Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

TEMPO DE VIDA


Recommended Posts

Sei que antes de nascermos, nos sabíamos de tudo..tipo..quem seria nossos pais, a cidade que iriamos nascer etc... O Saulo sempre diz nos áudios que nós encarnamos com uma energia vital pra viver “X” anos. Minha dúvida é a seguinte. Mortes abruptas, como mortes “matadas”..tiro, facada..acidentes de carro são um desvio no planejamento,

ou pode ser que já estava programado pra uma pessoa morrer de facada...dia tal hora tal?Nao sei se fui claro, mas quero saber se eles programam até a causa de nossas mortes, ou simplesmente dizem assim...ah vc vai morrer aprox. nos seus 30 anos de vida..a causa não sabemos ainda..

pq eu fiz um teste que o Saulo disse nos audios..de quando estar em catalepsia, colocar as para-maos na nuca, e se sentir uma energia forte..viverei mto tempo..e eu senti uma enegria fraquinha..só uns choquinhos, ou seja..pelo jeito, estou perto de bater as botas..kkkk

e olha que eu fiz esse teste mais de uma vez..e toda vez senti so senti um leve formigamento.

ABRAÇO A TODOS

Link to comment
Share on other sites

Malagoli

As mortes, em geral, são escolhidas por nós mesmos quando em espírito. Também fazem parte de nossas quitações de dívidas. Acho que excessão a isso são os suicídios.

Vi uma vez uma carta, psicografada por Chico Xavier, pelo espírito daquele menino que morreu arrastado preso no cinto de segurança quando a mãe foi assaltada (talvez vc se lembre, o nome dele era João Helio acho). Um acidente, ou assassinato horrível. Segundo a carta ele dizia que o nome dele era TITOS AELIOS, ou algo assim, e citava que morou na Grecia. Era general de tropas e nas horas de folga dizia ele '...muito me aprazia arrastar os prisioneiros amarrados em minha BIGA até sumirem seus restos...' . Segundo a carta ele escolheu morrer da mesma forma que impôs tantas mortes e seus pais eram 2 daquelas muitas pessoas que foram por ele arrastadas.

Na verdade, uma das muitas razões para eu me converter ao espiritismo, é conseguir obter respostas razoáveis para esses 'acidentes' e discrepâncias da vida.

Quanto ao tempo, data pré definida de morte, isso para mim ainda é uma incógnita. Realmente não sei te dizer nada a respeito.

Espero ter ajudado

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Malagoli

As mortes, em geral, são escolhidas por nós mesmos quando em espírito. Também fazem parte de nossas quitações de dívidas. Acho que excessão a isso são os suicídios.

Vi uma vez uma carta, psicografada por Chico Xavier, pelo espírito daquele menino que morreu arrastado preso no cinto de segurança quando a mãe foi assaltada (talvez vc se lembre, o nome dele era João Helio acho). Um acidente, ou assassinato horrível. Segundo a carta ele dizia que o nome dele era TITOS AELIOS, ou algo assim, e citava que morou na Grecia. Era general de tropas e nas horas de folga dizia ele '...muito me aprazia arrastar os prisioneiros amarrados em minha BIGA até sumirem seus restos...' . Segundo a carta ele escolheu morrer da mesma forma que impôs tantas mortes e seus pais eram 2 daquelas muitas pessoas que foram por ele arrastadas.

Na verdade, uma das muitas razões para eu me converter ao espiritismo, é conseguir obter respostas razoáveis para esses 'acidentes' e discrepâncias da vida.

Quanto ao tempo, data pré definida de morte, isso para mim ainda é uma incógnita. Realmente não sei te dizer nada a respeito.

Espero ter ajudado

Abraço

Oi, tudo bom?

Não discordo, mas também não concordo completamente...

Acredito que tudo pode acabar sendo alterado pelo seu livre arbítrio, ou seja, considerando que seja possível escolher como morrer e você nesta vida escolheu morrer dormindo, dependendo dos karmas "negativos" que gerar nesta vida, talvez morra afogada.

