Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Não alimente o Troll!!


svedese01

Recommended Posts

Bom, percebi que alguns usuário do GVA vem sendo vítimas de trollagem e não souberam direito o que fazer. De qualquer forma, leiam o texto abaixo e lembrem-se também que trolls são outros irmãozinhos que não sabem o que fazem, ok? Mesmo que sejam irmãozinhos extremamente irritantes, cabulosos, chatos e... Bem, DON'T FEED THE TROLL!

troll.jpg

troll-web.jpg

logo.jpg

Definição

Um Troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars. O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais.

Formas de agir

Há trolls de todo tipo, desde o mais ignorante e rude que xinga e provoca floods, até o mais apto intelectualmente que discursa com o objetivo de desestabilizar o interlocutor e levá-lo a fúria para depois desqualificá-lo, matando seu argumento e abalando sua reputação num forum. Para o troll, a reação a um comentário polêmico é considerada uma diversão, uma forma de extrair prazer na indignação das pessoas e observar seu desequilíbrio emocional e mental.

Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:

Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica muito grande já esperando uma grande reação de cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão ele some após a mensagem post original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas só para observar a reação da comunidade.

Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme", consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.

Repetência de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, vencendo a discussão por abandono do oponente.

Desfile intelectual: um troll pode ter bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante dos outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes os expondo ao ridículo e questionando sua formação educacional.

Transpor autoria: é muito comum também um troll acusar sua vítima de ser um troll para tirar de sí a identificação como tal, abrindo caminho para alternativas anteriores.

Motivações

O que motiva um troll a agir geralmente são: auto-afirmação, ideologia, fanatismo, sacanagem ou simplesmente ociosidade. Em entrevistas na Usenet, trolls famosos confessaram que buscavam apenas um pouco de atenção e combater o tédio do cotidiano. A maioria deles também portava alguma característica mal-resolvida de personalidade, como trauma, fracasso financeiro e amoroso e até diagnósticos psiquiátricos.

Grupos

Alguns trolls simpatizantes por determinado assunto agem em grupo, muitas vezes numerosos. Dentro desse grupo alguns tem papel na argumentação, outros na ridicularização e outros apenas na concordância, intimidando o adversário emocionalmente e quase sempre o levando a abandonar a discussão. É muito difícil combater trolls em grupo, sendo um Moderador necessário para banir todos em caso de persistência. Em certos forums esses indivíduos podem ser forjados por uma única pessoa, respondendo por várias pessoas virtuais diferentes para embasar sua própria opnião. Esse recurso é conhecido como clone e sua eficácia depende da eficiência do Moderador de um forum que pode facilmente identificar clones por números IP. Há casos de um Moderador se aliar a um grupo de trolls e atrairem vítimas a expor a sua opnião e discordância aos temas debatidos mas que logo em seguida são massacrados por todos. Isso gera o sentimento de satisfação à todos da comunidade. Esse fenómeno é recente e atualmente observado em blogs e comunidades do Orkut, onde os moderadores/autores atuam por meio da intolerância, preconceito e provocação (disfarçados de opinião) e junto formam um elo comunitário de auto-afirmação.

Combate

Para combater trolls de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades apenas uma grande eficiente regra: Não alimente os trolls. (do inglês Don't feed the trolls). Significa ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande. Um troll não tem nada a perder, ele sempre vai voltar e incomodar - ele precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido. Ignorando um troll os usuários não apenas intimidam seu ato como também provocam profundo desgosto e frustração nele. Isso nem sempre é fácil e exige as vezes muito esforço da comunidade por meses mas o metódo é eficiente. Se ninguém absolutamente dá atenção ao troll, ele desiste de atuar por desgosto de não conseguir resposta as suas provocações. No caso de blogs e comunidades, apenas ignorar e evitar a frequência ao local. Por mais que sejam revolvantes em conteúdo, a presença apenas por trolls uns concordando com outros põe em cheque a credibilidade do blog/comunidade e este não mais é levado a sério. No orkut convém também denunciar a comunidade à equipe do site. Aos moderadores de comunidades, existem meios de evitar que um troll provoque estragos, as recomendações são as seguintes:

Estabelecer regras rígidas de comportamento e respeito à outros usuários, vigiar todo o conteúdo das mensagens para se certificar que nenhum direito está sendo violado.

