Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Meditação segundo T. Lobsang Rampa


Bianca

Recommended Posts

Olá amigos!

Recebi um material por email do Adalberto lá do orkut (Obrigada Adalberto!) e achei interessantíssimo, e por isso achei por bem compartilhá-lo com vocês. É sobre meditação, e é a transcrição traduzida (o original é em inglês) de um material gravado em áudio, então tolerem alguns possíveis desencontros de pontuação. É do Lobsang Rampa, um Monge Tibetano autor de diversos livros que buscam informar ao mundo ocidental a vida no Oriente, bem como nos auxiliar com o conhecimento de nós mesmos e de coisas até bem pouco tempo atrás ocultas. Enfim, chega de enrolação! Vamos parar de "encher linguiça" e vamos pro texto! :lol: hehehe :roll:

A Meditação por T. Lobsang Rampa

>> Aqui é T Lobsang Rampa, trazendo para você, algumas informações sobre o assunto no qual muitos de vocês me escreveram. O assunto, muito popular, é “Meditação”; o que vem a sua mente quando você escuta a palavra Meditação?

Você pensa em algum homem pobre, mal vestido, sentado de maneira estranha contemplando o seu umbigo? Você pensa ssim? Segundo a definição do dicionário, “meditar” significa “planejar mentalmente”, “esboçar”, “exercitar a mente em contemplação”. Bem, até mesmo o dicionário pode estar errado, você sabe, porque a contemplação vem após a meditação. Quando você meditou, e obteve o máximo de informações possíveis daquela meditação, você então passa a contemplar o assunto que você recém descobriu, mas a meditação é mais do que uma atitude física, é mais do que sentar em alguma posição contorcida, adorando o culto, a meditação é uma atitude espiritual, uma disciplina espiritual, um exercício espiritual, mas espere, espere antes de começar, porque você quer meditar? Qual é o seu objetivo real na meditação? A menos que você tenha um objetivo sincero, um interesse sincero, você poderá achar difícil obter a quantia exata da meditação. Com isso, a meditação correta é uma disciplina espiritual, que faz com que a pessoa seja capaz de colocar a sua mente em boa saúde, e se você conseguir meditar corretamente, então você não possuirá doença mental, não terá aflições mentais.

A meditação irá lhe trazer tranquilidade, paz interna, serenidade. A meditação com certeza abranda os pensamentos que afligem nossa mente.

Um outro aspecto da meditação é que se meditarmos de determinada maneira, poderemos nos conscientizar de tudo o que devemos saber sobre certo fato.

Olhe para uma flor, pegue-a em sua mão, medite sobre ela, olhe para a flor, olhe para as pétalas, olhe para a parte interna da flor, veja como ela está ligada ao talo, volte para trás, deixe a matéria fazer um regresso, veja o botão da flor, e tente ver o que seria antes do botão, veja o talo e o talo principal indo até a raíz, sugando seu alimento do solo. Volte para trás ainda mais, você poderá ver a semente, a semente que formou esta planta, Pode-se meditar e visualizar os genitores da planta e seus ancestrais, mas não confunda meditação e concentração pois a meditação não exige concentração. Talvez nesta fase, eu deva esclarecer os assuntos. Eu digo, medite sobre isto, medite sobre aquilo, e você poderia perguntar: mas como eu posso meditar? Usar a palavra meditar não explica como eu deva proceder. Então veremos o que podemos fazer juntos.

Olhe para esta rosa, olhe para as pétalas, examine-a cuidadosamente. Você consegue ver o que parece ser as veias e o que parece serem as artérias? Consegue ver os pequenos tubos capilares que levam o alimento para a parte mais distante de cada petála, cada galho, olhe mais profundamente, deixe sua consciência acalmar-se. Permita que seu sub-consciente surja e deixe sua visão interna perceber a rede da celulose. Você perceberá a estrutura de uma folha, das mais requintadas, delicadas, intricadas, com seu filamento formando uma rede em cadeias. Este esqueleto de uma pétala e em suas cadeias pequenas, dentro da moldura da qual é composta a do esqueleto da celulose ou da folha ou galho, você observará a matéria, a razão, tão fria que é considerada o pior inimigo do homem.

