Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Arrependimento, Culpa, Remorso


Recommended Posts

Olá amigos e irmãos,

Todos nós já fizemos coisas, nesta vida, das quais nos arrependemos.

Podemos sentir culpa? A culpa é um sentimento ou apenas um estado de julgamento?

Quando devemos sentir remorso?

Vemos muito em televisão:

"Fulano matou sicrano e se arrepende!"

Se arrependimento adiantasse, presídios não estariam tão lotados e não teriamos assassinos e estupradores recaindo, concordam?

Não consigo entender a diferença entre arrependimento, culpa e remorso. Será que alguém pode explicar?

Peço desculpas pelas informações meio desencontradas. Hoje estou meio elétrico. rs

Grande abraço. :D

Link to comment
Share on other sites

Amigo Darcy entendo sua interrogação,é verdade muitos desses irmãos encarcerados,pode incenar como verdadeiros "Santos" com remosos e ressentimentos falsiados.Mas alguns já se adentaram na realidade da vida e estão de fato em recuperação pra sociedade,em pequenas proposão é verdade,devido as condições que encontram os cárceres pesidiários no livro Céu e inferno tem um relato de um espírito de um ex-assassino onde o ponto primordial do assunto é a Educação,como já dizia um velho ditado de nosso coditiano "Mente Vazia,pensamentos maléficos" em Porto Alegre já existe alguns que já se baseam nesse fundamento e a residencia de infrações já se reduziu com números considerável,mas tem muito a melhorar ainda,afinal de contas tem juiz mas perverso do que nossa própria consciência?

Link to comment
Share on other sites

OLÁ DARCY, ENTENDO SUAS INTERROGAÇÕES E ESSES SENTIMENTOS FAZEM CONFUSÃO DENTRO DA NOSSA MENTE E DO NOSSO CORAÇÃO. EU ME ANALISO ASSIM ; TENHO REMORSO DO QUE FIZ SEM QUERER FAZER MAIS MESMO ASSIM FIZ,CULPA DO QUE FIZ PORQUE FIZ E ME ARREPENDO DO QUE PODERIA TER FEITO E NÃO FIZ . DESCULPE ACHO QUE TE DEIXEI MAIS CONFUSA AINDA MAIS É QUE ESSES SENTIMENTOS NOS CAUSÃO ISSO MESMO ( CONFUSÃO ) O QUE POSSO TE DIZER COM CERTEZA E CLAREZA MESMO É QUE NADA DESSES SENTIMENTOS NOS EDIFICAM POIS NOS MAGOAM E NOS FAZEM MAL. SE SENTIR CULPA PEÇA DESCULPA, SE SENTIR ARREPENDIMENTO VÁ LÁ E FAÇA O QUE GOSTARIA E SE SENTIR REMORSSO CONSERTE O QUE NÃO FEZ COMO DEVERIA . ASSIM TUDO SERÁ MELHOR .RSRSRSRSRS. ABRAÇO! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Bom, sentimentos sao coisas abstratas. Voce pode conectar qualquer sentimento à qualquer palavra. Palavra alguma descreve qualquer que seja um sentimento, nem milhoes delas pois UM sentimento é indescritivel.

Me baseando nisso acredito que devemos nos re-educar. Re-educar o que sentimos em relacao ao que sentimos em relação à alguma palavra pois às vezes sentimos algo e descobrimos que aquilo significa uma coisa completamente diferente e automaticamente comessamos a sentir outra coisa em relação àquela palavra, assunto ou tema. Então porque nao podemos fazer isto conscientemente?

Entao vou tentar descrever o que eu sinto e acho que significa cada palavra:

Culpa: Ato de ser culpado, ser resposável por alguma coisa. Se voce se sente culpado entao voce reconheceu que é o responsavel por aquilo, foi voce que desencadeou de uma forma ou de outra.

Como vemos a Culpa é um fenomeno da consciencia. É uma descoberta. Voce nao deve utilizar isto como um martírio ou alto flagelação como a sociedade nos ensinou que esta palavra significa mas sim utiliza-la como um ponto para o crescimento, de auto-conhecimento e evolução. É apenas uma nova luz que entrou em sua alma e te permitiu ver um pouco mais a verdadeira magnitude/amplitude de suas açoes, pensamentos, sentimentos e energias.

Remorso: Nao tenho um bom entendimento desta palavra mas para mim serve para denotar tristeza por algo que aconteceu. Algo que voce tenha feito ou não e que te faz sentir tristeza por algum motivo mas que não é claro.

Entao voce pode utilizar isto como uma ferramenta para obter um maior auto-conhecimento e compreensao dos mecanismos seus e do universo. Investigue o "porquê" de sua tristeza, o que te faz sentir assim. Voce poderia ter feito algo? Poderia ter feito algo diferente? O que levou àquela situação e/ou àquela consequencia?

Entao com as respostas adquiridas incorpóre-as e as aplique em sua vida. O passado nao pode ser mudado mas o futuro esta sempre em construção.

Arrependimento: Arrependimento = mudança. Se voce se arrependeu de alguma coisa entao significa que voce compreendeu o seu erro e por isto não irá cometê-lo denovo. Isto é um conhecimento concreto e que deve ser aplicado em sua vida.

Sofrimento, martírio, auto-flagelação e qualquer coisa relacionada a isto é extremamente ruim como o nosso amigo márcio disse. A nossa vida é um aprendizado constante e por isto nós estamos sempre errando. Errar não é "errado" XD, faz parte do aprendizado, não existe aprendizado sem errar. Aprender algo significa apenas que você de agora em diante não vai mais errar, voce de agora em diante irá acertar.

Ying e Yang. Opostos que se completam. Esta é a lei da natureza. Não existe aprendizado sem o erro e não existe o erro que nao gere aprendizado. É a caminhada constante de nossa existencia, o ciclo sem fim. As vezes o aprendizado pode ser lento mas sempre acontece.

Por isto que existe aquele ditado Budista: Sábio é aquele que aprende com os erros dos outros.

O sentimento de culpa, remorso e arrependimento nao vao te levar à lugar algum mas sim as lições que voce tira da vida, o que voce aprendeu sentindo estes sentimentos.

PAZ LUZ e AMOR a TODOS

Link to comment
Share on other sites

Arrependimento é quando gostaríamos de ter feito diferente, não necessariamente precisando sentir culpa ou remorso. Serve para ajudar a pensar ações futuras, aprendendo com os erros e não cometer os mesmos erros.

Culpa é quando nos auto castigamos por erros cometidos, geralmente é acompanhado de remorso e arrependimento. O auto perdão acaba com a com o sentimento de culpa e o remorso, mas não com o arrependimento.

Remorso é quando não conseguimos nos livrar do sentimento de culpa e nos remoemos no passado, revivendo o sentimento causado pelo erro cometido, geralmente acompanha um sentimento muito forte de arrependimento e culpa.

Desses sentimentos tão parecidos o único realmente necessário é o arrependimento, pois é um resultado de uma reflexão, um aprendizado, já o resto é apenas auto punição que não é necessária depois do aprendizado.

Os bandidos geralmente sentem remorso porque o que fizeram os levou à prisão (se culpa por ter sido pego), ou seja, não é arrependimento real por ter matado alguém ou pelo crime que cometeu.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...