Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O Inconsciente Coletivo


Recommended Posts

Então, galerë. Andei pesquisando umas coisinhas sobre o assunto e me surpreendi.

Sou muito fã de teorias. Desde Deja vu, Experimento de Fenda Dupla e o Tempo, O universo perdido, Membranas das Teorias das Cordas, O universo holográfico até Web Bot.

Mas eu queria saber mesmo sobre o tal Coletivo.... O que vocês sabem sobre ele?

Seria possivel deixar uma mensagem por lá?

Deixo o trecho do “Restaurante no fim do universo”: (FELIZ DIA DO ORGULHO NERD, atrasado)

“Há uma teoria que diz que se um dia alguém descobrir exatamente qual é o

propósito do Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá

instantaneamente e será substituído por algo ainda mais bizarro e

inexplicável.

Há uma outra teoria que diz que isso já aconteceu.”

Link to comment
Share on other sites

O Inconsciente Coletivo foi a grande descoberta de Carl Gustav Jung. Segundo ele, o inconsciente coletivo é a camada mais profunda da psique e constitui-se dos materiais que foram herdados da humanidade. É nesta camada que existem os traços funcionais como se fosses imagens virtuais, comuns a todos os seres humanos e prontas para serem concretizadas através das experiências reais. É nessa camada do inconsciente que todos os humanos são iguais. A existência do inconsciente coletivo não depende de experiências individuais, como é o caso do inconsciente pessoal, porém, seu conteúdo precisa das experiências reais para expressar-se, já que são predisposições latentes.

Explicando do meu modo, o inconsciente coletivo é conhecimento herdado inconscientemente por toda a humanidade dos nossos ancestrais.

Paz e Luz!

Link to comment
Share on other sites

O inconsciente coletivo é um conceito da psicologia analítica, proposto por Jung, um carinha que era amigo de Freud que criou também o conceito dos arquétipos (que são aquelas imagens criadas pela inconsciente coletivo, como o tempo que é visto como um velhinho de barbas brancas segurando um relógio, outro exemplo, o arquétipo das bruxas, uma velha feia de verrugas..etc). Todas essas imagens já estão inseridas na nossa mente devido ao inconsciente coletivo. São coisas que vão passando de geração em geração em geração e que segundo Carl Gustav Jung, faz parte do incosciente coletivo. Deu pra compreender melhor? Psicologia analítica é algo complicado mesmo...hehehe..

Ai pra completar, Jung dizia que os sonhos são cheios de imagens e símbolos(arquétipos), que quando não fazem parte da experiência individual do indivíduo, tais imagens e símbolos fazem parte do inconsciente coletivo.

Espero não ter complicado ainda mais. Mas só quero ressaltar que o inconsciente coletivo não é um lugar, mas sim um conceito do conhecimento enraizado na coletividade.

Link to comment
Share on other sites

Nossa Nádja!!!

Você explicou muito bem, show de bola!

Por acaso vc é psicóloga junguiana?

Quando podemos marcar uma consulta via web??? :D

Brincadeira!

O assunto me fez lembrar um livro muito bom que li no início do ano: O poder do mito. De Joseph Campbell, onde o assunto dos arquétipos e dos mitos e do inconsciente coletivo também são tratados.

Mas o assunto é complexo mesmo, a gente pode se perder no meio de tantos conceitos e explicações abstratas.

Um abraço,

:):)

Link to comment
Share on other sites

É um conceito muito interessante esse.

Mas, ninguém abordou a parte em que o cérebro humano (uma parte) opera em frequencia baixissima (8.7), e se especula se ele não estaria se comunicando com o tal incosciente.

Eu vi isso num post do http://ahduvido.com.br/ em que se fala sobre o planeta Nibiru e 2012 (muito interessante por sinal).

Agora que eu escrevo, me lembrei do filme Avatar... Sabe naquela hora em que eles ficam todos conectados com a arvore sagrada? E estudando aqui mesmo, eu vi algo que se assemelhava com isso mas NÃO ME LEMBRO!!! Algum de vcs conseguem?

Falando nisso Nadja... o coletivo é bem parecido com o Mundo das Ideias de Platão, né?

Link to comment
Share on other sites

Não, Morpheus, não sou psicóloga, mas estudei esses assuntos no curso de Letras, pois professores precisam ser um pouco psicólogos também né? hehehe... Ei, eu li algumas apostilas desse livro de Campbell, e vou precisar dele novamente para referendar meu TCC. Que, por coincidência ou não, na minha monografia pretendo analisar o aspecto da Deusa Mãe no filme Avatar! hehehe.. Mas, Thais, não vejo a conexão com a árvore das almas do filme com inconsciente coletivo tratado por Jung.

Mas após meditar sobre tantas teorias científicas sobre a mente humana, de uma coisa tenho certeza, os cientistas criam teorias complicadíssimas, tentando anular a idéia de que existe um mundo espiritual, concreto e real, o qual nós pertencemos, pois é de onde viemos e para lá nós voltaremos e também não levam em conta as idéias e conhecimentos adquiridos nas existências anteriores. E eles tentam dizer que tudo isso está dentro da mente humana, o que não é verdade. Não estou falando aqui como espírita, espiritualista e nem nada.. estou falando como alguém que usa de raciocínio e não fecha os olhos e os ouvidos para tantas evidências e provas.

Thais, sobre o mundo das idéias de Platão, realmente é parecido com o conceito do Inconsciente coletivo de Jung, mas o de Platão tem a ver com um lado espiritual do homem. Para Platão, as almas vivem no mundo das idéias e encarnam no mundo sensível esquecendo das idéias que existiam em seu mundo original.

Paz e Luz

Link to comment
Share on other sites

o poder do mito do campbell é uma entrevista bem grande que foi feita com ele para um canal de televisão se não me engano.. daí saiu depois na versão video - com dois dvd´s - ou a versão escrita com transcrição dessa entrevista...

a primeira vez que vi essa entrevista foi uma experiencia sensacional, eu fazia faculdade ainda, morava com dois colegas de curso e vi por acaso passando a entrevista na tve enquanto me arrumava pra aula... foi uma emoção incrivel acho que vale a pena quem assistir ou ler... encontrei um trecho no youtube em espanhol

http://www.youtube.com/watch?v=jugHjBQP0rY

Link to comment
Share on other sites

o poder do mito do campbell é uma entrevista bem grande que foi feita com ele para um canal de televisão se não me engano.. daí saiu depois na versão video - com dois dvd´s - ou a versão escrita com transcrição dessa entrevista...

a primeira vez que vi essa entrevista foi uma experiencia sensacional, eu fazia faculdade ainda, morava com dois colegas de curso e vi por acaso passando a entrevista na tve enquanto me arrumava pra aula... foi uma emoção incrivel acho que vale a pena quem assistir ou ler... encontrei um trecho no youtube em espanhol

Olá Nilo Santana,

É uma entrevista que virou livro sim, realmente muito legal, aborda muito assunto interessante para conhecimento geral.

Tem outros livros. Comeceu a ler o Herói de Mil Faces, onde Campbell aborda a figura arquétipa do herói em diversas culturas, mas todas contando de modo diferente ó mesmo mito. Daí a gente percebe que por tras dos mitos antigos existe muito conhecimento e sabedoria exposta de uma forma velada.

Porém é uma leitura exautiva pela complexidade, para quem quer entender mesmo o que está lendo.

Parei pela metade o livro e pretendo retomar quando tiver mais tempo, pois tenho muitos livros na fila de espera me aguardando e sempre aparece algum livro que fura a fila e se mete na frente, heheheheh :D

Abraço,

:);):)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...