Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

OS GNOSTICOS SAO ARROGANTES?


Recommended Posts

Pessoal, tem uma coisa que me atormenta MUITO!

Eu nao lembro se já criei algum topico sobre isso...

É o seguinte... Conheci a viagem astral através da Gnose, qcho que é sensacional... Vc faz os exercícios e se sente super leve e tudo...

Eu participava de umas aulas onde todo mundo entrava num chat a ficava um cara falando... EU achava ele tao arrogante... Tao chato...

TIpo as vezes eu perguntava umas coisas e ele respondia todo cheio de si!

E eu fiquei com medo de ficar desse jeito que eu acho um jeito feio de ser e parei de ouvir esse chat...

Até a forma como esse Samael escreve... Ele sempre escreve "é óbvio" "logicamente"... e sempre trata algumas pessoas que não são da Gnose como se fossem uns merdas... Sei lá...

TIpo... Tanto trabalho pra eliminar o ego e ficar ASSIM???

Alguem tem alguma opinião sobre o assunto???

Eu antes de encontrar o GVA frequentava um ning de gnose... Meu Deus que forum desconfortável era aquele!

Eu lembro que o pessoal dizia que eu era SPAM porque meu nome estava Lara Antabi ROncatti e todo mundo tinha uns nomes tipo Ashka Shotoraan

Sei la... Nada contra quem muda os nomes pra esses nomes estranhos... Mas o povo de um forum de gnose, cujo principio é eliminar o ego, ficar me julgando e mandando mensagens feias porque eu coloquei meu nome VERDADEIRO?

É uma loucura!

Link to comment
Share on other sites

É dificil falar do Samael,tambem conheci a Projeção atraves deste gnoticismo samaelista, mas eu acabei parando de ler seus livros inclusive pela arrogancia e pelo preconceito (principalmente preconceito), sem contar que ele manda meditar por 8 horas diarias :o:o .

Se quiserem aprender sobre o (outro) gnoticismo, é só ler o Pistis Sophia, os escritos do grande mestre Simão o Mago. Os Naasenos - ou Ophitas -que foram os (verdadeiros ou chamem como quiser) gnósticos, muitas ordens gnosticas tiveram raizes apartir de lá, como a Fraternitas Rosicruiana Antiqua, Ordo Baphometis, Fraternitas Saturni, etc, etc

Eu não sei muito do assunto e nem quero criticar os gnosticos que me ajudaram, mas pelo que eu descobri existem varias divirgencias ,como: no gnosticismo Javé - ou Jeová - sempre foi o demônio criador da materia. E o Samael dizia que Jeová era seu mestre, bom muitas divirgencias e etc..

Paz :)

Link to comment
Share on other sites

A Gnose de Samael é frequentemente associada à seitas anti-cristo. Nada tão objetivo, mas pelo fato deles serem anti ego mas alimentarem exatamente o ego, (no sentido egoísta mesmo) de si próprios e de seus membros, sendo assim verdadeiros Anti-Cristos (anti a chama trina, contra o cristo interno em cada um, ascencionado, individualidade) e algumas vezes contra a própria evolução harmoniosa do globo Terra e seus reinos (quando ensina por exemplo, a subjulgar e escravizar reinos inferiores, como os vegetais, animais e até mesmo algumas formas elementais). A Verdadeira Gnose, quando se trata de Conhecimento Primário e Universal, refere-se à Sabedoria Iniciática das Idades, ou Teosofia, que é o conhecimento de Re-ligare (Religião), ou, tornar-se UM com o Pai Criador, com o Deus que habita em cada um de nós. Assim, o Vinícius foi feliz em mencionar o Pistis Sophia, um dos tratados deste conhecimento tão antigo, sagrado e oculto. Um dos porque Helena Petrovna Blavatsky deu-nos um apanhado muito grande do que ela trouxe consigo como Ser quando encarnou na Terra em 1800 e pouco, e também em suas diversas viagens pelo mundo estudando e comprarando as religiões, quando então fundou a Sociedade Teosófica que dura até hoje.

Antes que possa parecer, quero deixar claro que não quero dizer com isso que a Sociedade Teosófica é "melhor" que a Gnose. Não há melhor nem pior quando se busca a Verdade, pois a Verdade não pertence a uma instituição, e sim a todos que por ela buscam, e quando eu disse algo sobre a Gnose, quero dizer que tirei minhas conclusões sobre o que conheci de alguns membros, e juntei com o que vocês aqui também conheceram sobre alguns membros, mas que isso pode significar uma infeliz coincidência: não podemos julgar a Religião, pelos religiosos, o Templo, pelo membros, nem uma Ordem por seus constituintes. É uma associação inevitável, mas, pode ser uma infeliz coincidência. Lembrem, Não há religião superior à Verdade e a VERDADE é uma busca individual. As escolas iniciáticas apenas nos ajudam a manter o caminho...mas nem sempre...