Cortar pela raiz comentários provocativos, banindo temporária ou permanentemente os autores e aqueles que replicarem.

Ignorar ameaças (morte, processo) agir friamente em face de um clima desestabilizado.

Não deixar se envolver ideologicamente contra a opnião do troll, isso leva a geração de novos trolls que discordam do anterior e tem respaldo do Moderador. Isso abala a credibilidade do próprio forum.

Fazer checagem de IP sempre para certificar-se que não há clones. Dar um ultimato a um grupo de opnião troll quando esses começarem a passar dos limites e não hesitar de banir todos eles se o caso de persistência.

Uma regra mais invasiva mas não tão bem vinda é deletar todas as mensagens do troll a ponto dele mesmo que ele tenha todos seus comentários deletados, gerando cansaço e desistencia. Esta regra é eficiente mas muito perigosa pois pode afastar contribuidores legítimos apenas levantando pontos de polêmica na comunidade. É também usada como meio de ferramenta de um moderador censor/troll o que pode arruinar a comunidade e sua reputação

Espero que todos entendam a mensagem e que parem de alimentar os trolls. Simplesmente ignorem! ;)

Link to comment
Share on other sites

Desculpem minha sinceridade, mas não achei legal o objetivo do tópico. Por que os incomodados não chamam o rapaz para conversar? Aliás, como o fórum é aberto, todos tem direito de palavra, independente se, essas, vem com violência ou não. Achei o post extremamente ofensivo e totalmente contra os princípios que aqui valorizamos. Talvez, na minha opinião, ele se encaixaria melhor no "bom humor", apenas como "novidades da web", não como indireta/alfinetada a um ou dois usuários.

Link to comment
Share on other sites

Isso ai não alimentem os Trolls.

4743484250_68daccd51d.jpg

Cara tem um cidadão que ontem postou em umonte de tópicos, as mensagens dele não acrecenta em nada os tópicos e em muitos dos posts ele ofende os amigos do GVA chamando de burros e otarios. Muitos entram em fóruns com o simples objetivo de agredir e causar a discordia nos tópicos.

Ao meu ver o lugar correto do tópico é no Informações gerais.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem minha sinceridade, mas não achei legal o objetivo do tópico. Por que os incomodados não chamam o rapaz para conversar? Aliás, como o fórum é aberto, todos tem direito de palavra, independente se, essas, vem com violência ou não. Achei o post extremamente ofensivo e totalmente contra os princípios que aqui valorizamos. Talvez, na minha opinião, ele se encaixaria melhor no "bom humor", apenas como "novidades da web", não como indireta/alfinetada a um ou dois usuários.

Fala, Olympio! :)

Entendo o que você quer dizer, mas eu não agredi ninguém, homi! :? Foi por isso eu não citei o nome de ninguém e simplesmente postei um guia pro pessoal que não sabe reagir em situações de trollagem.

O objetivo aqui não foi dizer que toda crítica negativa é trollagem, não! Pelo contrário! Eu quis explicar o que é um troll, pro pessoal que não é tão interneteiro.

De qualquer forma, mesmo achando que fulano ou cicrano é um troll, não se deve ficar acusando ou xingando a pessoa, mas ignorar seus comentários e manter a boa saúde da discussão. ;)

Minhas desculpas a quem se sentiu ofendido, mas eu realmente achei que esse tópico se fez necessário. Até pm de outros usuários com comentários de trollagem eu recebi! :?

Link to comment
Share on other sites

Desculpem minha sinceridade, mas não achei legal o objetivo do tópico. Por que os incomodados não chamam o rapaz para conversar? Aliás, como o fórum é aberto, todos tem direito de palavra, independente se, essas, vem com violência ou não. Achei o post extremamente ofensivo e totalmente contra os princípios que aqui valorizamos. Talvez, na minha opinião, ele se encaixaria melhor no "bom humor", apenas como "novidades da web", não como indireta/alfinetada a um ou dois usuários.

