Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Seria isto um caso de racismo nas aulas de Waldo Vieira ?


Recommended Posts

Não entendo....

A generalização esta em todos os lados nesse tópico......

Além do mais, o JULGAMENTO também está muito presente neste tópico....

Lhes pergunto...

QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR?

Outra coisa que noto é um desafeto com waldo vieira....

Não sei se é o mesmo autor do tópico sobre Waldo x Samael, mas ja ta ficando chato esse tipo de discussão....

No mais, como muitos ja falaram, Waldo é humano como todos nós e ele também erra assim como todos nós erramos.......

Até chico xavier deveria errar, pq waldo não pode?????

Ele é um livre pensador e tem liberdade para falar o que pensa.....

Comparo ele ao Kajuru, comentarista esportivo...

Era o único que falava tudo o que pensava sem medo de cara feia, e até mesmo por isso sempre foi muito criticado e perdeu espaço no cenário da televisão......

Mas reafirmando... Waldo vieira é ser humano e erra como todos nós erramos......

O que não é certo é julgarmos as atitudes dele, antes mesmo de olharmos para nós mesmos....

Paz e Luz.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 50
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bem caro Vini acho que devemos tomar cuidado nesse negócio de não julgar, até para não ficarmos passivos diante de coisas erradas.

Waldo não é perfeito, como qualquer homem tem salvação e faz bastante assistência.

A questão é que quando criticamos não estamos criticando Waldo Vieira o homem, estamos é fazendo observações apenas sobre a forma como ele age, as vezes um pouco agressivo nas palavras.

É evidente que ninguém gosta de ser menosprezado ou ofendido e Waldo justificando que está fazendo impactoterapia muitas vezes pega pesado, a verdade dói.

Ele mesmo sabe o que significa o que ele chama de "estupro evolutivo", que é jogar a verdade na cabeça de quem não está preparado, porém faz isso muitas vezes.

Não devemos julgá-lo até porque não temos condição, podemos sim é fazer observações sobre os atos que a pessoa faz para ela melhorar.

Podemos ver que esses fatos de falar sobre tudo demais incitam a discórdia inútil entre várias correntes de pensamento e ele poderia repensar isso, pois se é assistência o que queremos todos saem perdendo.

Penso que alguém próximo a ele, que ele respeite, deveria ter uma conversa a sério sobre o assunto porque quanto as críticas de blog só tem servido para aumentar a verbosidade dele.

Link to comment
Share on other sites

criticas construtivas são sempre bem vindas , Felipe, agora diga, vc acha que essas criticas daqui são construtivas?

as pessoas daqui tão a dias repetindo as mesma criticas insessantemente, chamando ele de homofobico de anti-semita, tem alguns que tão dizendo que nunca leriam o livro dele, outro entrou no forum só pra criar o topico falando mal do Waldo e nunca mais voltou, então o que vc acha, que são criticas bem intencionadas?

quando se lê uma critica é muito facil saber se ela vem acompanhado de raiva ou não, esse detalhe sempre fica explicito.

Link to comment
Share on other sites

Olhe Mestre (splinter ?? ) :D

Eu gosto muito do trabalho do Waldo, acompanho desde 2005. Conheço a peça, sei de histórias da antiga sobre a figura pois tinha bastante contato com o Vasconcellos até pouco tempo atrás, antes de ele começar a contar coisas privadas, até de intermissivo alheio, coisa que não admito.

No caso sobre judeus ele peca pela generalização, mas o bom entendedor poderá verificar que a intenção não é racista, o que ele fala é sobre política internacional e os conhecidos sistemas de ajuda que há entre judeus no campo das finanças. Nada de novo.

Porém nas mãos de um crítico as afirmações podem ser distorcidas, bem como de uma pessoa que tenha curto entendimento soa como agressões.

Sobre homofóbico acho que não também, o Waldo várias vezes dissertou é sobre a questão de sexualidade e fisiologia e ele pode fazê-lo pois é médico e dentista diplomado. Nunca falou sobre certo e errado nesta questão.

Se quiserem taxar o homem de homofóbico por isso, paciência.

Só o que se pode censurar no sujeito é uma excessiva agressividade no tom, palavras duras, além de suas generalizações grosseiras e superficiais em alguns temas.

Sobre criticar ou não os assuntos, o fórum é para isso e quem não quiser participar de determinada discussão pode silenciar, não penso que deva haver limitação do que entre no debate, pois aí estaríamos limitando a liberdade.

