Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sai Baba uma farsa?


svedese01

Recommended Posts

Gente, eu tava zanzando pelo YouTube até que vi um vídeo falando que Sai Baba era uma farsa. Achei estranho, já que achava que Sai Baba era uma espécie de santo ou coisa parecida na Índia. Então meu espírito empírico me disse para não descartar a possibilidade e dar uma olhadinha. E não é que o vídeo me convenceu?! Fiquei espantado com aquilo e decidi compartilhar com vocês.

Antes de mais nada, vejamos quem foi Sai Baba, segundo a Wikipédia:

Sathya Sai Baba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju é um guru indiano. É considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino). O próprio Sai diz ser a segunda de uma tríplice encarnação: teria sido Shirdi Sai Baba, e futuramente será Prema Sai Baba. Nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema, nilayam=morada).

[editar]Críticas e denúncias

Sathya Sai Baba, porém, muito embora descrito por muitos como a encarnação de uma divindade, sofre diversas críticas tanto em seu país natal quanto fora dele. O canal de televisão britânico BBC produziu um documentário chamado Secret Swami onde um casal de ex-seguidores de Sai Baba o acusa de ter abusado sexualmente de seu filho.

Até o momento, porém, nenhuma queixa formal contra Sai Baba foi apresentada.

Outras críticas dizem respeito a um incidente ocorrido no templo e residência de Sai Baba no sul da Índia, que foi invadido por quatro rapazes armados com facas. Esses quatro jovens teriam assassinado a facadas dois seguidores de Sai Baba, e mortos por sua vez pela polícia. O incidente não foi investigado, o que é atribuído pelos críticos à presença de membros do alto escalão do governo e polícia indianos entre os seguidores de Sai Baba.

Na Índia, o cético Basava Premanand desde a década de 70 vem afirmando que os milagres realizados por Sai Baba em diversas ocasiões - majoritariamente a materialização de objetos como anéis, relógios e colares - são na verdade truques de prestidigitação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sathya_Sai_Baba

Uma outra descrição mais espiritualista:

7.29.h1.jpg

Na religião Indu se acredita que Deus encarna de tempos em tempos para promover o bem-estar da humanidade.

A esta encarnação, o Ser Iluminado é chamado de Avatar .

As qualidades do Avatar que mais o distinguem do homem comum é seu completo domínio sobre o mundo físico, incluindo a faculdade de materializar objetos a vontade e faculdades como :

a Oniciência, Onipresença e Onipotência,

a capacidade de transmitir uma corrente de Amor puro e inegotável;

Uma graça especial que transcende todas as circunstâncias do Carma.

SAI BABA É UM AVATAR DE SHIVA; UMA MANIFESTAÇÃO DO TERCEIRO ASPECTO DA TRINDADE INDU. - BRAHAM ( AQUELE QUE CRIA) - VISNHU ( AQUELE QUE SUSTENTA) - SHIVA (AQUELE QUE TRANSFORMA).

SAI BABA AFIRMA QUE NESTA PRESENTE FORMA ELE MANIFESTA AMBOS OS ASPECTOS DE SHIVA ( MASCULINO E FEMININO - SHIVA-SHAKTI).

EIS A RAZÃO DE SEU NOME.: SAI BABA QUE SIGNIFICA MÂE E PAI.

NUMA PÁGINA ANTERIOR, CONHECEMOS UM POUCO SOBRE BABAJI (PAIZINHO) SIGNIFICA BABA = PAI; JI = QUERIDO (DIMINUTIVO)-

7.298.jpg

Fonte: http://web.prover.com.br/nominato/7.29.htm

Depois de saber quem dizem que ele é, vejamos o vídeo:

•Sai Baba Exposed - Part 1 of 4: http://www.youtube.com/watch?v=EwOecpMk ... re=related

Obs: o vídeo está em inglês, mas não é necessário ouvir nada. Basta ver as coisas que o vídeo destaca e observar que ele escondia coisas nas mãos ou que ele não abriu a boca o suficiente para que o ovo tivesse saído, etc.