Discordo. O post não é ofensivo (é informativo), não é contra os princípios que aqui valorizamos (muito pelo contrário), e não foi alfinetada para apenas 1 ou 2 usuários (foi para MUITOS, mas não alfinetada). Foi um informativo muito importante para uma boa convivência dentro da famosa "netiqueta" que deve ser seguida dentro de qualquer local na internet. Não é porquê o fórum é aberto que temos que suportar comportamentos grosseiros. Não tem como evoluir espiritualmente se você não tem sequer um bom comportamento. Uma pessoa que quer evoluir espiritualmente DEVE ter esta mesma vontade de evoluir perante a tudo, desde ter a mínima educação até mesmo aprender escrever corretamente. E antes que digam que não, reafirmo o que disse. Tudo é afinidade. A base, thelema. Tendo um comportamento assim aqui (buscando a melhora contínua), evolução "lá" vem por "consequência" (entendam as aspas). O que o vede quis passar aqui não é que as pessoas não devem ter direito à postar sua opinião (justamente pelo fórum ser aberto), mas sim que as outras pessoas não devem ficar discutindo caso julguem ofensivo... apenas ignorem.

Aliás, uma coisa que sinto falta aqui no fórum é um tópico fixo pra novos membros, mostrando o mínimo de comportamento esperado e ENSINANDO que evolução espiritual "começa" no físico.

Por último, Olympio, respeito sua opinião, é um direito seu... só não concordo :).

Grande e Fraternal Abraço à todos!

Link to comment
Share on other sites

Isso ai não alimentem os Trolls.

Cara tem um cidadão que ontem postou em umonte de tópicos, as mensagens dele não acrecenta em nada os tópicos e em muitos dos posts ele ofende os amigos do GVA chamando de burros e otarios. Muitos entram em fóruns com o simples objetivo de agredir e causar a discordia nos tópicos.

Ao meu ver o lugar correto do tópico é no Informações gerais.

Então, vou ser sincero... Eu também achei penoso ter que abrir tópico por tópico para ver críticas mal fundamentadas em sua maioria daquele nosso amigo. (Contudo, algumas foram bem colocadas). Sabe, não adianta reclamar do cara, ele tem todo o direito de fazer críticas (tudo bem que o cara estava super motivado a "mestrar", o que acabou sendo exagerado), apenas devemos ignorar caso não concordemos. Tem pessoas que criticam de coração, esperando que aquela crítica traga algum crescimento à quem lê. Essas não são os trolls. Alguns ateus acreditam estar fazendo um favor para nossa "sanidade" mental tentando nos mostrar a "verdade ciência ortodoxa" , alguns crentes vem de coração nos pregar Jesus, pois querem ver seus irmãos em cristo serem arrebatados. Alguns esquisotéricos misticóides tentam nos ensinar técnicas para voarmos para o planeta Nibiru no portal 10:10 em 2012, sob os comandos de ashtar, mas guiados por Jesus, dentro de um disco voador nazista construído na lua que é artificial e ficam escondidos dentro da nossa terra oca (fazem uma salada) e acreditam que estão nos trazendo a salvação com suas palavras, e assim por diante... e essas pessoas eu respeito ,se elas estiverem dispostas a entender meu ponto de vista também, e até mesmo dispostas a mudar de opinião sempre que necessário, assim como eu estou. Com essas pessoas eu argumento numa boa, mas quando vejo que chegamos a um ponto de equilíbrio, onde ficamos andando em círculos, eu prefiro ter a boa ação de jogar a toalha e abandonar a argumentação, pois não quero perder meu tempo e nem fazer meu irmãozinho que teve tanta disposição para me mostrar o seu ponto de vista perder o dele. Mas isso não quer dizer que não possamos discordar, desde que consigamos manter o "nível"... Assim como nosso amigo Olympio descordou deste tópico, e como eu discordei dele, e assim como ele pode dar suá tréplica discordando de mim, e assim por diante... esse tipo de argumentação é saudável. mas a partir do momento que faltar o respeito ou colocar outra conotação ao tópico, aí já não vale a pena continuar... Mas isso ainda não é trollagem, é apenas uma discussão que "desvirtuou"

Mas tem aquelas que só querem causar a discórdia, incitar a briga, trazer desconforto, essa sim é a famosa trollagem... mas daí é só ignorar, como mostrou o vede, que eles correm se esconder embaixo da saia das mães.