O homem raciocina “isto e aquilo” e frequentemente concede uma resposta errada, então, outra razão para acalmar-se. Livre-se do pensamento que está dentro de sua ilusão para poder acalmar-se. Antes de você começar este exercício de meditação, você deverá ter dito ao seu subconciente, bem convictamente, “Eu irei meditar”, seja sobre o que for. Digamos sobre uma rosa; “Eu irei meditar profundamente sobre esta rosa, eu irei meditar profundamente sobre esta rosa, eu irei meditar profundamente sobre esta rosa” , e minha consciência não irá se intrometer, meu pensamento não irá se impor, o meu subconsciente irá se tornar proeminente e irá me conceder uma verdadeira percepção cósmica”. Quando você disser isto,olhe para a flor, olhe para a rosa ou olhe para uma folha e sua estrutura. Você poderá ver sua consciência cósmica, olhe virando a página de um livro de história da natureza. Você olha e a sua mente consciente é diminuída. Então, com o seu subconsciente, que representa a maior parte de você mesmo nesta terra, você pode ocupar-se com a tarefa de virar as páginas fascinantes da história compiladas pela natureza. Este é um assunto que é o conhecimento inato de cada pessoa que considera a meditação, pois quando você considera a meditação de forma séria, você é semelhante a planta, que coloca os botões prontos para florescer. Você, querendo a meditação, está pronto para florescer, pronto para florescer no conhecimento único, e quando você floresce, seu conhecimento da técnica da meditação virá até você tão claramente e automaticamente quanto o conhecimento de aprender a caminhar, a respirar, falar. Entretanto, como eu disse, depois da meditação, vêm a concentração, mas se você deixar a concentração se intrometer quando você estiver tentando a meditação, você descobrirá que a concentração irá cessar a meditação. Quando você meditou e descobriu tudo que se conhece sobre um certo objeto ou sujeito, sente-se e pense sobre aquelas coisas, ou seja, quando a meditação termina e a concentração toma conta. Pense no por-do-dol, contemple o processo do por-do-sol, contemple o processo do sol se pondo, brilhando mais e mais através de espessas camadas de ar. Contemple os raios de sol sendo filtrados através de camadas espessas da atmosfera, contemple a maneira pela qual os gases e poeiras desta atmosfera espessa alteram as cores da luz solar e produzem gloriosos por-do-sol os quais os poetas deliram a respeito mas a contemplação, não, estamos mais preocupados com a meditação no momento.

Muitas pessoas dizem que elas irão meditar, mas na realidade, poucas pessoas possuem qualquer coompreensão a respeito da meditação. Elas dizem que irão meditar mas o que elas realmente querem dizer é, oh, elas apenas irão sentar em algum lugar e pensar sobre as coisas, coisas que irão girar em suas mentes. Elas irão ficar cada vez mais confusas; como a meditação toma um nome errado! Não é meditação, pensar sobre algo, não é meditação. A meditação requer que a pessoa faça algumas coisas, há certas condições sem as quais é difícil meditar. A pessoa deve ser afastada de influências externas, deve estar fora de influências magnéticas. Considere a fiação elétrica de sua casa; aí você tem fios trazendo eletricidade para o seu fogão ou para a suas instalações de luz. Tais fios tem que estar cuidadosamente isolados uns dos outros pois há perigo de curto circuito que poderia fazer com que os fusíveis da casa explodissem ou até mesmo poderia incendiar a casa. A eletricidade sempre toma o rumo mais curto, o atalho de resistência menor e a eletricidade no lugar errado, em lugar onde não seja desejada, é bem inútil. É a mesma coisa com aquela força chamada meditação, a mesma coisa. Nós temos que proteger a energia contida no processo de meditação. Temos que nos afastar de influências que entrariam em curto circuito com a nossa força e então seria bom usarmos um roupão para a meditação, uma peça de roupa que nos cobriria do topo da cabeça até as solas dos pés, algo como um roupão de monge, esta é uma das razões pelas quais os monges usam estas vestimentas, você sabia?

