Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Somos todos Um?


Ashram

Recommended Posts

na senda espiritualista , muitas pessoas usam um lema de unicidade: Somos todos Um.

Mas será que é sempre assim? Enquanto estamos no planeta Terra, nos misturamos com todo tipo de Ser, os bons e maus, e parece que é complicado abrir os braços e aceitar as personalidades más intencionadas.  Todos nós temos um Ego, e infelizmente a mentalidade do planeta não é de amar o próximo; quem pisar no calo de alguém, será mal visto ou combatido.

 

Então, por causa da nossa personalidade e maneiras de pensar diferente , não seria impossível estender as mãos para qualquer um, existe a necessidade de se isolar das más energias e companhias.  Até mesmo quando alguém morre vai se encontrar com consciências parecidas com ele(a), os seus semelhantes.  Dai fico pensando, se encontrar com pessoas parecidas e em condições felizes, ficaria mais fácil dizer que somos todos um.  

Aprendi no espiritismo que há dois polos, espíritos simpáticos e os antipáticos. É bastante difícil ficar próximo , fisico ou espiritualmente, dos irmãos antipáticos.

Talvez um místico ou mestre ascencionado que se despiu dos Egos Terrestres , possa dizer sem medo de errar : Somos todos Um!

Queria que alguns web usuários participasse dessa questão. Abs.

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Muito boa a questão 🖖

 

Vamos falar um pouco dos mitos antigos de vários povos e a visão moderna da ciência...

Nos mitos gregos já víamos os deuses destruindo uns aos outros, cada um querendo ser mais esperto do que o outro... vide os mitos africanos como Esu enganou Oxalá antes da criação do mundo...

Desde a minúscula ameba correndo atrás de outro micróbio para fagocitalo, até um felino na savana correndo 120km/hr atrás de um mamífero herbívoro para devoralo... 

A conclusão mais óbvia é que a própria Natureza tem esse seu lado Predatório. "A Lei do mais Forte"...

Desde o primeiro átomo depois do Big Bang, até a última estrela parar de queimar hidrogênio... A Lei da Entropia reina soberana sobre todos os sistemas.

O Universo tem essas facetas que fere a nossa natureza humana....

Nossos corpos são feitos da poeira das estrelas. Esses átomos que constrói os seres vivos que nós amamos foram forjados no interior de uma estrela...

Nossos corpos como extensão ferramenta da nossa consciência tem essa natureza em comum com o Universo.

 

E a nossa consciência existe além da matéria? Ela é pré-existente ao Universo? Ao Big Bang?

 

Sistemas biológicos de Coméia

Além das abelhas, cupins, vespas, formigas essa mentalidade de Coméia também é comum nos sistemas cognitivo humano. Além de herdar o conhecimento dos nossos ancestrais pelo nossos genes, herdamos a cultura e o inconsciente coletivo humano. A Individualidade é conquistada. Nós humanos somos mais do que todo esse complexo biopsicossocial. 

O que os mitos dizem sobre a nossa Individualidade? Uma das culturas mais antigas do vale de Harappa atual Índia, antes mesmo dos Arianos aparecerem por lá já existia uma cultura avançada que hoje em dia é conhecida pelos seus herdeiros: os Jainistas! Em seus mitos e filosofia somos seres eternos e individuais. Nunca fomos criados. Outras mitologias e filosofia indianas já dizem o contrário que somos uma centelha de um deus absoluto. Ou seja temos dependência desse ser supremo. O oceano e suas gotas compartilham a mesma natureza... o famoso Somos todos Um...

Ao meu ver isso pode ser um paradoxo, pois ao mesmo tempo que possuímos uma natureza em comum com os outros seres ou existência universal, também possuímos uma individualidade consciencial. 

Uma frase que alguns seres me disseram foi:

"Tudo Somos, somos Tudo". 

 

Eu prefiro ver a realidade como uma pluralidade de consciências e individualidades. Mesmo que em certos níveis possuamos características em comum. Mas na essência vejo que somos únicos e individuais. 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu ainda não estudei afundo alguns sistemas de projeção da consciência, entretanto a maioria dizem existir seres predadores em outros planos ou realidades... nós consciências humanizadas aparentemente estamos no cardápio desses predadores... Talvez o que nos vincula a uma natureza e consciência em comum é a nossa humanização, o nascer e viver e morrer nesse planeta usando esses corpos de homo sapiens. 