O que não se pode perder de vista é o caráter assistêncial do fórum, que é o ponto onde todos nós podemos entrar em consenso, independente de crenças.

Link to comment
Share on other sites

eu concordo que eles tem direitos de criticar como quizerem, assim, como eu tenho direito de criticar a critica deles, afinal minha intenção e zelar pelo boa harmonia, não se vê raiva nos meus posts, acho que se nós que nao concordamos com o modo como o assunto esta sendo abordado aqui não tivessemos vindo falar isso esse topico estaria muito maior, gerando raiva e magoa pra dar e vender.

Link to comment
Share on other sites

Aplicar um rótulo que designe qualquer forma de preconceito dirigida a grupos de pessoas, indiscriminada e sistematicamente, com a intenção de desqualificar a opinião de outro, simplesmente por este pensar de modo diverso, serve pouco ao debate e acaba desviando o foco do mesmo sem agregar valor algum àquilo que é discutido, além do que inibe a participação de alguns. Melhor centra-se na indagação que foi feita na abertura deste tópico.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tema que inspirou a criação do tópico, a partir da tal tertúlia em que o Waldo faz comentários sobre os judeus...

... Bom de fato na fala dele, abusa-se não só de generalizações, mas também de um certo maniqueísmo na forma de expor a questão judia que acaba suscitando protestos de alguns, o que é compreensível.

Sobre o livro de Henry Ford não tenho o que comentar, pois não o li, porém quanto aos protocolos dos sábios de Sião que descreveriam um suposto projeto de conspiração para que os judeus dominassem o mundo não tem qualquer sustentação e parece ter sido forjado. Neste livro, segundo o Waldo, Ford fala muito dos tais protocolos, e supondo que parte ou totalidade dele se baseie em documentos fajutos fica difícil dar credibilidade as alegações abordadas no livro em questão. De qualquer forma como não li o livro não dá para emitir uma opinião conclusiva, favorável ou desfavoravelmente a obra em questão. Talvez alguém que tenha lido o referido livro poderia dizer algo mais.

Link to comment
Share on other sites

"por Erivelto » 16 Abr 2011, 21:42

Sou da seguinte opinião, palavras são apenas palavras, devemos absorver as palavras edificantes e descartar o que não presta, alem do mais Waldo Vieira não é perfeito ele também tem o direito de errar como todos nós, e um dia ele como nós ira aprender com seus erros, afinal de contas não é para isto que estamos encarnados, aprender com os erros e melhorar ?"

Muitos dizem que isso é preocupante pois Waldo Vieira é um formador de opinião... Bem, um pedagogo não é um formador de opinião? Um chefe de estado não é um formador de opinião? Um pai não é um formador de opinião?

Amigos, deixemos de lado certas declarações de Waldo Vieira, e absorvamos o que é bom!

Waldo, embora não seja das melhores pessoas (sim, fiquei surpreso com esse tópico), fez um trabalho de toda a vida de qualidade, sem dúvida contributivo para todos nós.

Deixe que a vida elimine os preconceitos dele, e vamos eliminar os NOSSOS!

Link to comment
Share on other sites

Claro que ninguém é perfeito, mas devemos buscar a perfeição. Ter o direito de errar não significa também permissividade a que se continue errando eternamente.

Ninguém quer julgar a pessoa Waldo Vieira ou declará-lo persona non grata. Estamos apenas conversando sobre alguns enganos que ele cometeu, bem como em outros tópicos conversaremos sobre suas teorias, acertos... E para isso que existe um grupo de discussões não é mesmo ?

A temática do tópico dizia racismo, pois bem, não vi racismo, apenas uma frases soltas sobre a ganância financeira judáica o que é generalização, mas em geral há até piadas sobre isso e o próprios judeus gostam.

E faz poucos dias Waldo falou muito bem dos judeus em uma tertúlia.

Link to comment
Share on other sites

Também não vi racismo e meu posicionamento neste caso é bem próximo ao exposto acima pelo colega. O Waldo é uma figura polêmica, por conta do que fala e principalmente de como fala o que fala. Necessário é manter o bom senso e focar mais em suas idéias, seja para concordar ou discordar com total liberdade, do que focar quase que exclusivamente em sua pessoa.

Link to comment
Share on other sites

Não consigo enxergar de que forma as seguintes frases não são preconceituosas:

"O judeu jamais será um patriota - ele sempre olha primeiro o processo do bolso."

"E eles dominam a imprensa, eles que censuram as notícias sem falar nada com ninguém. "

"O judeu nunca se interessa pela pessoa, ele se interessa pela mercadoria."

São, todas elas, frases generalizantes. Que atribuem a todo um grupo de pessoas uma característica unicamente por sua origem/religião. O que é isso senão um preconceito? Se eu não conheço alguém, mas digo que essa pessoa "não se interessa pela pessoa, só pela mercadoria" apenas por saber que é judia, não estou prejulgando? Não estou fazendo um conceito prévio, desprovido de análise?

A postura do Waldo é preconceituosa. Não há como fugir. Não se trata apenas de "dizer o que pensa" ou de "expor um ponto de vista". Preconceito e discriminação são coisas diferentes. Mesmo que o Waldo não maltrate pessoas, ainda assim sua opinião é preconceituosa.

Link to comment
Share on other sites

Waldo não é antisemita. Segunda feira mesmo ele ficou 5 minutos exaltando pontos positivos do povo judeu na tertúlia.

Um racista nunca faria isso.

Possivelmente essas frases soltas tenham sido pinçadas a dedo por um crítico de Waldo e retiradas do contexto, sabemos que as edições são maldosas. Nesse caso não temos também nem sequer as fontes.

Penso que essa polêmica infantil não levará ninguém a lugar algum.

Link to comment
Share on other sites

Não é polêmica infantil. Diversas personalidades já foram debatidas aqui no fórum do IVA, receberam críticas e elogios, ataques e defesas. Nomes que vão de Chico Xavier a Jesus Cristo, passando por Samael, Emmanuel, Allan Kardec, entre outros. O próprio trabalho do Saulo já foi discutido aqui, também do Wagner Borges. Por que não se poderia fazer o mesmo com o Waldo? É um ser humano que fez coisas boas e que falhou em várias outras. Está sujeito a críticas e elogios, tem seguidores e detratores.

Se discutir o trabalho e as falhas do Waldo for uma discussão inútil, fazer o mesmo com outros pesquisadores e também com outras personalidades da espiritualidade também seria.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Opiniões aparte segue a minha;

o povo judeu se acha superior as demais raças, não conseguem se misturar com os demais, se você ligar sua televisão e ver o que se passa na palestina você vai constatar o que eu estou dizendo, eles são os únicos que seguem a risca os ensinamentos deixados por DEMIURGO, o chamado Deus do antigo testamento, o verdadeiro DEMONIO.

Não concordou com o meu ponto de vista?

Vamos debater sem agressões

Abraço!

Ok darius vamos conversar.

Quanto ao povo judeu se achar superior às outras raças isso não é exclusividade deles. tem muita gente por ai que se acha melhor do que os outros só porque tem algum conhecimento esoterico. E só para constar nem as escolas esotericas tem consensso sobre diversos assuntos e são várias (Rosa Cruz, Gnose, Espiritismo,Fraternidade Branca, etc.)cada um tem seu proprio jeito e muitas vezes acabam se achando superior aos demais.

E quanto a afirmar que o Deus do antigo testamento é o verdadeiro demonio... Vc diz isso por si mesmo ou foram outros que te disseram? porque nesse mundo material que vivemos somos todos falíveis e ninguem pode afirmar nada. Acho que nao tem nenhum clarividente que consegue ver nem ler nos arquivos akashicos o inicio dos tempos e dizer que o Deus do antigo testamento é o demonio.

enfim onde houver um ser humano envolvido, seja ele encarnado ou não, poderá haver falhas.

Abraços fraternos

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao povo judeu se achar superior às outras raças isso não é exclusividade deles. tem muita gente por ai que se acha melhor do que os outros só porque tem algum conhecimento esoterico.

Exemplo claro disso é o cristianismo e a premissa de que se você seguir, terá glória eterna, caso não, inferno eterno. Quer coisa mais sectarista que essa?

Link to comment
Share on other sites

Por favor pessoal, não tem como negar que Waldo foi generalista no seu texto, isto está explícito!

Generalista sim, quanto ao preconceito, depende.

Sim, fatos históricos abarcam sua linha de raciocínio, mas são fatos ISOLADOS (no sentido de que não estavam todos os judeus envolvidos no fato). Daí cai o preconceito, agora o generalismo ainda matou a questão :lol:

"Exemplo claro disso é o cristianismo e a premissa de que se você seguir, terá glória eterna, caso não, inferno eterno. Quer coisa mais sectarista que essa?"

Tsc Tsc... O ser humano e suas manipulações teológicas :P :P :P

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...