leonne Posted June 1, 2011 Report Share Posted June 1, 2011 PENSE E FALE NO BEM A calúnia pesava agora sobre o casal sem filhos. O esposo, ciumento, sofria a pressão de cartas anônimas e, na oficina em que trabalhava, um que outro companheiro deitava murmurações, a envenená-lo pelos ouvidos: — Ela é máscara simplesmente. — Não merece respeito. — Eu a vi numa casa de perversão. — Fuja dessa mulher. Nesse dia, o marido sugestionável veio a saber, por um colega maledicente, que um homem conversava em grande intimidade com ela à porta dos fundos. Armou-se o infeliz, deixou o serviço e correu a vê-la, e, porque não a encontrasse de pronto, em casa, saiu à rua, de ânimo azedo. Por duas horas, que lhe pareceram longo tempo de agonia moral, procurou-a, através de ruas e praças, mentalizando quadros de estarrecer. Suarento e dementado, voltou ao recanto doméstico. Notando sinais de que ela voltara, entrou de manso, pé ante pé... Junto à porta cerrada do aposento, estacou e ouviu, surpreso, a voz da esposa, a repetir várias vezes: “meu amor”, “meu carinho”, “que alegria de ver-te”, “até que enfim estamos juntos”. Furioso e irresponsável, o operário saca do revólver, vara a porta e, sem um segundo de meditação, descarrega a arma sobre o leito. Só depois, tarde, porém, veio a saber de tudo. A senhora, que em secreto distribuía a caridade, havia saído com seu velho tio e ganhara um cachorrinho, ao qual afagava, enternecida... * Sempre que os seus ouvidos forem chamados a notar supostos defeitos ou faltas dessa ou daquela pessoa, pense e fale no bem, na certeza de que o mal, seja ele qual for, não é digno de atenção, nem traz proveito algum. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts