Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Curso do iipc


Recommended Posts

Oi gostaria de saber se alguém aqui já deixou o iipc, se já gostaria de saber o motivo.

Estou pensando em estudar no iipc ou pelo menos ler alguns livro, mas estou um pouco assustado com a forma que o Waldo Vieira enxerga as religiões e Jesus, Buda, Kardec e o espiritismo. :(

Se você só teve experiência boas comente ai também para eu me animar, estou bastante interessado na Conscienciologia. :)

Link to comment
Share on other sites

Do mesmo modo que há comentários pró IIPC, há comentários contra. Aqui mesmo no forum, você vai encontrar defensores e atacantes. Acredito que cada opinião tem seu relativo peso, mas, não é a SUA opinião. Existem milhares de variáveis para uma pessoa formar uma opinião sobre algo ou alguém, ninguém é igual à ninguém. Nesse caso, é necessário tirar suas próprias conclusões.

Se o assunto é projeção e parapsiquismo, de literatura racional e objetiva, os livros que o Waldo escreveu e toda a proposta da conscienciologia são mais que válidos. Agora se você não quer uma abordagem científica, existem outros N autores, espíritas, gnósticos, budistas, mulçumanos, cristãos, etc.

Espiritualidade, no geral, na minha opinião, é uma área como qualquer outra. Vivenciamos a matemática, física e a química do mesmo modo que vivenciamos a espiritualidade no dia-a-dia e nem por isso enchemos de coisas místicas e divindades. Ponderação é a palavra-chave.

O que você acha errado na pesquisa do Waldo? Ele falar mal de Jesus? Falar mal do espiritismo? Falar mal sobre seja lá o que for... E o que você acha certo na pesquisa dele? Será que se colocar na balança, toda a pesquisa dele no âmbito da conscienciologia foi anulada?

Vou dar meu exemplo.

Vim de uma criação católica e em 2007 comecei a realmente estudar espiritualidade. Passei pelo tantrismo, xamanismo, paganismo, budismo e finalmente cheguei aonde estou hoje que é o universalismo. Conheci o IIPC e a conscienciologia pelo iva a quase 2 anos e desde então frequento o iipc, faço cursos, tenho a minha biblioteca especializada, pesquiso, experimento, etc... Estou longe de "abandonar" pois a conscienciologia não é uma religião pra mim.. é uma orientação. Eu faço valer o princípio da descrença. Há quem diga que esse princípio da descrença é uma religião ou seita... Esses infelizmente aceitam tudo o que lhe falam sem pestanejar.

Claro que sem radicalismos. Se um físico nuclear falar que o átomo se divide eu não vou virar físico só para particionar o átomo e experimentar se aquilo funciona ou não. Estou me referindo àquilo que tem influência direta na sua e na vida daqueles que o cercam.

A religião é um bom exemplo. No cristianismo, a salvação é atribuída a Cristo. No islamismo, a Alá.. e por ai vai. Sabendo que a projeção da consciência é um meio para desvendar todos esses mistérios, por que não experimentar? Saia do corpo e veja como tudo isso funciona...

Veja o que acontece quando morremos, converse com aqueles que já morreram, veja o ponto de vista deles, veja se Cristo estará esperando você sentado no tribunal para julgar seus erros e levar você à "glória" ou ao tormento eternos. Veja suas vidas passadas, converse com sua família espiritual. Acabe com o mito da vida única pregada na maioria das seitas cristãs. Prove a você que clarevidência não é um DOM de DEUS para pessoas especiais. Tenha suas provas, elas são intransferíveis e muito mais enriquecedoras que sermões de homens da religião que dizem que você vai pro inferno se você se masturbar, usar camisinha ou não bater a cabeça 20x no chão às 5 da manhã.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que toda busca de conhecimento é válida, desde que vc use discernimento e equilíbrio. A teoria lhe servirá de base, para que faça suas próprias experiências, e tire suas próprias conclusões...