Já outras consciências alienígenas talvez nem tenha ideia do que é ser humano. Escutar uma música, sentir alegria, raiva, ciúmes, fazer poesia. Fazer artes... a nossa dualidade humana é o pega mesmo no nosso pé. A mesma espécie que mata e destrói e a mesma que cura e salva.

Eu pelo menos estou torcendo pra nós humanos darmos certos. Já cansei de torcer por um meteoro ou apocalipse chegar. Somente bato palmas e admiro os bons humanos e atos bons.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Essas coisas dependem do seu nível de funciinamento. Dois irmãos são irmãos no nível de funcionamemto familiar. Mas se ambos sao praticantes de algum esporte de luta, no nível da prática de luta podem acabar competindo, e aí são adversários, e tá tudo bem. 

Mas se ESQUECEM que são irmãos, podem deixar de ser adversários para se tornarem inimigos. Mesmo lutadores que não são irmãos conseguem evitar cair nesse erro.

https://www.youtube.com/watch?v=8z93htxOzRs

Nossa unidade é na origem espiritual  já que somos todos desdobramentos da Fonte universal,.como sementes de uma árvore. Lembrarmos disso podd evitar aumentar os problemas que a ilusao da separatividade já produz no nivel em que precisamos nos manifestar. Tipo... se o Leão não comer a zebra porque se sente uno a ela, complica né? Então algum nível de exigência será inerente à forma de expressão que adotamos  no plano de manifestação que habitamos. A idéia é pelo menos evitar aumentar as complicações causadas. Soldados convocados para uma guerra precisam matar para se defender, ou defender seu territorio. Mas isso não os obriga a considerar o outro espirito ali encarnado como um  inimigo além do mínimo necessário, sã apenas trabalhadores fazendo seu trabalho em campos adversarios, se um deles é aprisionado ou mesmo morto, acaba ali o atrito. Mas se esquecem disso, a.coisa pode se tornar obsessão espiritual que vai gerar perseguição entre eles mesmo séculos depois dessa guerra já ter acabado. 

Acho que é meio por aí que devemos pensar. 

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que isso é uma questão de escala @Ashram. Pela ótica que você aborda o tema, suas descrições estão numa escala muito micro onde fica mesmo difícil se ver como parte de um todo maior e único. Pra você conseguir observar essa coisa do "somos todos um" de um ponto de vista racional, você precisa buscar uma visão mais macro que não esteja limitada pelas necessidades e efeitos do ego. É semelhante ao uso do site do google maps, se você der um zoom out, vai enxergar apenas continentes e países e não verá ruas isoladas como num zoom in. Se fosse possível dar um zoom out num nível ainda maior, não veria nem os continentes e países mas apenas um planeta.

Ainda do ponto de vista puramente racional, e apenas levando em conta toda a teoria espiritualista, a consciência não é o ego que a restringe e só a consciência é eterna, o ego não. O que te impede de perceber essa unicidade do todo é uma maior identificação com o ego.

De um ponto de vista mais intuitivo, é possível desenvolver um certo "nível de percepção" que te permite ter maior consciência desta unicidade. Por meio de práticas meditativas, se pode alcançar estados de consciência onde é possível se perceber de forma mais clara como parte de um todo com menor influência das restrições do ego e, nestes casos, pode-se obter certos "insights" que lhe podem expandir a compreensão deste tema.

Quando vamos para as escolas estudar, notamos que as matérias são divididas em domínios distintos para que se fique mais fácil a compreensão dos estudos. É a estratégia do "dividir para conquistar". Mas conforme você vai se aprofundando, começa a perceber que a divisão entre as diversas matérias é feita apenas para facilitar a compreensão pois os limites entre uma matéria e outra são muito mais sutis do que parecem a uma primeira vista. Na verdade, as divisões são só convenções humanas porque tudo é ciência e é uma coisa só.

Da mesma forma, entender o conceito de "somos todos um" não nos impede de observar as possibilidades que o conceito de "individualidade" também nos proporciona. Não é necessário abandonar um em detrimento do outro. Tudo faz parte de um mesmo sistema.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...