Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Ser religioso ou espiritual?

Recommended Posts

Recebi este texto em e-mail e gostei muito, pena que não tem o autor!

A religião não é apenas uma, são centenas.

A espiritualidade é apenas uma.

A religião é para os que dormem.

A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer, querem ser guiados.

A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.

A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.

A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.

A espiritualidade lhe dá Paz Interior.

A religião fala de pecado e de culpa.

A espiritualidade lhe diz: “aprende com o erro”.

A religião reprime tudo, te faz falso.

A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!

A religião não é Deus.

A espiritualidade é Tudo e portanto é Deus.

A religião inventa.

A espiritualidade descobre.

A religião não indaga nem questiona.

A espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana, é uma organização com regras.

A espiritualidade é Divina, sem regras.

A religião é causa de divisões.

A espiritualidade é causa de União.

A religião lhe busca para que acredite.

A espiritualidade você tem que buscá-la.

A religião segue os preceitos de um livro sagrado.

A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião se alimenta do medo.

A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.

A religião faz viver no pensamento.

A espiritualidade faz Viver na Consciência.

A religião se ocupa com fazer.

A espiritualidade se ocupa com Ser.

A religião alimenta o ego.

A espiritualide nos faz Transcender.

A religião nos faz renunciar ao mundo.

A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.

A religião é adoração.

A espiritualidade é Meditação.

A religião sonha com a glória e com o paraíso.

A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.

A religião vive no passado e no futuro.

A espiritualidade vive no presente.

A religião enclausura nossa memória.

A espiritualidade liberta nossa Consciência.

A religião crê na vida eterna.

A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

A religião promete para depois da morte.

A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

Vou ser totalmente sincero com voce. O texto o é ótimo! É verdade? Sim! Mas entrou um detalhe meio contraditório com a espiritualida: a comparação! A unica vez que eu vi um argumento parecido, foi no filme Bezerra de Menezes, quando ele é convidado para um debate entre materialista e espiritualistas. Ele usou palavras até duras, mas com um fim muito maior de explicação. Como eu disse, o texto é ótimo, mas entrou um pouco de tentativa de superioridade ao fazer as comparações. No final das contas ficou como se fosse um texto alguma religião tentado se impor. Não estou te criticando em momento algum pelo contrário, mas gosto de lembrar que o que, umas das coisas que me aproximou da espiritualidade, foi que eles não criticam a religião dos outros.

Que nada! É super válido seu comentário! :pal:

Vou ser totalmente sincero com voce. O texto o é ótimo! É verdade? Sim! Mas entrou um detalhe meio contraditório com a espiritualida: a comparação! A unica vez que eu vi um argumento parecido, foi no filme Bezerra de Menezes, quando ele é convidado para um debate entre materialista e espiritualistas. Ele usou palavras até duras, mas com um fim muito maior de explicação. Como eu disse, o texto é ótimo, mas entrou um pouco de tentativa de superioridade ao fazer as comparações. No final das contas ficou como se fosse um texto alguma religião tentado se impor. Não estou te criticando em momento algum pelo contrário, mas gosto de lembrar que o que, umas das coisas que me aproximou da espiritualidade, foi que eles não criticam a religião dos outros.

Shyrul, amigo....vc tá bem? Quer que eu chame um médico?... :D:D

É tão raro ver vc falando sério, que a gente até estranha... :shock:

Mas eu concordo com o nosso amigo Shyrul...nada a ver essa comparação...cada um segue aquilo que se sente bem, pois o que importa é estar feliz e poder ajudar as pessoas, independente do caminho...

abç!

Bom dia Saulo,

Quanto mais nos auto-conhecemos mais nos identificamos com essa simplicidade de ver as coisas não é mesmo?

Meu guia espiritual tem falado comigo desde esse fim de semana para eu escrever algo sobre Deus! As idéias estão todas aqui, só que não sento para escrever...acha que só baiano é preguiçoso? :geek:

A idéia é bem parecida com o que você falou aí em cima. Por que colocamos Deus como um ser ou uma energia tão poderosa e distante de nós? Os religiosos passam bons momentos reverenciando-o através de hinos de louvores. Os espiritualistas, muitas vezes, criam terorias mil para explicar a presença dele no universo. Acho que falta um pouco de simplicidade nesta história.

Nós somos Deus! Ora, se acreditamos que somos imortais é porque não temos um criador! Como algo infinito e imortal criou outro algo infinito e imortal como a consciência? Podem chamar de estrela do âmago, centelha divina, (etc) mas Deus está em nós, e é disso que fala o texto acima no final das contas. E quando você acredita nisso e, principalmente, sente isso, tudo modifica!

Ora se você é Deus, todos os outros semelhantes seus são também! As consequencias disso são, ah deixa, fica para o texto que pretendo escrever (se Deus quiser! :D , ou seja, eu mesmo! :D )

abraços!

A religião com o passar do tempo foi sendo deturpada. O sentido usado leva em conta somente a religião "dominante". Por isto falei generalização, pois realmente vi ali uma síntese do cristianismo popular.

Religião provém de religare, que significa religar. Religar quem ao quê? Religar o homem até Deus. Hoje em dia vemos várias religiões que não são religiões, segue a essência que o nosso amigo EAGLE comentou acima.

Uma outra palavra modificada propositadamente foi misticismo. Etmologicamente significa iniciado ou relacionado a uma Escola de Mistérios. Considero como misticismo a busca espiritual (ou de Deus) através da experiência direta ou intuitiva. A projeção astral está dentro das práticas místicas.

A título de curiosidade, espiritualidade é o modo de viver, as atividades, que temos para atingirmos a transcendência. Logo, toda religião, inclusive as que se tanto critica, tem um lado espiritualista.

Complementando o Saulo, devemos saber que não existe um único caminho que leva até Deus. Não existe apenas um único tipo de pessoa. Cada um segue aquele caminho que sente melhor. Se você gosta de orar, ore. Se você gosta de práticas templárias, vá até lá. Se você gosta de viagem astral, projete-se. O que vale é exercitar a espiritualidade. Agora lembre-se que a sua maneira não é a única certa. Ou existe uma única maneira de subir no telhado de uma casa? Existe uma maneira certa de comer um bolo de chocolate com glacê? Alguma é superior a outra?