Veja a página 153 do meu livro, capítulos da vida. Aqui nós temos um desenho que lhe dará uma boa idéia de como seja um roupão para a meditação, algo que você possa fazer você mesmo, é fácil! Faça-o de algodão preto ou seda preta, mas não de nylon, você não quer nada sintético, porque, bem, eles não são isolantes. Para meditação você deve usar algo de fibra natural e deve ser preto. Faça esta vestimenta de forma que você possa prendê-la debaixo das solas de seus pés. Faça-a de forma que você possa cobrir os seus olhos. Lembre-se que você tem que deixar a região de sua boca descoberta, senão você ficará com calor demasiado ou poderá sufocar-se. Isto ajudará muito no processo da meditação. Você terá que ficar numa peça/sala silenciosa onde ninguém o perturbará e onde ninguém entrará. Uma peça/sala silenciosa com uma luz fraca, com nada para distrair sua atenção. Quando você estiver pronto para meditar, sente em qualquer posição que você se sentir confortável, qualquer posição mesmo. Você não precisa sentar-se com as pernas cruzadas, você não precisa apoiar-se em um pé só, apenas sente de maneira confortável, de maneira que não fique com cãimbra. Se você achar que for mais conveniente reclinar, então recline, também pode-se meditar facilmente desta maneira.

A posição que a pessoa adotar não interferirá na meditação ou na concentração, o que importa é que você esteja isolado.

Agora, antes de iniciar a sua meditação, você precisa de incenso, você sabe, aqueles incensos grandes e espessos, não aqueles minúsculos pedaços que você acende e se apagam antes mesmo de você iniciar algo; aqueles são perda de dinheiro, você tem que conseguir os incensos que perdurem durante todo o tempo que estiver meditando. Coloque um incenso a esquerda e outro a direita, acenda-os e apague a chama para que a fumaça vá embora e o incenso perdure aceso. Quando estiver iniciando, até você tornar-se mais apto na meditação, você achará melhor meditar sempre na mesma hora e fazer um pouco de exercício primeiro, não exercícios do tipo de bater os braços e pernas e dobrar os joelhos, nada deste tipo. O exercício deve ser: pegue um copo bem fino e simples, sem nenhuma decoração pintada no copo, encha-o com água fria e limpa e segure o copo entre suas duas mãos de forma que as suas palmas das mãos fiquem sobre o copo e seus dedos interligados, não deixando suas mãos passarem da borda do copo. Sente, silenciosamente segurando o copo, e depois de alguns minutos respire fundo, prenda a respiração por alguns segundos e então emita um barulho a exalar. Você deve exalar com barulho, não sussurando, você não precisa gritar e acordar os vizinhos,mas deve ser com um barulho forte a fim de agitar o seu subconsciente. Aqui está, deixe-me fazer, “rrrrrrrrrrrrrrr” O que você achou disso? Pense em vários “Rs” maiúsculos e então em vários “rs” minúsculos juntos “rrrrrrrrrrrr”. Faça isto de uma maneira suave, mas trate isto de uma maneira séria. Nós não estamos brincando com isso, você sabe, não é piada, é um assunto importante e o fato de você estar escutando isto já indica que você está interessado! Então você não deve rir deste assunto, não trate isto como piada, pois se você rir disso, não irá meditar!

Trate isto como um assunto sério. Então, novamente, inale, prenda a respiração por alguns segundos,, qualquer hora que seja conveniente para você e que não o pertube, e então exale “rrrrrrrrrr”. Tente três ou quatro vezes, e observe a força magnética focalizando o corpo esotérico ao redor daquele copo dágua. Com a prática, virá o esotérico para que você veja o quão pesada é a força, como uma nuvem de fumaça de cigarro azul sob o topo do copo. Você terá que fazer isto por uma ou duas semanas. Por quanto tempo? Oh, depende totalmente de sua seriedade. Se você tratar isto de forma séria, verá alguma de sua força de vida na água, e quando isto acontecer, a água irá tranformar-se em água gaseificada. As borbulhas que você verá na água, serão a sua própria força de vida, mostrando flashes de vida, pontos e linhas e redemoinho de cores, a cor de sua aura. Não há necessidade de apressar-se, há muito tempo, você sabe? Muitas pessoas atualmente, especialmente nos Estados Unidos querem tudo de forma instantanea, bem, eu posso assegurar que não há “meditação instantânea”. Da mesma forma que você não pode ter um bebê que instantaneamente torne-se um homem ou mulher crescidos, também não existe “meditação instantânea”. Se você quiser meditação, terá que trabalhar para isso. Não há atalhos, nenhum caminho instantaneo para o sucesso na meditação. Se você trabalhar para isto, você conseguirá. Qualquer pessoa conseguirá se trabalhar para isto, se você não trabalhar, não conseguirá.

Agora, já que várias pessoas me requisitaram, eu lerei um pouco dos “Capítulos da Vida”. Pessoas escreveram e pediram que eu lesse a partir da página 155 dos “Capítulos da Vida”. Aqui está..

