Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Hans Welzel: a finalística aplicada à caridade.


elopes

Recommended Posts

Há questionamentos latentes a respeito da veracidade das obras de Chico Xavier, do movimento espírita e sua relação com Diabo e da existência de Deus.

Todos esses questionamentos caem junto com Hans Welzel.

Quem foi Welzel? Já vos explico:

Teoria finalística penal da ação:

Hans Welzel, um doutrinador penalista do séc. XX, dividiu as águas ideológicas do Direito Penal ao criar a Teoria Finalística da Ação.

Nessa teoria, a única diferença entre um homicídio e a legítima defesa é a intenção FINALÍSTICA do agente. Por que ele matou? Crueldade? Motivo fútil? Não, estava salvando sua própria vida.
Portanto, os fins não justificam os meios. Juntamente com Welzel, os meios são justificados pelos fins, gerando portanto a teoria finalística da ação.

Em suma: o que uma pessoa fez pouco importa/importa muito pouco a depender do que ela queria por fim.

Certo, e onde isto aplica-se a caridade ou a espiritualidade?

Já vos explico.

Link to comment
Share on other sites

É fato que essa teoria, embora incorporada no ordenamento brasileiro, ainda engatinha. Não produz seu total efeito justamente pela dificuldade de provar a ação finalística.

No entanto, e por contribuição minha, acredito que esta teoria acerta brilhantemente no tocante aos temas da espiritualidade.

Basicamente, temos três tópicos a analisar pela ótica de Welsel: O movimento espírita, "as farsas" de Chico Xavier e "toda a obra do diabo".

Muito se fala das possíveis farsas de Chico Xavier, a questão do perfume nas salas, o fato de seus livros serem mentira - ou pior: o fato de tudo ser coisa do diabo.

Agora lhes pergunto: O que Chico Xavier fez com todo o dinheiro que ganhou? Doou para a caridade, vivendo na simplicidade. Isso parece mesmo com o perfil de um farsante? Por que motivo uma pessoa enganaria a todos para doar todo seu dinheiro? Se fosse assim, eu ia gostar muito de enganar os outros. A teoria de Welsel explica: analisa-se as intenções do sujeito pela finalidade da ação, se a finalidade da ação não revelar uma conduta baixa, dificilmente a conduta será baixa por si só. A finalidade de Chico Xavier não foi baixa, não há como negar.

"Não é farsa nada disso, nem as obras de Chico Xavier, nem o movimento espírita, tudo foi realmente psicografado. Mas é tudo obra do Diabo."

Tudo obra do diabo. Qual a finalidade dessas obras? Falar da caridade, da ação de Deus, do cristianismo. Ele faz tudo para nos enganar, para levar para o caminnho dele... qual caminho, o de cristo? Com Welzel, além de cair o argumento, caem os dogmas.

Concordo com você, no entanto, a vertente da Projeciologia me enoja. O que eles fazem pelo próximo? Nada.

Contribuam! Acredito que não ficou muito bom, por isso peço a vossa avaliação. abç!

Link to comment
Share on other sites

no entanto, a vertente da Projeciologia me enoja. O que eles fazem pelo próximo? Nada.

Eu não consegui compreender o que vc quis dizer com essa frase, dentro do contexto escrito, não cabe.

Bem, ao fazer essa afirmação, lhe peço bom senso, afinal, antes de julgar nos cabe se esclarecer, pois tudo é uma questão de ponto de vista. Já ouvi a seguinte frase, "nem mesmo o mais sábio é capaz de ver toda a pintura, ele capta apenas um fragmento".

Quanto a sua esplanação sobre o tema espiritualidade e a teoria de Hans Welzel, em que os meios justificam o fim, talvez caiba no contexto jurídico.

Se uma ação é posta de maneira torta, com certeza, mesmo que o resultado pareça ser plausível, agradável, esperado e aparentemente positivo, sua origem já o desabilita como algo "elevado".

Porém, se suas afirmações envolvem a análise da projeção e espiritualide, não vejo como separar as duas, no sentido de esmiuçar a falsa aparência, então sim, a teoria serve apenas como um instrumento de reflexão, mas cabe bom senso nas afirmações.

Paz e Luz.

Link to comment
Share on other sites

Droga gilbert, de novo editei a mensagem errada! :lol:

Essa seção que eu coloquei, com esse argumento preconceituoso, não seria um argumento meu, mas sim os principais argumentos que as pessoas usam para preconceituar essas teorias.

Meu objetivo era deixar incompleto para continuar discorrendo, no entanto, não editei direito.

DESCONSIDEREM essa parte! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela contribuição, rogov.

No entanto, como já esclareci, o termo que eu postei fora mal editado e infeliz. Aquilo que eu postei seria a crítica DE MUITAS PESSOAS, e não a minha em si. Admiro muito o movimento projeciológico, e, por ter ficado mal editado, o texto "engoliu" tanto a parte que destacava que isso era uma crítica quando o meu contra argumento de acordo com Welzel.

Obrigado pela contribuição. No entanto, peço que leia a minha já dada explicação, pois concordo com a resposta a tais críticas, que não são minhas.

Paz.

Link to comment
Share on other sites

VERDADEIRA REEDIÇÃO

"Concordo com você, no entanto, a vertente da Projeciologia me enoja. O que eles fazem pelo próximo? Nada."

Dizer que a projeciologia e que o movimento de Waldo Vieira é arrogante, que nada faz pelo próximo, que não busca a verdade é um absurdo. Há muitas criticas sobre Waldo Vieira? Claro que sim. No entanto, não esqueçamos sua contribuição científica, e seus anos de contribuição ao movimento espírita. Mesmo que tenha seus defeitos pessoais (quem não os tem?) Waldo foi e é corajoso, e reinventa muitos conceitos científicos. Se se relaciona-se a caridade ou não, não importa. A questão finalística aliada ao cientificismo brilhante dessa área derruba qualquer dogma, conjuntamente com a questão de Chico Xavier.

Contribuam! Acredito que não ficou muito bom, por isso peço a vossa avaliação. abç!

Link to comment
Share on other sites

Acho que agora entendi a onde você queria chegar, se não for isso me fala rsrsrsrsrsrs :lol: , muitas pessoas leigas que não estudam sobre espiritualidade se assustam quando alguém fala a respeito, a sociedade já estabelecida impôs conceito de certo e errado, de como se comportar e de ideais de vida perfeita sem falar do conceito de bonito e feio, entre nós que estudamos espiritualidade também tem um pouco disso, como o Saulo já disse, religiões, doutrinas, seitas, são como se fossem arvores e nessas arvores vivem passarinhos, na arvore X os passarinho cantam X e na arvore Y os passarinhos cantam Y, os passarinhos acham que a sua arvore é a melhor e por isso não voam para outras nem querem ouvir os cantos dos outros pássaros, é triste mais tem muita gente assim, fechadas pro novo. Mesmo elas ouvindo e vendo o que o novo tem a oferecer elas não corem atrás para saber mais, para estudar, muitos ouvem, mas viram as costas depois, muitos ouvem o que temos a dizer mais já estão presos nos preconceitos ai nem adianta falar sobre caridade, sobre fraternidade e melhora interna com eles pensando que a gente ta tentando os enganar.

Continua

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, o verdadeiro sábio busca conhecimento através da experiência, de vivenciar o próprio fenomeno, e é isso que a projeciologia ensina. Quando a pessoa tem ela mesma a experiencia e vivencia o fato, acabam as duvidas sobre vida após a morte.

É bem diferente de qualquer religião, onde se aceita tudo, sem questionamento e sem a vivencia dos fatos.

Outra coisa engraçada é o homem, que está em um estado tão inicial de evolução espiritual, querer entender a existencia de Deus e de planos espirituais tão superiores. Se nem os maiores estudiosos e grandes projetores conseguem explicar direito projeções em dimensão mental, imaginem essas igrejas de hoje em dia, ter a pretenção de falar em nome de Deus !!! É muita pretenção mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, o verdadeiro sábio busca conhecimento através da experiência, de vivenciar o próprio fenomeno, e é isso que a projeciologia ensina. Quando a pessoa tem ela mesma a experiencia e vivencia o fato, acabam as duvidas sobre vida após a morte.

É bem diferente de qualquer religião, onde se aceita tudo, sem questionamento e sem a vivencia dos fatos.

Outra coisa engraçada é o homem, que está em um estado tão inicial de evolução espiritual, querer entender a existencia de Deus e de planos espirituais tão superiores. Se nem os maiores estudiosos e grandes projetores conseguem explicar direito projeções em dimensão mental, imaginem essas igrejas de hoje em dia, ter a pretenção de falar em nome de Deus !!! É muita pretenção mesmo.

Interessante sua observação Luiz Reino. Estive observando outro dia, e são mais frequentes os chamados grupos de estudos religiosos/espirituais. Se fosse antigamente, o resultado desses grupos seria trágico, mas hoje já se observa uma mudança de rumo.

abç!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...