O Waldo (como todos nós) ainda tem defeitos... mas isso não tira o mérito do eficiente trabalho que ele vem fazendo acerca da espiritualidade.

abç!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, muita gente fala mal, bem, mais ou menos e por aí vai.

Geralmente vejo muita gente do espiritismo que não gosta do Waldo Vieira, certamente pelas suas colocações em relação à Chico Xavier. Muitos dizem que ele está passando por um processo de obsessão espiritual, outros falam da questão egóica, outros dizem que o IIPC prioriza lucros, etc.

Meu ponto de vista é o seguinte:

O Waldo Vieira, é sem sombra de dúvidas, um dos maiores pesquisadores em projeção astral do mundo. Inclusive o criador da Projeciologia.

Toda a equipe do IIPC, é formada por médicos, engenheiros e outros profissionais.

Ou seja, profissionais que supostamente deveriam ir de encontro a tanta coisa "diferente".

Muita gente questiona o fato do IIPC cobrar pelos seus cursos.

Bom, o Instituto, como outra organização qualquer que funciona em espaços físicos, precisa de renda para manter as suas estruturas, e são várias pelo nosso país e outros países.

Já imaginou, se o Waldo fosse bancar do próprio bolso a luz, água, construção despesas fixas? hja grana!

Então, não é difícil compreender o fato que sejam vendidos livros, cursos, etc.

Bom! siga a sua intuição e boas viagens.

Muita paz,

André Drumond.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Fla ae gente,

Eu nunca fiz nenhum curso do IIPC, mas meu primo fez e gostou. Eu to lendo um livro da conscienciologia, é notório o domínio deles sobre os assuntos ligados ao parapsiquismo, animismo, etc em relação as outras fontes, eles ensinam sem nenhum misticismo e com notável domínio sobre o assunto.

Tbm n gosto das críticas destrutivas que o waldo faz a outras crenças, porém isso pode ser relevado diante do trabalho em q ele vem fazendo.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Nossa kra tem certeza que o Waldo saiu do IIPC?

Realmente essa questão do dinheiro sempre me deixou mto bolado com IIPC. Por isso que admiro o trabalho que fazem aqui. Mas a pesquisa deles é mto boa, não vi até agora ninguém que faz um trabalho como a profundidade dos deles. Eu to lendo um livro deles, Autoconsciência e Multidimensionalidade da Dulce Daou. A abordagem deles é mto boa sobre parafenomenologia, parapsiquismo nunca vi nada comparado. Por isso que acho que vale a pena fazer o curso....agora se eles visam dinheiro é outra coisa n tenho como afirmar, é uma pena vivermos numa sociedade materialista.

Link to comment
Share on other sites

Em tese, o Waldo não saiu do IIPC, logo após o projeto do CEAEC ficar pronto, ele delegou a responsabilidade do IIPC à outros. Do mesmo modo com as outras ICs (instituições conscienciocêntricas).

Com relação a saída dos "famosos", acho completamente equivocado criar opiniões à partir de outras. Se esses famosos saíram foi devido a experiência deles e de ninguém mais. Assim como existem não-famosos que também saíram e como existem famosos e não-famosos que ainda continuam lá.

Link to comment
Share on other sites

Nossa kra tem certeza que o Waldo saiu do IIPC?

Realmente essa questão do dinheiro sempre me deixou mto bolado com IIPC. Por isso que admiro o trabalho que fazem aqui. Mas a pesquisa deles é mto boa, não vi até agora ninguém que faz um trabalho como a profundidade dos deles. Eu to lendo um livro deles, Autoconsciência e Multidimensionalidade da Dulce Daou. A abordagem deles é mto boa sobre parafenomenologia, parapsiquismo nunca vi nada comparado. Por isso que acho que vale a pena fazer o curso....agora se eles visam dinheiro é outra coisa n tenho como afirmar, é uma pena vivermos numa sociedade materialista.

Gente...eu fico pasmo de ver as pessoas questionarem cobranças de centros, ordens, institutos e etc...

