Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Será mesmo que é impossível regredir na evolução?


Recommended Posts

Fla ae gente,

Bom estava lendo alguns tópicos, e me deparei com dois tópicos sobre evolução. Então me veio um pensamento... Segundo a doutrina espírita não podemos regredir na evolução...Porém se analisarmos Hitler por exemplo, o kra é responsável por um holocausto, se é impossível mesmo regredir, imagina oq o kra fez em outra vida? E tbm se todos nós somos obrigados a evoluir, onde fica o livre arbítrio daquele que n quer evoluir?

Não estou aqui criticando a doutrina espírita, gosto mto dela, porém n pude deixar de fazer essas observações

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Quem somos nós para julgar que hitler regrediu ou nao em termos de evolucao espiritual.

Se voce estuda o espiritismo deveria saber que por trás de grandes desastres existem dividas karmicas a serem pagas por aqueles que causam a dor,e por aqueles que sofrem.

Muitas vezes aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado,desse jeito ambos tanto vitima como agressor cumprem sua karma,invertendo papeis em diferentes vidas.

Isso é o que é dito pela doutrina espirita,e pelos espiritos.

Nao estou dizendo que é verdade ou falso,apenas estou repetindo o que eu li.

Leia esse texto sobre "Grupo carmico" relatando a historia karmica por trás do que aconteceu em realengo do Dr julio goelzer que é projetor,clarividente,etc...

http://portalevolucao.blogspot.com/2011 ... rmico.html

Link to comment
Share on other sites

Não sei se me expressei errado...mas peguei hitler apenas como exemplo. Já li um pouco a respeito de karmas coletivos. Entendo mais ou menos, que concerteza algumas pessoas já poderiam ter agredido ele no passado, e que há mtas coisas envolvidas em grandes fatos como esse. Porém...imagina a quantidade de obsessor que ele n tm agora? A questão que quis abordar é...será q tipo no caso dele, n foi uma regressão? Uma coisa é julgar...outra é estudar.

Sm questionamento n há evolução. ele é responsável pela maior quantidades de morte em massa da história. Não há como exemplificar melhor.

Link to comment
Share on other sites

Usei os termos errados,eu quis dizer que sem saber quais sao as encarnaçoes passadas de uma pessoa e o seu karma é dificil voce tirar uma conclusao se algo que aconteceu foi Bom ou ruim.

Em geral o que é dito no espiritismo é que a evolucao de cada ser é observada,ou seja quando ele ja tiver sofrido/passado pelas situacoes necessarias ele vai poder ter uma vida equilibrada.

Nós humanos vemos as coisas como Bom e ruim,más na verdade existem apenas experiencias,evolucao do qual todos irao passar.

Quando voce fala em "regressao" voce ainda esta usando termos humanos de bom ou ruim,e querer classifcar as coisas com a mente humana é muito limitado,voce precisaria ter acesso a muitas informacoes,e a partir disso conseguiria ver que nao existe o "ruim" existe apenas energia se movimentando,e procurando o melhor meio de se equilibrar.

Quando uma pessoa vai la e mata 10 criancas,voce vai julgar como "ruim","errado" é o normal do raciocinio fisico,mais existem muitas implicacoes no mundo espiritual que levaram a tal atitude,no caso o espiritual tem mais importancia do que o fisico em si ou seja voce tirar uma conclusao a partir do fisico sem ser capaz de ver o espiritual é falho.

Isso tudo que falo é teoria,pois nao tenho clarividencia ou a capacidade de acessar o karma ou o plano espiritual.Porem os que tem essa capacidade seguem essa linha de raciocinio.

Baixe o livre Sana khan que voce pode ser encontrado no site: http://www.mestresanakhan.com.br tem varias experiencias interessantes de um Espirito falando sobre a relacao entre o karma e atitudes fisicas.

Link to comment
Share on other sites

Igor, entendi sua posição. Você não quer julgar, apenas entender o processo.

Talvez Hitler não tenha regredido, apenas perdido uma boa chance de sair da condição que já estava antes de encarnar. pense nisso.

realmente n tinha pensado nisso.

Usei os termos errados,eu quis dizer que sem saber quais sao as encarnaçoes passadas de uma pessoa e o seu karma é dificil voce tirar uma conclusao se algo que aconteceu foi Bom ou ruim.

Em geral o que é dito no espiritismo é que a evolucao de cada ser é observada,ou seja quando ele ja tiver sofrido/passado pelas situacoes necessarias ele vai poder ter uma vida equilibrada.

Nós humanos vemos as coisas como Bom e ruim,más na verdade existem apenas experiencias,evolucao do qual todos irao passar.

Quando voce fala em "regressao" voce ainda esta usando termos humanos de bom ou ruim,e querer classifcar as coisas com a mente humana é muito limitado,voce precisaria ter acesso a muitas informacoes,e a partir disso conseguiria ver que nao existe o "ruim" existe apenas energia se movimentando,e procurando o melhor meio de se equilibrar.

Quando uma pessoa vai la e mata 10 criancas,voce vai julgar como "ruim","errado" é o normal do raciocinio fisico,mais existem muitas implicacoes no mundo espiritual que levaram a tal atitude,no caso o espiritual tem mais importancia do que o fisico em si ou seja voce tirar uma conclusao a partir do fisico sem ser capaz de ver o espiritual é falho.

Isso tudo que falo é teoria,pois nao tenho clarividencia ou a capacidade de acessar o karma ou o plano espiritual.Porem os que tem essa capacidade seguem essa linha de raciocinio.

Baixe o livre Sana khan que voce pode ser encontrado no site: http://www.mestresanakhan.com.br tem varias experiencias interessantes de um Espirito falando sobre a relacao entre o karma e atitudes fisicas.

Oq vc flou é verdade, tirar conclusões sem ver o espiritual é falho. Realmente é difícil de analizar sem saber das vidas passadas, vou ler o sana khan, já tenho ele aqui no pc já. Vw pelos esclarecimentos.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Legal o tópico Igor !!

Minha opinião até o momento a esta pergunta é de que, depende mais de como, você percebe o mundo e seus atos !

A lei natural É para todos.

Hitler ou o rapaz do massacre da escola em Realengo não fugiram a esta lei quando desencarnaram.

A principio ao meu ver, como o amigo Aluizio ressaltou, apenas perdeu uma oportunidade de progredir em sua caminhada.

As repercussões das atitudes irão refletir no caminho a evolução.

Por mais perturbadora que possa parecer a afirmação " ja que nossa existência neste planeta é cheia de perturbações " é, o que pode ser considerado certo e errado, aos olhos do alto ?

Se existe a Lei natural a todos, se o livre arbítrio nos foi concedido, não há de se esperar que a punição dos atos venham de outro lugar além do próprio ser que as cometeu, dos reflexos destas ações.

Então talvez não exista retrocesso, talvez estagnação ! Pois nada além do que o ser já tinha consigo foi transmitido.

Obs: Caraca, dei um "Prever" agora para ver como ficou o Post e li os comentários do Pirondi !!

Muito boa reflexão, de maneira muito clara definiu o que eu me esforcei para transcrever aqui :lol::lol::lol:

Mas vou manter meu post mesmo assim !!!

Luz

Link to comment
Share on other sites

Em tese, ninguém regride na evolução pois nenhuma vivência ou conhecimento é perdido.

Só uma ressalva,

...aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado...
Um erro não justifica outro, muito menos vingança... A lei do carma é mais inteligente que isso. Ela não coloca as pessoas para se matarem, ela cria oportunidades de aprendizado e crescimento.

Pela lógica, qualquer ato de violência não alivia carma, pelo contrário, desencadeia outra série de implicações.

À respeito de Hitler... Sem dúvidas, o que ele fez não tem palavras, porém, se observar as qualidades de liderança, oratória, comunicabilidade, manipulação energética, etc... Quando ele der a virada, vai se tornar uma grande personalidade pois se ele conseguiu fazer o que fez para o mal.. imagine o que ele faria para o bem.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado,desse jeito ambos tanto vitima como agressor cumprem sua karma,invertendo papeis em diferentes vidas.

nossa cara que viagem! da onde você tirou isso? pela violência ñ se tira nenhum alivio. O karma se limpa pelas boas ações, exemplo disso são os médiuns.

Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado,desse jeito ambos tanto vitima como agressor cumprem sua karma,invertendo papeis em diferentes vidas.

nossa cara que viagem! da onde você tirou isso? pela violência ñ se tira nenhum alivio. O karma se limpa pelas boas ações, exemplo disso são os médiuns.

Que bom que voce sabe 100% como o karma e o mundo funciona voce poderia escrever um livro entaum,ja que sabe tudo.

O que mais me da raiva é quando alguem le um livro e sai por ai fazendo afirmacoes achando que sabe tudo,sem nunca ter feito uma viagem astral ou ter tido contato com o mundo espiritual.

Se voce reparar em ambos textos que eu escrevi eu disse isso aqui sao "Teorias" e coisas que eu li de outras pessoas que tem clarividencia,pois nao tenho acesso ao mundo espiritual para confirmar como as coisas funcionam.

É preciso superar o ego humano de querer achar que sabe tudo pra impressionar os outros,e se tornar uma chicara vazia.

Link to comment
Share on other sites

Em tese, ninguém regride na evolução pois nenhuma vivência ou conhecimento é perdido.

Só uma ressalva,

...aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado...
Um erro não justifica outro, muito menos vingança... A lei do carma é mais inteligente que isso. Ela não coloca as pessoas para se matarem, ela cria oportunidades de aprendizado e crescimento.

Pela lógica, qualquer ato de violência não alivia carma, pelo contrário, desencadeia outra série de implicações.

À respeito de Hitler... Sem dúvidas, o que ele fez não tem palavras, porém, se observar as qualidades de liderança, oratória, comunicabilidade, manipulação energética, etc... Quando ele der a virada, vai se tornar uma grande personalidade pois se ele conseguiu fazer o que fez para o mal.. imagine o que ele faria para o bem.

Abraços.

Concordo plenamente com o Olympio.

Uma orelhada minha: Quando é dito que não se regride, é nesse sentido mesmo...do conhecimento adquirido não ser perdido. E o que não regride é nosso Eu Superior, mas os outros corpos podem cair sim...

Agora, quando leio que algo como o holocausto provavelmente foi "uma dádiva" eu chego a ter tique-tique nervoso por aqui...

Esse para mim é o maior exemplo de deturpação da Lei do Carma, e o quanto é mal compreendido...

Link to comment
Share on other sites

Fala Grangel

Sério que alguém disse que o Holocausto foi uma dádiva ?

Até o momento não percebi isso neste tópico !

*...aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado...

As vezes não Pirondi, talvez não seja só dessa forma que a lei funcione.

Grande Abraço

Link to comment
Share on other sites

Que bom que voce sabe 100% como o karma e o mundo funciona voce poderia escrever um livro entaum,ja que sabe tudo.

O que mais me da raiva é quando alguem le um livro e sai por ai fazendo afirmacoes achando que sabe tudo,sem nunca ter feito uma viagem astral ou ter tido contato com o mundo espiritual.

Se voce reparar em ambos textos que eu escrevi eu disse isso aqui sao "Teorias" e coisas que eu li de outras pessoas que tem clarividencia,pois nao tenho acesso ao mundo espiritual para confirmar como as coisas funcionam.

É preciso superar o ego humano de querer achar que sabe tudo pra impressionar os outros,e se tornar uma chicara vazia.

Melindre seu meu amigo. Eu ñ tenho culpa se você usou uma teoria de 3.000 anos atrás. No seu segundo parágrafo foi para completar o terceiro parágrafo ou foi para mim?

Também concordo com súa última frase. Eu por exemplo prefiro ser mais sincero com meus sentimentos do que criar uma máscara, algo falso e sem vida. O conceito da xícara é para ser praticado e não imposto...

Link to comment
Share on other sites

Oi Igor, tudo bom, irmão?

Acho muito bom este questionamento. Continue buscando amigo...

Nós nunca devemos achar que o que acreditamos seja inquestionável! Aqui vc estará lendo opiniões, mas a verdade só existe no íntimo de cada 1! E a pessoa sábia sabe que esta verdade poderá mudar a qq momento.

Tb este ponto que tocou é um que provoca longas reflexões em mim.

Tudo que estudo e leio a respeito de Karma e Evolução ainda não me dão a sensação de que estou perto da verdade. Porém, amenizam bastante a sensação de injustiça que o mundo como vemos poderia proporcionar. Acho que ainda não estamos preparados para saber toda a verdade, por isso os guias e mestres nos mandam as informações aos poucos, pelas beiradas, como fez Jesus há 2.000 anos.

Grande abraço! ;)

Link to comment
Share on other sites

"...Muitas vezes aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado,desse jeito ambos tanto vitima como agressor cumprem sua karma,invertendo papeis em diferentes vidas..."

Eu não vejo a coisa assim....Será mesmo que eu tenho que agredir meu antigo agressor só para ficarmos quites???? Cumprir karma, para mim, é aprender a perdoar e ajudar o agressor a compreender sua própria falha...

Não sei o que HiTler fez em suas vidas anteriores, nem mesmo o que pode ter sofrido com os judeus, mas creio que como tal, perdeu uma grande oportunidade de crescer. Veio para contribuir com o equilíbrio do planeta, e o seu próprio,(como deveria ser em toda encarnação). Se conseguiu ser melhor do que era antes ou não, isso já é uma outra estória....

Concluindo, creio sim ser impossível regredir na evolução. Só conhecemos uma pequena parte desta estória....Não dá para julgar....

Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado,desse jeito ambos tanto vitima como agressor cumprem sua karma,invertendo papeis em diferentes vidas.

Isso é o que é dito pela doutrina espirita,e pelos espiritos.

Nao estou dizendo que é verdade ou falso,apenas estou repetindo o que eu li.

Pirondi eu acho que não é verdade cara, porque no movimento criado por Hitler, morreram mais ou menos uns 60 milhões de pessoas. Então ele teria um karma direto ou indireto com essas pessoas Fora com akeles (soldados, simpatizantes do movimento, etc) que ele induziu ao erro..no total deve passar dos 100 milhões de pessoas imagino.

Olha a dimensão disso. É muita dívida para um espirito só.

Link to comment
Share on other sites

Fala Grangel

Sério que alguém disse que o Holocausto foi uma dádiva ?

Até o momento não percebi isso neste tópico !

*...aquele que pratica o ato de terrorismo esta aliviando seu karma,pois ele esta praticando esse ato com as mesmas pessoas que fizeram isso com ele no passado...

As vezes não Pirondi, talvez não seja só dessa forma que a lei funcione.

Grande Abraço

Dádiva pode não ter sido uma palavra bem escolhida, mas quando a luz de Deus se manifesta na vida das pessoas, geralmente é utilizada esta palavra...e eu vejo a manifestação das leis do Carma como uma dádiva, um aprendizado sem precedentes. Por isso achei que se encaixava.

A palavra dádiva pode ter sido um exagero da minha parte, mas eu tenho uma pinimba muito grande com essa deturpação do Carma que vejo surgir de inúmeros espiritas e simpatizantes da doutrina.

Sempre aquela velha história furada...o réu se torna vítima e a vítima se torna réu.

O que quis dizer é que já se tornou uma mania horrível quando ocorre alguma coisa ruim com uma pessoa ou um grupo de pessoas, vem sempre um bendito comentário iluminado invertendo os valores do fato, tentando transformar as vítimas em monstros por supostas ações de outras vidas, e tentando transformar o vilão da história em herói, justiceiro, enviado do Carma para fazer justiça, um verdadeiro iluminado!

Até Hitler, um dos maiores demônios encarnados que a humanidade já teve, entrou na dança da "justiça".

Se essas pessoas gastassem 2 segundos de raciocínio perceberiam que se a coisa ocorresse assim, jamais teria fim. Seria um paradoxo de desgraças.

É triste ver isso...e o pior, as vezes vem até médiuns com revelações de espíritos levantando a mesma bandeira da deturpação. Um exemplo disso foi o caso do menino que foi arrastado por bandidos aqui no RJ e morreu esfolado, e em menos de três meses veio um médium e disse que o espírito do menino "agradeceu", pois ele em outra vida esfolava escravos com carruagens.

Triste essa pobreza de compreensão e de espírito.

Mas felizmente vejo que tem muitas pessoas que não tem essa visão deturpada e vêem o Carma como aprendizado, e não vingança. Exemplo disso foram alguns comentários acima. Dou os parabéns a eles.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...