Quando ao menino que foi arrastado, não digo que acredito e nem que não acredito na mensagem, apenas faço uma ressalva... Teve que haver um "primeiro" a morrer desta forma... e este primeiro, obviamente, não foi arrastado em vida anterior, já que é o primeiro... Ou seja, acredito que isso reforce minha visão acima sobre o livre arbítrio.

Apenas minha opinião, é a maneira que atualmente enxergo... :D

Por isso, malagoli, se isso for um sinal de que "sua hora está chegando" (o que não creio que seja, já que você não possui base de comparação para o que sentiu, e talvez o que sentiu represente 100 anos), o que posso dizer é, foi bom te conhecer!! rssrs brincadeirinha...., na verdade, ia dizer o seguinte, não se preocupe com quando vai morrer, apenas faça o possível para que quando tiver que vir, que seja "boa". :)

Grande e Fraternal abraço!

Link to comment
Share on other sites

Eu já não concordo como isto.

Eu de coração jamais concordaria que o nosso Deus tão justo e bondoso, com sua suprema inteligência fosse permitir um ato de pura crueldade para justificar outro, milênios atrás.

Então os bandidos que arrastaram este menino deveriam ser todos absolvidos, e serão absolvidos também pelas leis divinas sendo espíritos bons da justa obra divina, já que arrastar alguém e mutilar em meio à estrada faz parte de nossa obra de resgate celestial.

Enforcamos alguém milênios atrás? torturamos? Apredrejamos? esquartejamos? vamos por espíritos hoje para fazer isso e assim seremos resgatados do mal que um dia fizemos. Mas nada de chama-los de bandidos ou impiedosos, são apenas bons espíritos no caminho da iluminação ajudando seus irmãos do karma.

Por isso, discordo completamente que o mal anula o mal.

Há outras formas de resgate como caridade, acolhimento, ajuda, dentre outros, como o maior deles: O verdadeiro arrependimento.

Estás escrito na maior das orações: " perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. "

Perdoamos quem nos tenha feito mal um dia, assim como esperamos que no amor sincero de irmão para irmão, nos perdoem por nossos pecados.

Link to comment
Share on other sites

Mas busquem o raciocínico lógico:

Se ele pediu para morrer brutalmente desta forma, alguém tem que se dispor a matar. Logo, esse alguém não está errado, está apenas sendo instrumento de um destino programado.

Nesse ponto que eu discordo, ninguém veio predestinado a matar outrem. Estamos aqui para melhorar, não para tirar vida de outra pessoa.

O espiritismo certamente não diz que devemos tirar vida de outra pessoa, mas aceitar que uma veio predestinada a morrer violentamente é indiretamente aceitar o assassinato como obra de regeneração.

Link to comment
Share on other sites

pq eu fiz um teste que o Saulo disse nos audios..de quando estar em catalepsia, colocar as para-maos na nuca, e se sentir uma energia forte..viverei mto tempo

oi queridos amigos

eu creio que uma boa noçao do artigo pode ser dado pela quiromancia.

a partir da linha de 35 (que tenho agora) , acho que devo ter mais uns 15 anos de gasolina pra queimar de acordo com essas explicaçoes:

http://www.youtube.com/watch?v=My5kzKBk ... re=related

ou linhas das vidas passadas:

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Acho válidas todas as opiniões, mas vejo que esses pais do João Helio caridosamente aceitaram passar por isso para ajudá-lo a evoluir como espírito. Quanto aos 'assassinos', como vamos saber o tamanho de suas dívidas para que tivessem que ter um peso assim nas costas? Pois este assassinato, acredito mas posso estar errada, não foi premeditado.

Eu realmente acredito que temos o livre arbítrio para nos impor maneiras diferentes de pagamento de dívidas. Afinal, este caso é só um exemplo. A mediunidade, citando mais um, é escolha de cada um para conseguir evoluir, em espírito escolhemos como passaremos nossa encarnação para podermos quitar nossas dívidas mais rapidamente possível, afinal quem não quer evoluir.

Claro que a carne é fraca e muitas vezes não conseguimos passar por nossos obstáculos e regredimos. Da mesma forma que existe evolução, existe degeneração (quem já leu O ABISMO tem idéia disso). E os suicidas são exemplo disso. Se vc morreu via suicídio, desistiu, qual seria a maneira de evoluir seu espírito senão passando a próxima encarnação com os mesmos problemas que te levaram a tal ato, para tentar resistir a tentação de cometer o mesmo erro.