Por mais que o conhecimento seja universal e dado de forma gratuita por Deus, a luz elétrica não é, o telefone não é, a metodologia não é, a comida não é, a disponibilidade de tempo não é, o material de escritório não é, o serviço da atendente não é, e etc...

Eu fico bobo de ainda acharem que algo pode funcionar como mágica, e que a disponibilidade de tempo das pessoas deve ser gratuito. O Waldo come, a secretária dele come, os professores do curso comem, vestem, dormem, viajam, tem filhos...

Link to comment
Share on other sites

Olá meu amigo, isso é uma opnião minha, eu acho que tudo que provém da espiritualidade vira comercio, vira negocio, não é bom, Os centro Espiritas não cobram nada pelos ensinamentos, o centro Espiritualista também não cobra nada, todos que ajudam tem seus trabalhos e suas formas de ganhar a vida, portanto não usam a espiritualidade como forma de ganhar a vida.

A Projeciologia virou comercio, como muitos pastores da igreja universal.

Quer abrir um centro ou grupo de estudos? Sobreviva com o que tem ou com doações, é bem mais espirituoso do que cobrar pelos ensinamentos.

É isso.

Link to comment
Share on other sites

Olá meu amigo, isso é uma opnião minha, eu acho que tudo que provém da espiritualidade vira comercio, vira negocio, não é bom, Os centro Espiritas não cobram nada pelos ensinamentos, o centro Espiritualista também não cobra nada, todos que ajudam tem seus trabalhos e suas formas de ganhar a vida, portanto não usam a espiritualidade como forma de ganhar a vida.

A Projeciologia virou comercio, como muitos pastores da igreja universal.

Quer abrir um centro ou grupo de estudos? Sobreviva com o que tem ou com doações, é bem mais espirituoso do que cobrar pelos ensinamentos.

É isso.

Discordo que seja como a universal.

A universal EXIGE um percentual da sua renda, seja ela de quanto for, além de oferecer o que...NADA!

Não oferece conhecimento nenhum, estudo nenhum...só gritaria, ostentação e teatro divino.

Estes cursos tem material, funcionam de segunda a sexta (alguns até Sábado), tem conforto, ar condicionado (alguns) e etc...

E além disso...tem preço fixo. Paga quem quer. Quem não quer, tem material gratuito na internet, publicado no site deles, nos fóruns e etc.

Quanto a viver de doações, acho difícil...centros sobrevivem (precariamente) porque oferecem "soluções" para problemas de ordem mais generalizada.

Centros de Umbanda: Problemas pessoais, saúde, limpeza, desobsessão, energia e etc...

Centros Espírita: Passes, mensagens, saúde, energia e etc...

Um centro de projeciologia ofereceria estudos e práticas de projeção: Ou seja, trabalho, e não solução! A quantidade de pessoas que se interessam por isso não é grande...fecharia em muito pouco tempo com cada um dando de 2 a 10 reais por mês.

Sei lá...não acho feio, desde o momento que não perca o foco na espiritualidade, e não vire um simples mecanismo de ganhar dinheiro.

Exemplo: "Promoção!!! Compre um curso de projeção e ganhe um passe magnético!!! E se comprar 3 passes magnéticos, ganhe uma desobsessão!!!" Ai sim seria puro comércio.

Link to comment
Share on other sites

Cobrar por ensinamentos não deixa de ser comercio

Não deixa de ser, mas não é o conhecimento que é vendido, é o serviço. O conhecimento é gratuito, a metodologia (tempo para cria-la), o tempo disponibilizado nas aulas,o material e etc é que são cobrados. O conhecimento em si é gratuito, está disponível em qualquer canto da internet.

E também, não é todo mundo que veio pra ser São Francisco de Assis não...existem níveis de doação. Muitas vezes eu posso doar algumas horas do meu dia para altruísmo, outros podem dedicar dias...outros podem dedicar uma vida inteira, como Chico Xavier e outros.

Mas isso não tira o mérito nem a beleza de nenhum deles.