Link to comment
Share on other sites

Fala ae gente tudo bem? qt tempo...

Pow Lara, concordo contigo. Nunca gostei do tom das mensagens de Samael.

Qria ter embasamento melhor (e mais tempo util) para enfaticamente versar sobre essa dicotomia: aprendiz x aprendizado, adepto x conhecimento.

Nas mensagens e nas tecnicas de samael, tem mts coisas uteis. Existem coisas q eu uso até hoje. porem (nao qrendo suavizar o lado do samael) eu vejo ele saturado das coisas q acontecem na humanidade. Sabe akele pai q repreende o filho por ter errado pela 538ª vez, que ja ta cansado de repetir os mesmo ensinamentos.

QRO RESSALTAR Q ESTA EH MINHA VISAO, DO PERIODO EM Q MT LIA SOBRE A GNOSE. FICAREI IMENSAMENTE FELIZ, SE ALGUEM COM PROFUNDO CONHECIMENTO DE GNOSE POSSA ME MOSTRAR O CONTRARIO.

Enfim, Acredito q isso sempre vai existir. A felicidade de "estar no caminho" tentar sobrepujar o ego. eu vejo q o erro ae reside qd essa felicidade tenta sobrepujar o ego alheio.

Contudo, essa percepcao de arrogancia e prepotencia por parte de Samael e seus discipulos, ao meu ver reside ae. Entretanto, qro deixar claro, q n estou rotulando todos os gnosticos. Porem, refiro aos gnosticos q eu encontrei nessa minha curta caminhada. Q tb vejo, q tem certa similiaridade qt a outras opinioes postadas aki.

Lara, gostei do topico! qual eh o proximo assunto polemico?

Estava com saudades deste cantinho aki.

Abracos a todos

PS: ae coloquei o cachorro do preto velho no meu avatar! =p

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal, boa noite a todos!

Olha, eu não gosto de julgar ninguém e nenhuma instituição, até porque ninguém é perfeito. Mas o pouco que conheci da gnose no Brasil não me inspira muita confiança.Duas das minhas irmãs frequentaram o Movimento Gnóstico e um irmão ainda frequenta. O que posso dizer? A época em que eles mais frequentaram o movimento a uns 14 anos atrás foi uma das mais "críticas" em nossa casa. Eles viviam como se o mundo estivesse prestes a se acabar, não se tinha liberdade para falar de quase nada, principalmente outros caminhos espirituais. Quando eu tentava conversar sobre qualquer coisa esotérica ou próximo disso com eles, ouvia não raro a resposta " Você só vai mesmo saber a Verdade se frequentar o Movimento." Felizmente com o tempo eles foram tornando-se mais moderados e as minhas irmãs saíram logo de lá, pois uma delas já estava sendo criticada por outros membros por não ter largado a faculdade. Isso pra não dizer coisas piores que comentaram na época, que prefiro nem contar.

Bem, acredito que existem movimentos Gnósticos sérios e íntegros no nosso país, que respeitam o indivíduo e passam conhecimentos. Não quero criticar aqui a Gnose em si, só quero que as pessoas reflitam antes de entrarem em instituições ( muitas vezes por desespero) que possam pôr seus valores em risco por ideias com as quais elas nem se identificam.

Link to comment
Share on other sites

Eu também tenho probleminha com a gnose samaelista. Nem falo que todos os gnósticos são arrogantes, porque conheço um ou outro que não me permitem generalizar, mas eu não simpatizo nem um pouco, nem um pouquinho, com as idéias deles. Você pode perfeitamente "seguir" a Gnose, fazer as práticas deles, e isso ajudar no seu crescimento.

Assim como em todos os lugares, tem pontos positivos, que ajudam no amadurecimento, e tem pontos esquisitos, que acabam atrapalhando quem não alimenta o discernimento.

E colocar as práticas gnósticas (magia sexual branca, como eles chamam), num pedestal, como se fosse a única forma de se elevar... isso me incomoda a lot!

Eu prefiro ficar estudando outras fontes, mais por sintonia com isso do que por qualquer outra coisa.

