Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Cannabis Sativa (maconha)


Svedese_Sil

Recommended Posts

Cannabis sativa (maconha)

A Cannabis sativa é uma planta herbácea da família das Canabiáceas e o seu principal composto químico psicoativo é o delta-9-tetrahidrocanabinol, comumente conhecido como THC. Possui também outros canabinóides, como o Cannabidiol e o Cannabinol, todos eles responsáveis pelos seus efeitos a nível do Sistema Nervoso Central. Entre esses efeitos, que atraem muitas pessoas, estão o relaxamento muscular, uma sensação de calma, uma sonolência, uma melhora do humor, um aumento do otimismo, um estímulo da criatividade e uma certa euforia.

No início do uso dessa planta, tem-se uma sensação agradável e atrativa, pois acalma, relaxa, interioriza a pessoa, os problemas desaparecem, nada é mais tão sério, por isso torna-se a solução para o estresse diário, a tristeza, irritação, para as coisas chatas da vida e começa a intensificar-se porque seu efeito é tão bom que não se vê motivo para não usá-lo, afinal de contas, fica-se mais calmo, mais pacífico, mais alegre, por que não usar, então?

E o uso da Cannabis passa a ser um ato rotineiro e, aos poucos, essas sensações agradáveis começam a mudar: o relaxamento vai virando preguiça, a calma vai transformando-se em lassidão, a melhora do humor e do otimismo começa a virar postergação, a necessidade de fazer coisas que não se gosta de fazer, começa-se a deixar para mais tarde "Depois eu faço...", "Amanhã eu faço...", o aumento das idéias criativas vão se tornando uma criatividade apenas teórica "Tudo bem..."

Quando seu uso começa na pré ou na adolescência, com o tempo, a entrada no mundo adulto, que nada mais é do que tornar-se uma pessoa séria, responsável, dinâmica, trabalhadora, engajada no mundo, começa a demorar para acontecer... E o jovem estagna e não amadurece, os anos vão passando e ele, na mesma, mas já não é tão jovem e aí começa o pior: vai ficando ridículo. Veste-se como um adolescente e já é um adulto, mas não se vê como tal, sente-se ainda um jovem, mas não é mais... Os seus antigos amigos, "caretas", tornaram-se adultos, e ele não. Quem estudou, esforçou-se, acabou a Faculdade, está trabalhando, ganhando dinheiro, fazendo coisas, e ele? Ainda morando e dependendo financeiramente dos pais, que passam a ser, então, os culpados por sua situação. Ou se não são os pais, é a sociedade, o mundo, os políticos...

Suas metas e idéias vão se transformando em apenas uma viagem mental, sem uma concretização prática das mesmas; vai ocorrendo uma tendência ao isolamento, à solidão, ou a um excesso de sociabilização, sem critérios, com uma perda da autocrítica. O usuário em ruína evolutiva do seu aspecto físico, vai perdendo o cuidado com a aparência e atitudes, a ponto de todas as pessoas verem que ali está uma pessoa viciada em maconha, menos ela própria, pois vai a lugares com o odor característico da planta sem perceber isso, acha que colocar desodorante ou um perfume vai disfarçar o cheiro; ou some, e depois volta com o sorriso infantilóide característico, falando bobagens ou escondendo-se pelo cantos.

Sua fala e conduta começam a revelar que ela está substituindo sua saúde, sua energia positiva, por uma atividade egocêntrica, infantil, teórica, de quem não consegue amadurecer, numa viagem mental por mundos pseudo-espirituais que não irão beneficiar nem a ela nem às pessoas com quem convive ou necessitadas de sua atenção e cuidado, como os doentes, os pobres, os deficientes, num exercício de caridade, que exigiria uma atitude ativa, madura, pró-ativa, e não passiva, adolescente, introvertida, como o uso dessa planta cria.

A felicidade que a pessoa sente, vai se tornando uma alegria infantilóide porque o uso cotidiano dessa planta impede a pessoa de amadurecer; um jovem de 18 anos comporta-se como um de 14, ou menos, um adulto de 20 e poucos anos parece um adolescente, na linguagem, na maneira de vestir-se, e isso começa a refletir-se nos estudos, no trabalho. Além disso, o uso de uma substância proibida por lei pode ir criando sintomas paranóicos e esquizofrênicos, como uma ilusão de perseguição, surgirem visões, aflorarem idéias espirituais estranhas, principalmente, se o usuário começa a ser (mal) acompanhado por espíritos desencarnados, ex-usuários, que passam a influenciá-lo em seus pensamentos, em seus hábitos, até dominarem completamente a sua mente e vontade.

Muitas pessoas afirmam que o seu uso, pela expansão da consciência que ela provoca, traz consigo uma abertura espiritual, uma nova visão a respeito da realidade, uma libertação da informação materialista da nossa sociedade egóica e capitalista, como se fosse um reencontro consigo mesmo, com a nossa identidade espiritual e por isso ela é considerada como uma "planta sagrada" e o seu uso é defendido como se fosse um direito espiritual, até baseando-se na liberdade de culto e opção religiosa.