Tipo, caiu da bicicleta, sobe de novo e anda.

Vamos aproveitar o 'ibope', pois acho essas trocas de opiniões fantásticas. O que vcs pensam de HITTLER em relação a pagamento de dívidas. Eu 'ouvi falar' que os Judeus cruxificaram Jesus Cristo. Então Hittler....vcs já sabem.

E, dizem as boas linguas, que ele degenerou...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Uma análise do caso postado pela Graciela: http://obraspsicografadas.haaan.com/200 ... -joo-hlio/

Valeu Alisson, nunca tinha visto esse link. Realmente pode ser obra de espírito maledicente.

Mas quanto ao pagamento de dívidas, inclusive drásticas como essa, eu realmente acredito. Senão, como ver sentido na justiça de Deus Com este menino?

abraço

Link to comment
Share on other sites

Segundo a doutrina kardecista o espírito não regride, apenas estagna.

Não sei o que vocês já leram em termos kardecistas e como funciona o mundo espiritual segundo esta doutrina. Mas ao que li funcionam como cidades e os espíritos se juntam em diversas faixas vibracionais.

As cidades com faixas de menor vibração podem ser consideradas umbrais. Umbral nem sempre é aquele poço lamacento cheio de pessoas gosmentas lamentando durante séculos. No RJ mesmo há lugares com faixa vibracional tão baixas, procure ir em uns becos da Vila Mimosa e vocês terão idéia do que é umbral... aquilo é umbral dos vivos.

Há umbrais mais densos ainda onde espíritos perdem suas formas e tomam outras animalescas. Isso além de ser relatado pelo kardecismo há relatos de quem é projecionista de ter visto coisas assim.

Sobre as formas de morrer e se resgatar, volto a tocar no mesmo assunto.

Para ser resgatado em um assassinato cruel, há de se ter o assassino cruel.

em próximas encarnações este assassino cruel irá querer ser assassinado cruelmente. Haverá mais assassinos cruéis.

Então durante a eternidade haverá os assassinos cruéis para haver resgate de assassinatos cruéis.

Isso vos parece justo ?

é um ciclo sem fim. Você pede para morrer cruelmente e alguém irá ter de lhe matar cruelmente. Vocês acham que quem matam cruelmente irá ter de ser resgatado... certo... então outra pessoa irá ter que matar cruelmente... e assim indefinidamente até o fim dos tempos.

Não tem lógica...

A justiça divina será feita sim, sempre é. COM AMOR, COM PERDÃO! SEM O ÓDIO!

Há casos e mais casos de pessoas atualmente torturadas e mortas de formas brutais. Aqui em uma favela uma pessoa é mutilada até a morte... queimada viva ou entre outras. Se fôssemos pensar em cada caso particular.. seriam milhares ao ano. A justiça divina sempre se fará. Se cada um quiser resgatar violência com mais violência... esse mundo será simplesmente um total inferno! já ha muita violência, para que mais?

Devemos semear o amor, pregar o perdão e evitar a discórdia.

Fora da caridade, não há salvação. Já dizia Kardec.

Link to comment
Share on other sites

Não... pensamento errado.

Vide Livro dos Espíritos:

193a

Pergunta: Um homem, numa futura existência, pode descer mais baixo que na atual?

Resposta: Como composição social, sim; Como espírito, não.

194

Pergunta: A alma do homem de bem pode, numa nova encarnação, animar o corpo de um perverso?

Resposta: Não. Ela NÃO pode regredir.

194a

Pergunta: A alma de um homem perverso pode tornar-se a de um homem de bem?

Resposta: Sim, se houver ARREPENDIMENTO. O que então é uma recompensa.

FONTE: O Livro dos Espíritos. Allan Kardec

http://books.google.com.br/books?id=Jil ... &q&f=false

Então, o que apenas quero dizer nisso tudo.

Pelo pior dos males que há de ter sofrido ou cometido, o melhor meio de resgate é o AMOR, PERDÃO e o ARREPENDIMENTO.

Violência não se resgata com mais violência.

Link to comment
Share on other sites

Certamento possuímos livre arbítrio e assassinatos sempre foram conduzidos pelos homens desde que nos entendemos por "gente".

Entretanto, o ponto que quero muito que vocês pensem é que:

Por pior dos assassinatos que:

Tenha sido cometido ; ou ; sofrido

O caminho de RESGATE é o perdão.

Perdão para aqueles que mal nos fizeram, independente de seu grau.

Verdadeiro arrependimento para os males quie fizemos a outrem... independente do grau.

Arrependimento sincero e humilde dos suicidas.

Perdão para até mesmos os piores genocidas.

Quero apenas dizer que: Um ato violento, não é de Deus ser aceito o ajuste em mais violência.

Por isso eu particularmente discordo de que uma forma de resgate é escolher nascer para morrer brutalmente pelas mãos de alguém. Porque isso seria isentar o assassino de seu crime, já que tudo foi uma obra predestinada divina.

Ocorreu no caso do menino uma fatalidade. Um erro de livre arbítrio dos criminosos, os quais agora ajustarão por meio de outras vidas em dificuldade ou pelo verdadeiro arrependimento, e a miseriórdia os será dado pelo perdão do menino e do mundo espiritual.

Lógico que é um contexto mais complexo, mas é de uam forma direta para buscar explicar a linha de raciocínio.

Link to comment
Share on other sites

MINHA OPINIÃO: Eu acho que um espirito até poderia ser colocado aqui no mundo fisico para morrer jovem do mesmo modo que matou muitos, seria um modo um pouco mais facil de se pagar determinado karma, não precisando passar as veses por tantas doenças, sofrimentos materiais, afetivos e etc, mas não acredito que um humano escolhe isso antes de nascer, talves nosso Ser divino fassa essa escolha para nos.

Mas em relação a ser predestinado a pessoa nascer e morrer com 30 anos por um tiro de um traficante, acho que depende de cada caso, por exemplo:Você ta ai na sua casinha de boa mechendo no pc ai você escuta o vizinho da casa ao lado espancando a mulher, ai você em vez de chamar a policia, vai dar uma de heroi e arromba a porta entra lá da de cara com o sujeito armado, ele te da um tiro, mata a mulher, mata o amante dela e suicida depois, você morreu de bobeira foi se envolver em um karma alheio que lhe trouxe consequencias terriveis.(na gnosis isso é chamado de lei dos acidentes)

Outro exemplo: você esta dirigindo, ai pensa vou ver se esse carro consegue alcançar 240 KM/H mesmo ai pisa fundo da de cara com um caminhão e morre. Pura lei dos acidentes, morreu por causa de um ego estupido, um atitude estupida, não foi a lei divina que te fez pisar no acelerador ou que te deu a ideia de testar a potencia maxima do carro, foi sua ideia estupida que fez isso.

Mas de acordo com o Heriel a pessoa mata, iria morrer na outra vida, significa que teria que nascer outro assasino, que terá que morrer tambem ai precisará de mais um infinitamente, creio que não é assim, pois o segundo assasino talves nessa mesma vida, possa mudar totalmente o rumo de sua existencia não precisando ser assasinado tambem, pois começou a se decicar aos caminhos do bem e da evolução de sua consciencia.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a beleza deste fórum é a diferença de opiniões, enxergar idéias tão diferente das nossas nos faz buscar por mais conhecimento.

Por isso alguém sabe de algum audio em que o Saulo cita algo parecido?

Gostaria de aproveitar e dar uma dica de leitura sobre o assunto 'O Abismo' livro psicografado por RAnieri e ditado por Andre Luiz. Vale a pena

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

É muito bom poder debater utilizando a inteligencia e imaginação para os fatos.

Mas aí eu questiono:

pois o segundo assasino talves nessa mesma vida, possa mudar totalmente o rumo de sua existencia não precisando ser assasinado tambem, pois começou a se decicar aos caminhos do bem e da evolução de sua consciencia.