Link to comment
Share on other sites

Martyn!

Tira a foto do DEMO dai hauhauHAUhAuHUAhAHuHAuA

Nossa... Quando e fiz esse tópico achei que todo mundo ia me esculaxar!!!!!

Bianquita a senhor cachorro do preto velho!

E todos os outros...

Tem como indicar sites confiáveis sobre "Pistis Sophia"?

Eu não tenho a menor idéia do que é isso!

O estranho é que eu me sinto MUITO bem quando estudo Gnose... Muito mesmo... Pors que não conhecem... Vale a pena conhecer... EU acho um lindo estudo mas é só a forma como o Samael impoem a opinião dele que não me agrada...

Também conheço gnósticos que são uns amores... Mas a maioria dos que eu conheço que são uns amores largaram a Gnose!

Vou criar outro tópico polêmico sobre igreja evangélica!

CADE OS DEFENSORES DA GNOSE?

Link to comment
Share on other sites

Ô pessoal! Mente aberta, mente aberta! É o que o Martin disse, somos universalistas e espiritualistas! Ninguém aqui disse que a Gnose não é boa, apenas o Rfernandes mencionou não se sentir muito afim, muito à vontade com as técnicas deles, só isso! Mas JAMAIS que o ensinamento é precário, pelo contrário, ficou claro que todos aqui pudemos aprender um pouco com esta escola, tirar seu lado bom (como todas têm lado bom e ruim). O Caminho é feito pelo caminhante, ao andar, não pelas ordens ou instituições. O que mencionamos aqui foram nossas opiniões sobre os Gnósticos, humanos, sujeitos a equívocos, como qualquer um de nós e não sobre a Gnose. Sacaram a diferença? Queria que o Israel pudesse ver este tópico, ele é gnóstico e iria ajudar-nos a olhar as exceções.

Link to comment
Share on other sites

Em uma conversa com gnosticos eles dizem que gnostico (da gnose de samael) não pode ter filhos, para não derramar o calice de hermes (ejacular), bom então com explicar os 3 filhos que samael teve? Será que foi do urso? rsrs

Então se o filho do homem é pecado, eles próprios são uma profanação de Deus por terem nascido na carne, uma criatura sem salvação, por culpa de seus pais que o trouxeram à vida?

Link to comment
Share on other sites

Bianca, é uma coisa realmente à se pensar, a primeira coisa que me fez duvidar de samael foi a auto-intitulação dele com o "Avatara da Era de Aquario", como o cristo da nova era, a gnose passa o verdadeiro ensinamento para a auto-iluminação, porém o grande problema, é que a mesma passa todo o conhecimento para qualquer pessoa, mesmo sem a mesma está preparada para tal, e isso acaba prejudicando muito a evoluçao delas, que acabam desiludidas com o mundo místico, ou até mesmo bitoladas, conheço pessoas que passaram anos na gnose e hoje são evangelicas :::: . Triste não? :

Ja fui gnostico então acho que tenho conceito para dizer que a gnose samaeliana não é boa, o pessoal que segue o movimento "a risca", ficam bitolados, não conseguem mentir, não gostam de fazer amizades com medo do temido "carma". Acho que a gnose de samael não seja uma boa para estudo, seria melhor pegar o pistis sophia treinar projeção astral e estudar por conta própia no astral, e pedir informação a quem realmente entende.

É isso.

Link to comment
Share on other sites

De certa forma, até pode ser uma coisa interessante a se pensar, por um determinado ponto de vista, mas não de forma tão radical, pois, tais métodos de comportamento não são ainda para a humanidade em que atualmente vivemos. Não estamos preparados para abarcar um modo de vida este jeito, portanto, os gnósticos que seguem à risca acabam ficando à margem, alheios a esse modelo de sociedade. E como seus corpos sutis e MORAL também não estão preparados, realmente, isso prejudica sua própria evolução. É uma tristeza a se constatar, algo tão bom, feito de maneira equivocada. Infelizmente, o conhecimento gnóstico lançado a qualquer cidadão é como comparar lançar pérolas aos porcos, infelizmente.

Link to comment
Share on other sites

E ah, interessante. "Avatara da Era de Aquário".

Muito interessante. Já vi surgir no mínimo uns três!

1- O Samael se intitulou como tal;

2- Os seguidores do Professor JHS, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, o reconhecem como tal;

3- O Espiritismo não aponta ninguém, mas SE intitula como tal, considerando-se o CONSOLADOR PROMETIDO.