Uma das alegações dos seus usuários é que essa planta é "pacífica" em sua mensagem, que ninguém sob seu efeito torna-se violento, nem agressivo, que a pessoa fica mais espiritual, mais calma e amorosa. E a comparação com a bebida alcoólica, que é legalizada e até incentivada, e o seu efeito desrepressor, liberalizador de características escondidas, que muitas vezes degeneram em agressividade, em posturas auto e heterodestrutivas é um dos argumentos dos usuários da Cannabis, e não se pode tirar deles totalmente a razão desse raciocínio.

Chega-se a argumentar que se todas as pessoas a usassem, terminaria a violência na Terra. Pode ser... Então, fico pensando, quem sabe o uso sacramental da Cannabis poderia realmente ajudar a erradicarmos a nossa violência, a domesticar o ser humano, a amansar o nosso Ego, a nos espiritualizar? Talvez sim, mas infelizmente, pelo uso inadequado dela, a qualquer momento, de qualquer maneira, sem nenhum respeito que exigiria, então, a "sacralidade" dessa planta, sem respeito por suas características de "planta sagrada", o que se vê nas ruas, nos colégios, nas universidades, nos consultórios, é que essa abertura espiritual se revela numa experiência meramente teórica, numa espiritualidade egocêntrica e egoísta, numa busca de viagens internas de descobertas fantásticas, num exercício infantil de busca de prazer e curtição, de ampliação da capacidade de sentir os sons e as cores, visando apenas viajar...

A "espiritualização" virou somente uma teoria, de idéias espirituais, um desejo de interiorizar-se mais e mais, ser calmo, pacífico... Isso me lembra uma história budista:

"Uma vez um aprendiz se ofereceu como discípulo de um monge num templo nas montanhas. O monge perguntou o que ele sabia fazer. O aprendiz se sentou e entrou em estado meditativo. Passava o tempo e o candidato a aprendiz, ali, sentado, meditando, interiorizado... Os dias passando e ele ali, sorrindo, feliz, meditando... O monge num certo momento, resolveu interromper aquele exercício egoísta e perguntou se ele queria ajudar no templo, tinha que varrer o chão, limpar a cozinha, o banheiro... O candidato respondeu que queria iluminar-se, preferia ficar ali, meditando... O monge pegou a vassoura que estava lhe oferecendo para trabalhar e o expulsou a vassouradas dizendo que já tinha suficientes budas de pedra para enfeitar o templo..."

Postem suas impressões, fiquem na paz! ;)

Link to comment
Share on other sites

Brother, isso é muito relativo. Como foi dito no texto, as pessoas se deixam levar pelo vicio, deixam o prazer torna-se um vicio.

Eu mesmo gosto de todynho, mas imagina se eu fosse tomar um todynho a cada uma hora?

Ia fazer mal ne?

Seria prazeroso, sim, mas me faria mal, mesmo eu sabendo que tomar todynho é como receber uma visita do céu, eu tenho que ter a consciencia de que isso ia me fazer mal.

Tudo de mais faz mal, e eu espero que o mal que estou dizendo seja mesmo com L e não com U

KKKKKKKKKKKK

Eu acho que o ser humano de hoje em dia não tem capacidade de usar por exemplo a maconha nem nenhuma outra susbstancia que altere a consciencia.

Agora o pior de tudo é que existe um preconceito muito forte, mas eu cheguei a conclusão que o preconceito não é com a maconha e sim com os "maconheiros"

Isso mesmo, o pai de um brother meu fuma maconha, ele tem um estabelecimento, muitos fucionarios de lá sabem que ele fuma, mas e quem fala mal dele? Ninguem, ele é rico, não é apenas um simples maconheiro ne?

Eu queria mesmo saber porque que a cannabis foi proibida, mas eu queria saber em verdade.

Tenho certeza de que não foi proibida só porque o Ministério da Saúde adverte que a maconha é uma droga e pode te prejudicar.

Eles não estão nem aí com a nossa saúde, cara

kkkkkkkk

Porque o cigarro e o álcool sáo legalizados e a maconha não?

Link to comment
Share on other sites

Particularmente, não gosto de nenhuma substância que altere meu estado de consciência. Não bebo, não fumo cigarro de nicotina e nem maconha. Nunca sequer experimentei.

Mas eu encaro isso como mais um capítulo do livro das liberdades individuais. Hoje em dia o que não falta é informação. As pessoas sabem muito bem que tipo de efeito cada substância causa. E a pessoa deveria ter o direito de assumir, ou não, o risco. Como já acontece com o cigarro.

Cada um na sua.

Link to comment
Share on other sites

Hmmm... Discordo. rs

Com base nos estudos que já se fizeram da Cannabis, se sabe que ela não contém nenhuma substância que leve ao vício, nem que leve o usuário ao consumo de drogas mais pesadas, como especulam alguns, e nem que transforme o usuário num pregiçoso. Sinceramente, posso falar por mim quando digo que não é necessária a maconha pra que se vire um preguiçoso. rsrs

O problema da maconha é que ela é ilegal e, portanto, marginalizada. Só se pode ter acesso à maconha de duas maneiras. Uma delas é através de traficantes, que acabam misturando a cannabis com drogas mais pesadas (para viciar o usuário e incentivá-lo a comprar drogas mais pesadas). A outra é plantando em casa, o que também não é viável porque quantidades relativamente pequenas já são ilegais.

Freud era usuário de maconha e receitava ela para todos os seus pacientes, mas nem por isso ele virou um vagabundo, não é? ;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...