;)

Link to comment
Share on other sites

Me pergunto se Chico Xavier seria capaz de fazer coisa semelhante. Tipo, lá na Índia Sai Baba é muito mais do que um Chico Xavier. Ele era a reencarnação do deus Vishnu, a reencarnação de Krishna, o avatar! Ele arrebanhava multidões e fazia caridade. Mesmo que bem intencionado, será que Chico não "exagerou" em nenhum pontinho? Me pergunto se ele seria tão famoso se não tivesse participado de tantos fenômenos miraculosos. Será que ele ainda teria sido santificado e teria conseguido consolar tantas pessoas se ele não fosse tão famoso? Será que ele não seria capaz de omitir ou mesmo de aumentar alguma coisa para acalentar mais corações? :?

Bem... Essas são questões que ninguém aqui pode responder com propriedade dos fatos. Afinal, ninguém aqui conheceu o chico na intimidade, mas só ouvimos falar dele através de relatos e do sensacionalismo natural da mídia.

Link to comment
Share on other sites

A diferença é que o Chico, ao contrário do Sai Baba, nunca ficou se dizendo o fodão, o bam-bam-bam da parada. E nunca ganhou nada, do ponto de vista pessoal, de toda a sua fama. Poderia ter sido milionário e nunca pegou o dinheiro dos livros... vivia super modestamente, apenas com o dinheiro da aposentadoria de escriturário.

No caso do Sai Baba, existem várias pessoas que questionam sua "santidade", pessoas que o conhecem. No caso do Chico, apenas um, apenas o Waldo Vieira, que parece ter realmente algum tipo de recalque pessoal com ele.

Na prática, não há nada que deponha contra o Chico. Apenas suposições. Os relatos de quem o conheceu dizem justamente o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Me pergunto se Chico Xavier seria capaz de fazer coisa semelhante. Tipo, lá na Índia Sai Baba é muito mais do que um Chico Xavier. Ele era a reencarnação do deus Vishnu, a reencarnação de Krishna, o avatar! Ele arrebanhava multidões e fazia caridade. Mesmo que bem intencionado, será que Chico não "exagerou" em nenhum pontinho? Me pergunto se ele seria tão famoso se não tivesse participado de tantos fenômenos miraculosos. Será que ele ainda teria sido santificado e teria conseguido consolar tantas pessoas se ele não fosse tão famoso? Será que ele não seria capaz de omitir ou mesmo de aumentar alguma coisa para acalentar mais corações? :?

Bem... Essas são questões que ninguém aqui pode responder com propriedade dos fatos. Afinal, ninguém aqui conheceu o chico na intimidade, mas só ouvimos falar dele através de relatos e do sensacionalismo natural da mídia.

Pra falar a verdade a tia do meu amigo o conheceu bem de perto e falava com ele toda semana,mas hoje em dia ela está bem velinha e tambem nunca tive a oportunidade de falar com ela.(Se não me engano pelo o que eu sei,depois das reuniões das psiciografias,ele se reunia com uma galera mediunica para bater um papinho)

Paz e Luz :D:D

Link to comment
Share on other sites

A diferença é que o Chico, ao contrário do Sai Baba, nunca ficou se dizendo o fodão, o bam-bam-bam da parada. E nunca ganhou nada, do ponto de vista pessoal, de toda a sua fama. Poderia ter sido milionário e nunca pegou o dinheiro dos livros... vivia super modestamente, apenas com o dinheiro da aposentadoria de escriturário.

No caso do Sai Baba, existem várias pessoas que questionam sua "santidade", pessoas que o conhecem. No caso do Chico, apenas um, apenas o Waldo Vieira, que parece ter realmente algum tipo de recalque pessoal com ele.

Na prática, não há nada que deponha contra o Chico. Apenas suposições. Os relatos de quem o conheceu dizem justamente o contrário.

Esse foi justamente o princípio da minha duvida, Als. É que eu tava vendo uns vídeos no youtube até que eu vi um em que tinha o Waldo comentando sobre Sai Baba e Krishnamurti. Como de praxe, ele não dizia muitas maravilhas, digamos assim. Como eu já tinha ouvido falar de Sai Baba como um grande avatar iluminado, eu fiquei espantado. Bem, eu já sei muito bem o jeito do Waldo pra falar dos outros e, mesmo considerando ele uma ótima fonte de estudos pra v.a, não concordo muito com boa parte das opiniões pessoais dele. Decidi, então, pesquisar. Acabei encontrando esse vídeo e passei a ver que a opinião do Waldo, que inicialmente parecia muito pretensiosa e prepotente, estava nada mais e nada menos do que certa! Por isso fiquei me perguntando se ele estaria certo sobre o Chico também. :roll:

De qualquer forma, tanto faz. :lol:

Link to comment
Share on other sites

E também não sabemos se a opinião dele (e dessas outras pessoas) sobre o Sai Baba está certa realmente. Tem muita gente boa que realmente acredita que o cara é realmente quem diz ser. Eu mesmo conheço um cara (a quem eu dou muita credibilidade) que diz que o Sai Baba realmente é um espírito elevadíssimo.