4- Muitos seguidores de pensamentos UNIVERSALISTAS e adeptos aos ensinamentos da GRANDE FRATERNIDADE BRANCA mencionam Maytréia como o Avatara da Era de Aquário, sendo este, não encarnado e sim mantendo influência sutil nas consciências que estão aptas a ingressarem no nível vibracional do Terceiro Milênio.

OU SEJA,

O Avatara da Era de Aquário não é este ou aquele, e sim TODOS NÓS, influenciados e despertados por Samael, JHS, pelo Espiritismo e por tantos outros, que nos trouxeram (e trazem) à superfície da consciência cósmica, permitindo-nos respirar e ver o mundo por nós mesmos, e então formarmos juntos um NOVO ESTADO DE CONSCIÊNCIA para o Planeta Terra.

O Avatara, somos todos nós, despertando como Seres Crísticos que somos.

Link to comment
Share on other sites

Pessoar, seguinte, eu tive uma experiencia uma vez com a gnose, frequentei um curso de gnosis, dado por por um casal gnóstico, foram acho que 2 meses e vou resumir aqui a impresao que tive e o q aconteceu em tópicos, pra não ficar cansativo de ler:

-O começo do curso, foi muito interessante, com ótimas informaçoes, e a cada fim de aula, eles sempre davam uma p'revia das próximas, pra manter a galera interssada, até ae muito massa;

_Passado meio curso, começaram algumas divergencias relacionadas as religiões dos ali presentes no curso, sendo que banalizaram o espiritismo, assim como outras religioes, como se fossem m*rdas, no meu caso, q sou adepto do espiritismo, me simplificaram com um caso rídiculo que um dia um médium incorporou jesus e que isso nao era possivel, tipo, eles banalizaram de forma rápida qualquer outro ponto de vista;

-Projeção astral, naquela época eu estava tendo bastante experiencias astrais, e até achei q o curso seria até um achado, pra me aprofundar no tema,mas minha conclusão foi q eles tinham muitas teorias e respostas prontas pra tudo, mas na prática, acredito q nem se prejetavam;

-Só me faltaram crucificar, pq eu tinha tatuagens, que isso eh a marca não sei do q, que eu tinha q me arrepender, e ainda por cima sou tatuador, então pra eles eu era tipo um escravo da loja negra;

-Sempre me aconselhando a fazer a tal magia sexual, nunca ejacular, ahã, quero ver na prática se fazem o que dizem...

-O curso começou com umas 30 pessoas, e terminou somente comigo, q parei de ir nos ultimos dias, detalhes bizarros se seucederam depois de minha desistencia do curso, tais quais:

_ A segunda fase do curso seria eu frequentar uma seita gnostica, trajando uma roupa azul e sandalhas, vendidas por eles, foi por ae que parei, me ligavam perguntando pq eu não ia mais, falavam q eu estava desviando do caminho, que eu ia me dar mal , pq agora eu tinha conciencia da verdade e, enfim, pura perseguição...

_O mais bizarro de td, minha namorada, q nem espiritualista eh, teve alguns sonhos com esse casal, onde eles vinham até o nosso studio e começavam a xingar e tal, e detalhe q no sonho eles tinham pés de bode :| , hahaha, bizarro...

_ Sonhei uma vez em q fui levado a um templo gnóstico, onde esse cara do curso me recebeu, ele estava td de preto e tinha a testa protuberante,meio deformado, do mau, e nesse templo haviam varias dancarinas q desciam do teto , meio dança indianda sei la, com uma musica hipnótica, e uma mesa de jantar com muitas pessoas hipnotizadas sentadas, td muito estranho...

Fica aqui minha experiencia, não estou criticando a gnose, apenas relatando o que me aconteceu!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Então, se levar em conta esses sonhos, sim, sabem se projetar, e com fins nada elevados, esqueci de comentar outra coisa tb, certo dia, isso aqui mesmo, no físico, ja era fim de tarde, minha namorada estava arrumando a vitrine e quando olha pra rua, estava o casal, olhando fixamente pro studio, e ela até tentou cumprimentar, as eles ficarm tipo, uns minutos estáticos, olhando fixos, e tchamtchamtcharam, vcspodem não acreditar, mas eu estava la dentro, tatuando um cliente, qdo do nada minha fonte para de funcionar por alguns minutos, e eu só fui saber do fato pela minha namorada, bem depois q o cliente foi embora, qdo ela cmentou isso, foi muito coincidencia, ou não, enfim, estraaaanho!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...