Se um assassino nesta vida pode rever seus conceitos e mudar sua evolução, pq alguém que cometeu os crimes milênios atrás tem que pagar violentamente agora? E como iria um assassino atual nesta vida se dedicar aos caminhos do bem e da evolução ?

Mas isso é só o questionamento.

O que eu busco enfatizar no texto todo independente dos casos, é:

Vocês realmente acreditam que violência se paga com violência?

é sério isso ?

E pensem em proporções maiores... pensem em milhões!

TODO DIA morrem centenas de pessoas no mundo todo de forma BRUTAL.

É vero que eles têm que pagar sofrendo formas brutais também?

Vamos até o fim com essa brutalidade justificando assassinatos com mais assassinatos?

Não achem que estou digitando assim pq me acho certo e vocês errado, apenas quero entender o ponto de vista, o pq de achar que atos de maldade e violência são necessários no resgate. Eu deixo claro que meu ponto de vista para o resgate é através do amor, perdão e arrependimento.

E nesse caso de vc ter um acidente de carro a 240km por irresponsabilidade é dado como suicídio. Assim como excessos alimentares, comida, bebidas, e no d+.

Link to comment
Share on other sites

Oque você quer dizer quando fala em resgate?

Eu acho que é possivel a pessoa passar por um grande sofrimento ou uma morte em alguma vida para pagar determinados karmas, pois eu não acredito e acho completamente impossivel um ser humano normal com consciencia adormecida, escolher oque vai passar em sua proxima vida, eu acho que isso é algo que acontece automaticamente de acordo com a lei do karma, mas mesmo essa pessoa diriamos que tem um karma e seria atropelada aos 30 anos e morreria ou ficaria paraplegica, mas ao nascer e quando jovem conhece alguem ou na internet se interessa pelos caminhos da magia, despertar da consciencia, então essa pessoa começa a praticar intensamente, começa a eliminar seus defeitos, se tornar uma alma mais evoluida, começa a despertar poderes, pode até chegar a descobrir conscientemente que tem determinado Karma, graças aos seus meritos de evoluir como alma e consciencia, ja não necessita mais de tal karma, ou tambem poderia começar a fazer muitas boas ações para pagar suas dividas, e não precisar passar por algo tão terrivel, Poderia tambem fazer negociações com os senhores do Karma, são inumeras possibilidades, todos podemos mudar o nosso destino, só depende de nos mesmos.

Eu não creio que a violencia é necessaria ela é simplesmente algo que acontece um pequeno fragmento de algo cosmico universal que não é possivel compreênder sem olhar a totalidade das coisas, como Eckhart tolle diz, e como se você pegasse apenas um fragmento de tinta de um lindo quadro como monaliza, e questionasse.

"oque é esse pigmento?"

"Isso não faz sentido!"

Mas se voce colocar esse pigmento no seu local certo (no meio da pintura) você vai ver que ele se encaixa perfeitamente.

Link to comment
Share on other sites

Sei que antes de nascermos, nos sabíamos de tudo..tipo..quem seria nossos pais, a cidade que iriamos nascer etc... O Saulo sempre diz nos áudios que nós encarnamos com uma energia vital pra viver “X” anos. Minha dúvida é a seguinte. Mortes abruptas, como mortes “matadas”..tiro, facada..acidentes de carro são um desvio no planejamento,

ou pode ser que já estava programado pra uma pessoa morrer de facada...dia tal hora tal?Nao sei se fui claro, mas quero saber se eles programam até a causa de nossas mortes, ou simplesmente dizem assim...ah vc vai morrer aprox. nos seus 30 anos de vida..a causa não sabemos ainda..

pq eu fiz um teste que o Saulo disse nos audios..de quando estar em catalepsia, colocar as para-maos na nuca, e se sentir uma energia forte..viverei mto tempo..e eu senti uma enegria fraquinha..só uns choquinhos, ou seja..pelo jeito, estou perto de bater as botas..kkkk

e olha que eu fiz esse teste mais de uma vez..e toda vez senti so senti um leve formigamento.

Você não sabe, você acredita. Acreditar não é igual a saber. Nós sabiamos de tudo antes de nascer? Que sonho, que idealização, delírios da mente humana... Como pode ter certeza disso? Você lembra de algo de sua vida passada? Não, você não lembra, portanto não pode provar o que está dizendo.