Link to comment
Share on other sites

Gangrelrj, vejo que entramos num acordo sem precisarmos mudar de opinião, justamente com o que vc falou, não é necessário doar todo o tempo de sua vida para um bem, mais é nescessáraio doar sim, coisa que ninguém no IIPC faz. todos que trabalham lá, na verdade estão ganhando a vida.

Não sei se é necessário doar...quem doa de coração, parabéns, quem não doa, opção...xD

Até porque, ali não é muito espiritualista, é mais científico.

Mas tem também um detalhe: Porque desde a faxineira até o instrutor, tem que ser tudo espiritualizado? Eles precisam de uma atendente, de uma faxineira...porque não contratar uma pessoa que está desempregada para fazer tal serviço?

Sei lá...um instrutor por exemplo: Paga o curso dele (não achei nenhum gratuito até hoje), estuda, trabalha as energias, compila conhecimento e transmite...porque na hora de transmitir, o tempo de dedicação dele tem que ser gratuito?

Se a pessoa também quer se dedicar em tempo integral ao estudo da espiritualidade, ou de algum dom específico (como a projeção), alguém tem que bancar o tempo desse cara...e por ai vai.

Como eu disse...quem está interessado, paga o curso. Quem não está, vem pro fórum, busca no google, porque o conhecimento é gratuito.

Está errado cobrar? Não acho. Está certo cobrar? Não é altruísta, mas não deixa de estar certo, no sentido do serviço prestado, do conforto e da manutenção do local (IPTU, luz, telefone e etc).

Link to comment
Share on other sites

O caso é que se vc tiver dinheiro vc evolui, se não tiver fica na MERDA. rsrsrsrs.

Sou adepto ao Centro Espiritualista no Brasil, não é cobrado NADA por curos, palestras e etc, ninguém entra la pensando em ganhar dinheiro nem quem ensina nem quem aprende, isso pra mim é fundamental, qualquer um pode participar, bastar querer e ter aptidão, pode ser mendigo, pobre ou rico.

Link to comment
Share on other sites

Darius, pode procurar em qualquer centro espírita (local físico, não online) informação com profundidade técnica de graça. Digo isso com conhecimento de causa, as palestras em centro espírita, se não todas, a maioria é voltada à doutrinação, algumas em energia e olhe lá. Agora, se existisse grupos de estudo específico em centros o custo/benefício seria ótimo porque só teriamos de comprar livros, que aliás você deve ser contra a comercialização dos mesmos na área da espiritualidade, né?

Aproveitando, faça sua crítica ao IPPB também, eles possuem base física, cobram palestras, cursos e vendem livros. Mas você não faria devido eles disponibilizarem muitas coisas via internet e serem parceiros do IVA, certo?

O Saulo poderia cair de paraquedas nesse tópico e nos contar os gastos com o IVA na atual circunstância e uma preliminar de quanto gastaria se tivesse uma base física. Porque com certeza ele já deve ter vislumbrado ter uma base física (apesar de sempre dizer o contrário).

Apenas a título de curiosidade, todos os sábados, o IIPC (BRASÍLIA) oferece palestras gratuitas sobre os mais diversos temas... E por incrível que pareça, eles não forçam ninguém a pagar nada.. ao invés disso emprestam livros da biblioteca, tiram as dúvidas mais cabeludas que aparecem, ensinam técnicas, ajudam no que for preciso, etc...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fla ae gente,

Entrando ae no meio do assunto, meu primo fez o curso do IIPC aqui na minha cidade, nenhum dos professores ganhavam nada do curso, eles ensinavam de graça, então tem gente lá sim que faz trabalha voluntário. Tbm acho que quando mistura dinheiro com espiritualidade não dá mto certo. Porém analizando por uma ótica mais realista, eles fazem um trabalho de pesquisa, a dedicação em tempo integral é algo vital, imagina se eles fizessem isso apenas de noite e final de semana? Eles tbm tm laboratórios, tm q fazer manutenção e coisa e tal.

