Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Atividades no plano astral e mental


Recommended Posts

Pelo que entendi, o plano astral não é a morada definitiva para o espírito, mas um espaço onde ele fica depois da morte, para mais tarde voltar a encarnar. Não li ainda muitos livros sobre o assunto. Por enquanto minhas leituras se resumem as obras básicas do Espiritísmo, Nosso Lar e Os Mensageiros do Chixo Xavier, onde descrevem a vida no lado de lá. O que mais me chama a atenção é que os espíritos do plano astral ou estão enfermos ou estão amparando os enfermos.

Gostaria de saber o que mais eles fazem por lá.

Será que o plano astral é o lugar onde os espíritos tratam só da parte emocional?

Ao vencer as coisas emocionais, o espírito parte para o plano mental e não reencarna mais?

Gostaria de algumas referências para estudo, de qualquer doutrina. Em breve continuarei lendo o resto da saga de André Luiz...

Link to comment
Share on other sites

A morada definitiva do espírito não é nem o plano astral, nem o plano físico e nem o plano mental.

Engraçado você citar sobre o lado emocional já que o plano astral tem muito haver com isto, tanto que o corpo astral pode ser chamado de corpo emocional.

Geralmente os espíritas não levam em conta que muitos dos "espíritos" que habitam o plano astral na verdade são cascões. Quando o ser parte para o plano mental, o perispírito fica no plano astral. Alguns seres podem animá-lo, e geralmente o fazem, e, ao fazer isto, tomam todas as características e memórias que estavam impressas ali.

Os "espíritos" que habitam o plano mental também reencarnam.

Link to comment
Share on other sites

Oi Alessandro,

Pelo que entendi, o plano astral não é a morada definitiva para o espírito, mas um espaço onde ele fica depois da morte, para mais tarde voltar a encarnar. Não li ainda muitos livros sobre o assunto. Por enquanto minhas leituras se resumem as obras básicas do Espiritísmo, Nosso Lar e Os Mensageiros do Chixo Xavier, onde descrevem a vida no lado de lá. O que mais me chama a atenção é que os espíritos do plano astral ou estão enfermos ou estão amparando os enfermos.

Gostaria de saber o que mais eles fazem por lá.

Será que o plano astral é o lugar onde os espíritos tratam só da parte emocional?

Ao vencer as coisas emocionais, o espírito parte para o plano mental e não reencarna mais?

Gostaria de algumas referências para estudo, de qualquer doutrina. Em breve continuarei lendo o resto da saga de André Luiz...

Sim, tem muita gente que está enfermo ou amparando os enfermos (trabalhando), mas não sei dizer se é a maioria, pois talvez não tenha atentado ao fato que em Nosso Lar são 6 ministérios, regeneração, auxilio, comunicação, esclarecimento, elevação e união divina, sendo que os 3 primeiros certamente trabalham muito com isso que você disse, mas os 3 ultimos não, e no proprio livro mensageiros, voce vê que tem equipes para trabalhar as capacidades do espírito (André Luiz e Vicente recebem energizações e melhoram a percepção espiritual), equipes especializadas em desencarne, em reencarne, em trabalhar com a segurança das colônias e muitas outras tarefas... basta ficar atento a leitura que você se surpreenderá, portanto sugiro que continue lendo a série "A Vida no plano espiritual" do André Luiz e quando chegar em "evolução em dois mundos" e "mecanismos da mediunidade" (que são dois livros bem técnicos e pesados, caso tenha dificuldade em avançar, pule os dois e continue com os próximos, depois você retorna e a leitura será mais fácil).

Um grande abraço e bons estudos,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

A morada definitiva do espírito não é nem o plano astral, nem o plano físico e nem o plano mental.

Engraçado você citar sobre o lado emocional já que o plano astral tem muito haver com isto, tanto que o corpo astral pode ser chamado de corpo emocional.

Geralmente os espíritas não levam em conta que muitos dos "espíritos" que habitam o plano astral na verdade são cascões.

É verdade Jeff, pois dentro do Espiritismo temos o conceito de como o corpo astral é energético, ele se dissipa quando o espírito já consegue viver em plano mental, portanto pra nós é incoerente esta idéia de cascões e a mesma não aparece em literatura espírita séria.

Quando o ser parte para o plano mental, o perispírito fica no plano astral. Alguns seres podem animá-lo, e geralmente o fazem, e, ao fazer isto, tomam todas as características e memórias que estavam impressas ali.