O Saulo disse que nascemos com energia vital X... Em primeiro lugar, prove que nascemos com a tal quantidade de energia, provado isso, aí podemos entrar na sua questão. Antes disso, toda sua questão não faz o menor sentido.

Link to comment
Share on other sites

Eu já não concordo como isto.

Eu de coração jamais concordaria que o nosso Deus tão justo e bondoso, com sua suprema inteligência fosse permitir um ato de pura crueldade para justificar outro, milênios atrás.

Então os bandidos que arrastaram este menino deveriam ser todos absolvidos, e serão absolvidos também pelas leis divinas sendo espíritos bons da justa obra divina, já que arrastar alguém e mutilar em meio à estrada faz parte de nossa obra de resgate celestial.

Enforcamos alguém milênios atrás? torturamos? Apredrejamos? esquartejamos? vamos por espíritos hoje para fazer isso e assim seremos resgatados do mal que um dia fizemos. Mas nada de chama-los de bandidos ou impiedosos, são apenas bons espíritos no caminho da iluminação ajudando seus irmãos do karma.

Por isso, discordo completamente que o mal anula o mal.

Há outras formas de resgate como caridade, acolhimento, ajuda, dentre outros, como o maior deles: O verdadeiro arrependimento.

Estás escrito na maior das orações: " perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. "

Perdoamos quem nos tenha feito mal um dia, assim como esperamos que no amor sincero de irmão para irmão, nos perdoem por nossos pecados.

VC NAO CONHEÇE O LEI DO KARMA?

Deus não faz nada, ele não aceita e nem rejeita. apenas ajuda a vc a passar pelas situaçoes :P

vc acha que ele tem cupa pelos seus atos errados que vc cometeu?

ele só ajuda nunca vai castigar alguem... que Deus castigaria ou faria algum mal a nós!!!

Espero que vc tenha compreendido...

Link to comment
Share on other sites

Eu já não concordo como isto.

Eu de coração jamais concordaria que o nosso Deus tão justo e bondoso, com sua suprema inteligência fosse permitir um ato de pura crueldade para justificar outro, milênios atrás.

Então os bandidos que arrastaram este menino deveriam ser todos absolvidos, e serão absolvidos também pelas leis divinas sendo espíritos bons da justa obra divina, já que arrastar alguém e mutilar em meio à estrada faz parte de nossa obra de resgate celestial.

Enforcamos alguém milênios atrás? torturamos? Apredrejamos? esquartejamos? vamos por espíritos hoje para fazer isso e assim seremos resgatados do mal que um dia fizemos. Mas nada de chama-los de bandidos ou impiedosos, são apenas bons espíritos no caminho da iluminação ajudando seus irmãos do karma.

Por isso, discordo completamente que o mal anula o mal.

Há outras formas de resgate como caridade, acolhimento, ajuda, dentre outros, como o maior deles: O verdadeiro arrependimento.

Estás escrito na maior das orações: " perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. "

Perdoamos quem nos tenha feito mal um dia, assim como esperamos que no amor sincero de irmão para irmão, nos perdoem por nossos pecados.

Olá pessoal.

Sobre este ponto, minha opinião é a seguinte.... Ninguém nasceu para matar ninguém, porém se a pessoa tem a pré-disposição para fazer tal ato e vai fazer, a Espiritualidade aproveita dessa situação para resgatar a dívida do outro Espírito encarnado que vai passar por isso.

Ainda na minha opinião, não cai uma folha de uma árvore sem que Deus permita, então tudo que ocorre é permitido por Deus e tem uma utilidade de aprendizado e evolução para todos os envolvidos, apesar de nossa visão limitada e imediatista pensar que não e que são absurdos, etc.

Há um passagem do Evangelho, onde Jesus afirmava que: "...Os escândalos hão de ocorrer, porém ai daquele por quem vier o escândalo..."

Logo imaginamos que essas situações ocorrem e têm utilidade, porém não isenta de responsabilidade os que o praticaram.

Acho que esse trecho exemplifica bem essa questão.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...