Grande e Fraternal Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro o Olimpyo fala que todos tem direito a opinião,mesmo com violência,depois critica topico como agressivo.

Se decide rapá.

huahuahuahuahuauha

Eu me decidi, tanto que postei, oras. Se você achou o texto paradoxal, procure ler mais 1 ou 2 vezes que vai ver que não está. Dei um exemplo que o post pode ser violento e disse minha opinião sobre o mesmo, que é ofensivo e contra o que valorizamos.

svedese01

Sei que você não deve ter tido essa intenção. Mas quando eu li, já vi para quem estava sendo direcionado e interpretei dessa forma.

abraço

tiagopb

Gostei do tréplica, me senti no debate dos presidentes, rs..

Tem pessoas que criticam de coração, esperando que aquela crítica traga algum crescimento à quem lê

Verdade, mas não acha que a crítica deve ser fundamentada? Por mais de coração que seja. Porque vai que nosso amigo tenha as melhores das intenções, ele não passou isso. (talvez isso tenha sido controverso da minha parte, mas não tem nada haver com a minha primeira resposta do tópico. E, com certeza, foi por esse motivo que esse tópico foi gerado - falta de fundamentação das críticas).

Não é porquê o fórum é aberto que temos que suportar comportamentos grosseiros.

Se observamos o fórum como uma comunidade, seu bairro, por exemplo, existem pessoas grosseiras, certo? Vai bani-las? Não, né? Vai tentar converter? Vai ignorar? As 2 últimas são válidas.

Não quero ficar estendendo esse assunto pois não vai nos levar à evolução.

Então, foi apenas minha opinião limitada à respeito, tanto que postei. Até porque é mais fácil realizar a heterocrítica à olhar pra dentro.

obs: Gostei da ideia de criar um tópico de "boas maneiras"(regras de conduta para uma boa vivência) é bem interessante. Se quiser ajuda, podemos trabalhar pra cria-lo.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Rsrsrs

Todo mundo presumiu que o post fosse mais direcionado a um carinha mais recente, mas não foi. :lol: Esse último só me lembrou de postar algo assim. Vocês lembram de outro que disse que limpa a bunda com o Livro dos Espíritos? :lol::lol: Prooonto! Esse mesmo é que é o exemplo perfeito do comportamento troll que eu quero combater. :)

Mas não só isso! Esse post foi um lembrete a todos do fórum sobre a saúde das discussões. Mesmo quando não ocorre trollagem, muitas vezes eu leio um post e acabo achando algumas respostas grosseiras, sabe? Como que graus menores ou maiores de agressividade e de "posse da verdade". Enfim, como já disse anteriormente, aconselho que relevem essas atitudes e não alimentem a agressividade nem outras manifestações egóicas das pessoas. Afinal, ninguém aqui é infalível e, de vez em quando, acabamos dando umas espetadas uns nos outros, não é? Nada melhor do que uma boa e segura atitude consciente de compreensão para esses casos. 8-)

Vamos manter o GVA saudável, pessoal! Não vamos deixar que o nível de discussões aqui baixe! Talvez algumas pessoas mais novatas nos meios "net-espirituais" não saibam o quão raro é um lugar como este. Se vocês fizerem uma pequena ronda geral pela internet, vocês verão a enorme quantidade de brigas de ego, de trollagens, de misticismos e de preconceitos que dominam a maior parte dos fóruns e blogs aí afora. :(

Bem, fica a dica para todos (incluindo eu! rsrs). ;)

Link to comment
Share on other sites

Rsrsrs

Todo mundo presumiu que o post fosse mais direcionado a um carinha mais recente, mas não foi. :lol: Esse último só me lembrou de postar algo assim. Vocês lembram de outro que disse que limpa a bunda com o Livro dos Espíritos? :lol::lol: Prooonto! Esse mesmo é que é o exemplo perfeito do comportamento troll que eu quero combater. :)

