todas relacionadas interagindo umas com as outras. 

Por isso acho que a  abordagem da medicina tradicional chinesa pode trazer alguma luz a quem ficar focado nessa questao de relacao entre corpo e emoções. Eles tem " leis" que definem as relacoes entre os órgaos  e talvez ajude a  quem busca amenizar certos efeitos numa area tentar entender essas relacoes.

Embora sejam principios da acupuntura, para sedacão ou estimulacao de certos orgaos atraves da ação sobre os pontos que os regulam ( pode ser aplicado pelo metodo do Do-In, que nao necessita de agulhas) , creio que entender as leis que governam esse equilibrio entre órgãos pode ajudar a adotar estrategias equilibrantes.

Por exemplo, ali fala que o "Pulmão é avô do figado". E a lei é " quando tonificamos o avô, sedamos o neto" Logo,.tonificar o pulmão apaziguar o figado.

Daí creio que podemos deduzir que algumas respiracoes mais profundas do que a que estiverem acontecendo no momento da crise de raiva vao energizar o pulmão e acalmar a ira que se relaciona com o figado. A velha regra " calma, respira fundo".

Pode ser possivel deduzir aplicacoes praticas dessas leis, a partir da relacao entre as emocoes e os orgaos respectivos, e somando a isso o Chi kung dos 6 sons de cura, porque eles se relacionam também com os orgaos. 

É apenas uma sugestao, não tentei fazer o cruzamento de todas essas linhas, mas me parece até meio óbvio que voce pode tentar manipular essas relacoes entre emoções/energias/órgãos  atraves dessas estratégias, bem como listas de alimentos relacionados com cada orgao.

Mas quem se interessar vai ter que dar uma estudada na coisa, eu só " sei que isso existe", porque cruzo com esses temas ha muitos anos, a primeira vez lá nos anos 90. Mas nunca cheguei a usar isso, só mesmo o Do-In, para saúde, não testei para emoções.

https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tag/ciclo-de-geracao/

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Acho que minha vida mudaria 70% se eu deixasse de guardar as coisas e resolvesse tudo  na hora. Sem contar que influência muito pra conseguir se projetar. Estava em uma paz tremenda aqui onde moro, depois de ter explodido  com um vizinho de quintal que só atormentava aqui. No fim  consegui com que ele  fosse mandado embora  da casa. Agora mudou outro vizinho que também está incomodando, enche o rabo de drogas, não dorme, fica falando alto de madrugada, entra e sai.........já nem esperei muito pra falar com ele e com a dona da casa. Deu uma melhorada, mas as vezes ainda abusa da barulheira e isso me consome, fico nervoso e mesmo não sendo mais uma constante,  vai  acontecendo e juntando tudo de novo, e eu não sou de ficar falando duas vezes....quando explodo é fod@. Não costumo quebrar nada meu não, mas fico com medo de mim mesmo, de acabar explodindo, perdendo o controle e fazendo uma besteira, me sujar por conta de  b*****. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...