Você deve programar a sua meditação em um padrão ou horário definido. É uma boa idéia ter um rosário para que você marque onde você está nos estágios de sua meditação. Se você não conseguir um rosário budista, então faça o seu próprio rosário de diferentes tamanhos de contas, mas não importa o método que você usar, você deve manter um horário bem rígido. Você deve meditar na mesma peça/sala e na mesma hora e usar o mesmo roupão de meditação. Começe selecionando um pensamento ou uma idéia e sente-se silenciosamente diante de seu pequeno altar, tente eliminar todos os pensamentos externos, concentre-se na sua atenção e medite sobre aquela idéia que você decidiu. A medida que você se concentra, haverá uma leve tremura dentro de você. Isto é normal, bem normal. A vibração leve mostra que o sistema de meditação está funcionando.

Sugestão 1: Como primeira meditação, faça a meditação do amor. Com isto, você terá pensamentos bons sobre todas as criaturas existentes. Se um número de pessoas suficientes fizessem estes pensamentos bons, ao invés de pensamentos viciados, então o mundo seria um lugar bem diferente.

2- Depois da primeira meditação de amor, você pode concentrar-se na segunda meditação, que faz com que você pense naquelas pessoas com problemas. A medida que voce pensar nestas pessoas, você vive a sua piedade e suas misérias, e na sua compaixão, você as envia pensamentos, raios de compreensão e solidariedade.

3- Na terceira meditação, você pensa na felicidade dos outros. Você pensa, finalmente eles obteram prosperidade e tudo o que eles almejaram. Você pensa nestas coisas e você projeta para o mundo externo, pensamentos de alegria.

4- A quarta meditação é a meditação do mal. Nesta, você permite que sua mente medite sobre o pecado e enfermidades. Você pensa na estreita margem entre a sanidade e insanidade, saúde e doença, você pensa na brevidade do prazer do momento e como tudo engloba o mal de permitir os prazeres do momento. Então você pensa na piedade que pode surgir por permitir o mal.

5- A quinta meditação é aquela na qual atingimos serenidade e tranquilidade. Na meditação de serenidade, você se eleva acima do plano mundano, você se eleva acima do sentimento de ódio; você se eleva acima dos sentimentos terrestres de amor, pois o amor terrestre é uma substituição muito pobre do real. Na meditação da serenidade, você não está mais preocupado com a opressão, e você não tem medo da riqueza por si só, mas do bem que você pode fazer pelos outros. Na meditação da serenidade, você pode considerar o seu próprio futuro com tranquilidade, sabendo que você sempre fará o seu melhor e viverá sua vida de acordo com seu próprio estágio de evolução. Aqueles que conseguiram chegar a este estágio, estão muito além do caminho da evolução e aqueles que confiam o seu conhecimento e auto conhecimento, serão capazes de livrá-los do nascimento e morte real.

Você deve querer saber o que vem após a meditação. Bem, o estado de transe vem depois. Temos que usar a palavra “transe” por falta de palavra melhor. Na realidade, transe é o estágio da meditação no qual o verdadeiro “eu” sai do seu corpo como uma pessoa saísse de um carro.

Agora, deixe de lado o livro novamente, permita-me dizer, a meditação pode ajudar. A meditação pode purificar a sua vida e se um número de pessoas suficiente meditassem para o bem, para a compaixão, para a paz, haveria paz, haveria o bem, haveria a compaixão, então, medite sobre isto.

Medite sobre a regra dourada- faça para os outros o que você quer que os outros façam para você, e se você pensar desta forma, não haverá guerras. Não haverá impedimentos de cor, consciências de cor e ódio de cor. Todos os homens foram criados iguais na concepção de Deus, e na vida, esta crença e cor, não existirá pois todos os homens foram criados iguais na visão de Deus.

Então, agora você já sabe algo sobre meditação. Ouça isto várias vezes. Conheça-a, leve-a para o seu subconsciente e se você praticar de maneira consciente, você poderá saber dos benefícios inestimáveis da meditação, então, eu, T Lobsang Rampa, ofereço-lhes meus melhores votos de sucesso, e para a sua satisfação e minha esperança, de que você será um daqueles que pensam o bem, e pensamentos fortes ajudarão a trazer paz para este nosso pobre e conturbado mundo. Tchau para vocês.>>

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...