Mas não só isso! Esse post foi um lembrete a todos do fórum sobre a saúde das discussões. Mesmo quando não ocorre trollagem, muitas vezes eu leio um post e acabo achando algumas respostas grosseiras, sabe? Como que graus menores ou maiores de agressividade e de "posse da verdade". Enfim, como já disse anteriormente, aconselho que relevem essas atitudes e não alimentem a agressividade nem outras manifestações egóicas das pessoas. Afinal, ninguém aqui é infalível e, de vez em quando, acabamos dando umas espetadas uns nos outros, não é? Nada melhor do que uma boa e segura atitude consciente de compreensão para esses casos. 8-)

Vamos manter o GVA saudável, pessoal! Não vamos deixar que o nível de discussões aqui baixe! Talvez algumas pessoas mais novatas nos meios "net-espirituais" não saibam o quão raro é um lugar como este. Se vocês fizerem uma pequena ronda geral pela internet, vocês verão a enorme quantidade de brigas de ego, de trollagens, de misticismos e de preconceitos que dominam a maior parte dos fóruns e blogs aí afora. :(

Bem, fica a dica para todos (incluindo eu! rsrs). ;)

Isso ai Lucas! Preservemos o GVA! ^^

Link to comment
Share on other sites

Eu, pela manhã de hoje, havia postado um post (redundância?) enorme e bastante filosófico. Infelizmente, deu problema nas páginas de postagem e eu acabei por perder o post. (¬¬) Como a inspiração foi-se embora, eu vou resumir o que queria dizer, sem os enfeites que tinha colocado.

Bom, eu queria dizer que esse post não foi "contra" os trolls. Na verdade, ele foi pra que os GVArianos se lembrem de ter um pouco mais de paciência e compreensão uns com os outros, sejam novatos, sejam serenões, ou mesmo trolls disfarçados de novatos. :)

Uma coisa que tende a me deixar chateado é quando vejo o pessoal discutindo (no sentido de brigar) por besteira, sem ter a mínima paciência nem atitude consciente de entender que o outro pode não ter interpretado direito, que pode não ter se expressado da melhor maneira, que o outro pode não conhecer tal coisa, que o outro pode ter lido algo de uma fonte errada, que o outro pode estar certo... :roll:

As vezes eu percebo que nós nos apossamos da verdade e ficamos, ingenuamente, querendo convencer o outro de que ele está "pensando errado". Por exemplo: chega aquele cara e diz que limpa a bunda com o Livro dos Espíritos. Alguns usuários não respondem, mas ficam "achando feio". Outros se sentem extremamente ofendidos e, como se fossem o próprio Livro dos Espíritos, ficam replicando com quase a mesma agressividade ou até mais, se nivelando "por baixo" com a outra pessoa (descendo até o nível dela, digamos em termos populares). Alguns outros nem ligam, mas acham desnecessária tamanha atitude ofensiva. E tem os mais malucos que se estouram de rir (espero não ter sido o único! rsrs) e, definitivamente, não ligam pro que os outros pensam, dizem ou falam, com uma atitude de compreensão universal (ou quase isso). :)

Conclusão: o post não foi anti-nada! Foi pra lembrar a todos (incluindo eu mesmo) que é mais saudável tentar ter uma atitude mais consciente e, consequentemente, compreensiva, pois, muitas vezes, a melhor maneira de comunicar algo à outra pessoa é ficando em silêncio! ;)

Link to comment
Share on other sites

Caraaaamba!

Eu fiquei tanto tempo fora do GVA assim? Nem sabia o que era Troll. Nem sei quem é o tal Troll que vocês estão falando! Só me lembro de algum, que apareceu há um tempo atrás! Mas é comum né, é como biscoito, vai um e vem oito!

Rs...

Concordei. Tem horas que não há como discutir, quando alguém não tem disposição de ouvir uma outra opinião. Na verdade, esse tipo de gente não quer ouvir nem a própria opinião, caso a pessoa concorde com ele: o que ele quer é discordar, ser oposição. Nesse caso, é preciso sim dar-lhe o direito de se expor em um fórum público, ninguém disse o contrário, mas não há nada que se diga em resposta que acabe bem, ele sempre irá discordar e causar alvoroço. Então, poupamos as partes calando-nos. Quando não se tem assunto, o silêncio é mais bonito. Ainda poderemos aprender uma grande lição (principalmente eu): SABER CALAR.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...