Sei lá...

Agora me pergunto se o Sai Baba fazia isso com boas intenções. Será que ele fazia isso pra consolar a população? (modo teorias da conspiração ON. Percebendo semelhanças com a dúvida de Chico Xavier...) Õ.õ

Link to comment
Share on other sites

Acho que enganar não é o melhor metodo de consolar.

Mas talvez ele faça realmente estas coisas miraculosas, só acho dificil.

E a questão do Chico, não sabemos se ele mentiu ou exagerou alguma vez,mas talvez se alguem fosse o ver e quisesse a psicografia de algum espirito e ele viu que a pessoa precisava muito desta psicografia,talvez ele possa ter forjado alguma.

Paz e Luz :D:D

Link to comment
Share on other sites

Acho que enganar não é o melhor metodo de consolar.

Mas talvez ele faça realmente estas coisas miraculosas, só acho dificil.

E a questão do Chico, não sabemos se ele mentiu ou exagerou alguma vez,mas talvez se alguem fosse o ver e quisesse a psicografia de algum espirito e ele viu que a pessoa precisava muito desta psicografia,talvez ele possa ter forjado alguma.

Paz e Luz :D:D

Se tivesse feito isso teria ido contra a doutrina Espírita, que diz que todos nós temos que enfrentar nossos fardos pois eles fazem parte do processo de evolução do espírito. Um mentor (e o Chico é um mentor, para muitos) não mentiria para consolar. O consolo vem de aceitar as adversidades, não em diminui-las.

Chico, como o maior divulgador do Espiritismo no Brasil, não iria contra a doutrina que sempre pregou.

Link to comment
Share on other sites

Acho que enganar não é o melhor metodo de consolar.

Mas talvez ele faça realmente estas coisas miraculosas, só acho dificil.

E a questão do Chico, não sabemos se ele mentiu ou exagerou alguma vez,mas talvez se alguem fosse o ver e quisesse a psicografia de algum espirito e ele viu que a pessoa precisava muito desta psicografia,talvez ele possa ter forjado alguma.

Paz e Luz :D:D

Se tivesse feito isso teria ido contra a doutrina Espírita, que diz que todos nós temos que enfrentar nossos fardos pois eles fazem parte do processo de evolução do espírito. Um mentor (e o Chico é um mentor, para muitos) não mentiria para consolar. O consolo vem de aceitar as adversidades, não em diminui-las.

Chico, como o maior divulgador do Espiritismo no Brasil, não iria contra a doutrina que sempre pregou.

Por isso tenho fé que ele nunca fez isso,foi apenas uma possibilidade,levando em conta o waldo vieira.

Paz e Luz :D:D

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao assunto de Sai Baba, por coincidencia ou não,estava procurando livros sobre Reiki , quando me deparo com livros de Sai Baba.

Aqui está um deles sobre Dharma, para aqueles que querem estudar mais sobre esta incognita dele ser ou não a encarnação de Vishnu.

http://www.4shared.com/document/7-IDPMzK/Dharma.html

Para mais alguns livros é só entrar na conta deste monges urbanos clicar em livros/espiritualistas/sai baba.

Paz e Luz :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Sai Baba é uma das figuras mais contraditórias do misticismo indiano.

Teve um boom rápido devido a alguns fenômenos de parapsiquismo e dizer-se reencarnação do guru Shirdi Sai Baba. Na Índia existe muita devoção cega e não se entende nada sobre fenômenos parapsiquicos. Se o sujeito causa algum efeito físico ou cura já é alçado ao nível de guru,avatar...

Sai Baba costuma comparar-se a Krishna e a Jesus Cristo.

Sai Baba incita a devoção cega à pessoa dele e parece aproveitar-se disso. A verdade é que vive de doações e conseguiu uma fortuna de milhões. Tem muita influência no poder judiciário indiano e até política.

