Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Nobre Caminho Óctuplo


Iluminare
 Share

Recommended Posts

Nobre Caminho Óctuplo

A primeira parte do Nobre Caminho Óctuplo é a RETA VISÃO ou COMPREENSÃO CORRETA. Isto significa conhecer as Quatro Nobres Verdades.

A Primeira Nobre Verdade é o conhecimento de que TUDO o que foi CRIADO é IMPERMANENTE. E tudo o que é impermanente é inerentemente DOENTIO, IMPERFEITO. E o que é impermanente e doentio é DESPROVIDO DE ESSