Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Perenialismo X Cristianismo


Recommended Posts

Alguém por um acaso encontrou bom material dessa discussão, especificamente no exoterismo cristão X esoterismo "gnóstico"?

Fontes do exoterismo cristão também são bem vindas. Além, faria gosto em obter maior compreensão dos termos salvação, nascimento e libertação... então se alguém puder me orientar nessa direção, fico muitíssimo agradecido.

BReacK is back :P

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Perenialismo. Vamos lá!

Demorou mas precisa dar uma pesquisada para saber o que é e como ainda estou descobrindo, convido o amigo Dark is Back para continuar o tópico.

Vou começar com mais perguntas: No Perenialismo, o que é perene? (Nada mais filosófico, não é?)

NA filosofia "Perene", o "fica como está" é a realidade, então o que se transforma? Nada? Então o que é evolução, se é que existe isso no Perenialismo?

Temo que, pelo menos à primeira observação, o Perenialismo seja apenas um ponto de vista que vai depender do referencial, de onde você se encontra, ou com que você se identifica.

Agora concordo que muitas das coisas que observamos são apenas fascetas de uma verdade maior. Acontece com as religiões e muitas delas acreditam em ambas as coisas! Tudo muda, mas nem tudo! (essa foi ótima!). Para o Cristão, Deus não muda, mas as pessoas precisam mudar. Acredito que no Universo, tudo é uma questão de equilíbrio e Deus apenas promulga as Leis que estabelecem o equilíbrio. Acredito que, assim como o teorema de Pítágoras é uma particularidade da Lei dos cossenos, a transformação é uma particularidade do equilíbrio, mas a evolução consciencial ocorre como consequência do equilíbrio.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...