Por isso que falei literatura espírita séria, pois essa informação contradiz a codificação, uma vez que abre outros ramos evolutivos de seres da criação, sendo que no espiritismo, todos somos espíritos, criados iguais (simples e ignorantes) e com a mesma arvore evolutiva, apenas não somos obrigados a passar pelas mesmas espécies em nossa evolução, mas passamos todos pelas mesmas categorias de seres.

Com relação a memoria também temos aqui outra divergência, esta fica no espírito e mesmo que fosse possível ter contato com um corpo astral desocupado, não haveria como acessar suas memórias, assim como não é possível um espírito ocupar um corpo físco que já morreu (e seu antigo dono o abandonou) e acessar suas memórias.

Os "espíritos" que habitam o plano mental também reencarnam.

Sim, essa informação coincide com o espiritismo, mas eles reencarnam em planetas proprios a seu nível evolutivo, ou então em planetas inferiores (como a terra), mas em carater de missão para auxiliar a humanidade a evoluir mais rapidamente...

Jeff, como o post o alessandro está fazendo um comparativo entre as informações do espiritismo com outras doutrinas e aparentemente ele tem um conhecimento pequeno (dentro do espiritismo sobre o assunto) resolvi ressaltar as divergências da DE com a sua visão (gnose, acho, ou então alguma outra linha ocultista), por isso peço que não tome minhas palavras como afronta ou um duelo de idéias.

Um grande abraço,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

A morada definitiva do espírito não é nem o plano astral, nem o plano físico e nem o plano mental.

Disso estou ciente, pois já li sobre planos mais elevados, que vão muito além do mental. Mesmo assim é interessante comentar isso.

Geralmente os espíritas não levam em conta que muitos dos "espíritos" que habitam o plano astral na verdade são cascões. ... Alguns seres podem animá-lo, e geralmente o fazem, e, ao fazer isto, tomam todas as características e memórias que estavam impressas ali.

Uma vez escutei o filósofo Trigueirinho dizer a mesma coisa. Se não me engano ele disse que o casção é animado por um elemental. Até hoje não entendi isso. Os elementais seriam criações mentais ou espíritos de outra natureza? Por que o espírito não destrói o cascão pra evitar isso? Se for verdade, vejo como uma falha da natureza, por não reciclar o material, assim como acontece com o corpo físico.

Os "espíritos" que habitam o plano mental também reencarnam.

Faz sentido. Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento. Ainda tinha essa dúvida, que agora se foi..

Link to comment
Share on other sites

Oi Alessandro, Sim, tem muita gente que está enfermo ou amparando os enfermos (trabalhando), mas não sei dizer se é a maioria, pois talvez não tenha atentado ao fato que em Nosso Lar são 6 ministérios, regeneração, auxilio, comunicação, esclarecimento, elevação e união divina, sendo que os 3 primeiros certamente trabalham muito com isso que você disse, mas os 3 ultimos não, e no proprio livro mensageiros, voce vê que tem equipes para trabalhar as capacidades do espírito (André Luiz e Vicente recebem energizações e melhoram a percepção espiritual), equipes especializadas em desencarne, em reencarne, em trabalhar com a segurança das colônias e muitas outras tarefas... basta ficar atento a leitura que você se surpreenderá, portanto sugiro que continue lendo a série "A Vida no plano espiritual" do André Luiz e quando chegar em "evolução em dois mundos" e "mecanismos da mediunidade" (que são dois livros bem técnicos e pesados, caso tenha dificuldade em avançar, pule os dois e continue com os próximos, depois você retorna e a leitura será mais fácil). Um grande abraço e bons estudos, Leo.

Lembro dos outros ministérios, mas não lembro de explicarem o que fazem lá, com profundidade. Talvez eu encontre nos livros seguintes.... Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Os "espíritos" que habitam o plano mental também reencarnam.

Sim, essa informação coincide com o espiritismo, mas eles reencarnam em planetas proprios a seu nível evolutivo, ou então em planetas inferiores (como a terra), mas em carater de missão para auxiliar a humanidade a evoluir mais rapidamente...

Jeff, como o post o alessandro está fazendo um comparativo entre as informações do espiritismo com outras doutrinas e aparentemente ele tem um conhecimento pequeno (dentro do espiritismo sobre o assunto) resolvi ressaltar as divergências da DE com a sua visão (gnose, acho, ou então alguma outra linha ocultista), por isso peço que não tome minhas palavras como afronta ou um duelo de idéias.

Um grande abraço,

Leo.

Faz sentido... Isso me fez lembrar o que li sobre os mundos habitados. http://espiritananet.blogspot.com/2008/ ... tados.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...