O fato é que o cara já foi desmascarado por ínumeros ex-ajudantes, está ligado a muitos processos de abuso sexual e principalmente pedofilia. O principal processo é um que trata do assassinato de algumas pessoas dentro do seu centro, foi abafado.

Os processos costumam ser abafados pela justiça indiana que não parece ser melhor que a nossa.

Parece que o homem não conseguiu lidar bem com o celibato... Em compensação mandou fazer estatuas de ouro dele com peso real. E lembrar que Jesus Cristo (modelo de desapego para muitos) dizia para as pessoas se livrarem de todos os bens...

Vejamos mais gente por aqui como Chico Xavier, Arigó... todos trabalhando o dia inteiro pelos outros e recusando todas as doações, vivendo com o rudimentar, sem luxos.

Vejamos algumas fraudes vergonhosas do avatar: http://www.youtube.com/watch?v=Yblhsr1O4IQ

Porque um AVATAR iria enganar a galera desse jeito ?

Também há dezenas de sites de pessoas que foram abusadas por Sai, querendo justiça, linko o principal : http://saibabaexposed.blogspot.com/

Ademais muitos projetores astrais tem tido e tiveram péssimas experiências com Sai Baba. Passo o link de uma entrevista com um relato de um projetor veterano que levou pau do Sai Baba no astral sem motivo, ele não põe o nome explícito para não ser processado, mas basta ler duas linhas no livro dele que dá pra saber quem é :

http://www.mestresanakhan.com.br/home/entrevista.asp

O homem é mau e da pesada, eu que não meto minha mão nessa cumbuca.

Discernimento e paz galera.

Link to comment
Share on other sites

Temos que levar em consideração ai o fator humano da coisa. Mesmo que ele fosse re-encarnação de alguém, ou que tivesse realmente alguma mediunidade, ele esta sujeito as tentações e fraquezas que todos nós temos. No livro Caminho da Luz, conta sobre espíritos que vieram com a missão de fazer coisas grandiosa, e se deixaram levar pelos mais variados desejos humanos. uma coisa que pode ter acontecido com esse Baba sei la das quantas, foi isso, ele até poderia ter uma missão, mas a fama falou mais que a razão, e para conseguir chamar mais atenção, criou fraudes, coisa que ele não precisava fazer. Claro que ele pode até ter sido um charlatão com boas intenções desde o início. Mas mesmo que não fosse, se tornou por pura vaidade. Afinal de contas, ele é só um ser humano como nós! Quem de nós, algum dia por pura vaidade, não cometeu uma besteira, por menos que seja. Não sei muito sobre esse Baba sei la das quantas, mas sei que ele vive fazendo caridade por ia. Apesar de seus erros, tambem não devemos desmerecer o que ele já fez e ainda pode vir a fazer de bom. Nessas horas, a gente coloca em pauta os ensinamentos de Jesus. Em uma ocasião ele iam apedreja a mulher da vida lá... o que ele disse? Quem acertar na cabeça ganha 10 pontos? Ou... Quem nunca errou, que atire a primeira pedra?

Link to comment
Share on other sites

Abusar de crianças não é algo tolerável . Sai Baba fez isso.

Matar dentro do ashram não é algo que se possa aceitar. Ele também o fez.

Há muita gente que foi enganada nessa história toda amigo. Muitas chantagens, inclusive usando de seus poderes parapsiquicos para amedrontar os que clamam por justiça.

Sugiro aos colegas que vejam os links postados no post anterior. É grave o que esse cara fez, mas julguem depois de analisar os fatos não porque alguém diz.

Link to comment
Share on other sites

Tbm não acredito na espiritualidade evoluída dele...

O que o proclo relatou eu tbm já ouvi falar...

Não duvido que ele tenha seus poderes parapsíquicos (o que muitos tbm possuem), porém, o fato de tê-los, não o faz evoluído espiritualmente.

Eu não ponho minha mão no fogo por ele... :x

Gente...nada a ver comparar o Chico com Sai baba né...

Link to comment
Share on other sites

Pouco conheço desse aí mas no vídeo que o proclo indicou, posso constatar que o cara sai baba literalmente, que nojo, ele "vomita" uma bolota dourada e se baba todo ( pra mim é charlatanisse). E se for real isso de abusos e assassinato, "palavrão".

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...