Realmente nesse ponto o dinheiro que é pago pelos cursos ajuda e muito. O conhecimento deles não é todo disponibilizado na internet n, mas eles divulgam sim. Fazendo uma nova análise um monte de lugar te cobra pra te ensinar sobre projeção astral, e não tem 5% da competência deles, na minha opnião vale o preço do conhecimento obtido.

Olímpio, vc já foi na biblioteca deles? Deve de ser show!

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Claro, se interpretarmos a espiritualidade como uma coisa especial, virou comércio sim. Agora se observar a espiritualidade (religião não conta) como uma área como qualquer outra, não virou. Qual a diferença dela para outras áreas de conhecimento? Se você não sabe matemática e quer aprender, você paga um professor. Se não sabe português, você compra um livro ou faz um curso. Por que na espiritualidade, quando você não sabe, você não tem de pagar? É um paradoxo isso.

O interessante e diferencial da espiritualidade é que a ideologia facilita o trabalho com o voluntariado, pegue por exemplo o IIPC e as outras ICs (APEX, ASSINVEXIS, ARACÊ, EVOLUCIN, REAPRENDENTIA, IAC etc), 90% são voluntários. Os 10% restantes estão espalhados em contadores, serviços gerais, marketing e outros.

Ah, da pra falar tanta coisa à respeito. Vamos com calma.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Gente, isso é muito delicado. Eu não tenho realmente uma opinião a respeito; "cobre" ou "não cobre" pelos seus serviços. Mas concordo com o que o Olympio falou no primeiro e último posts, cara, depende do que cada um quer. Beleza, o IIPC cobra, mas como falaram, mantém um laboratório de pesquisas e consegue nos trazer descobertas e informações de qualidade (como qualquer laboratório médico ou científico, por exemplo). Se ficarmos nessa vibe, vamos questionar também os estudos científicos e iríamos julgar as descobertas de "domínio público" e os remédios anti câncer ou qualquer doença não iam ser os mais caros do mundo. Se o IIPC não cobrasse, não iria ter condições de crescer e oferecer metade do conteúdo que oferece, mas quem não quer pagar, olha que beleza o IVA aí, de graça pra gente e com o Saulo sempre presente, dando aquela moral de irmão mais velho para todo mundo, não é mesmo?

Acho que está tudo perfeito e tem espiritualidade para todos os gostos, pra quem prefere um programa completo, e pra quem prefere se intruir sozinho, pela internet, buscando e experimentando. Além das casas de estudo. Resumo: Tem espiritualidade demais, espiritualista de menos. Mil lugares mostram o caminho, pagos ou não, mas de que importa? O caminho é feito ao andar, por cada um. Então, tem sempre um sapato velho para um pé cansado, basta saber para aonde se quer ir.

Link to comment
Share on other sites

Concordo em gênero, número e grau com a Bianca!!! :pal:

Se o IVA tivesse um lugar fixo, com certeza o Saulo teria que cobrar alguma coisa dos cursos e palestras...ou vcs acham que ele iria bancar os custos do bolso dele? Não faz sentido...O Wagner Borges cobra pelos cursos dele (ele tem um espaço para sustentar), e ele não deixar de ser espiritualista, ou vai estar "explorando" a espiritualidade por causa disso...

E depois, se formos parar pra pensar...gastamos dinheiro com tanta coisa que não precisamos, coisas até inúteis....pq não gastar investindo num conhecimento que vai ser muito mais útil?

Não estou defendendo o IIPC, nem nada...só que as pessoas (sem generalizar) reclamam em investir em conhecimento, mas não reclamam de pagar 500,00 num par de tênis, 800,00 num celular, 500,00 numa calça de grife, e assim vai...

Eu gosto de pesquisar na web, estudar sozinha...mas se tiver um curso sobre espiritualidade que me interesse,e que eu ache que vale a pena, mesmo sendo pago, e eu puder pagar...eu faço sim...sem problema!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...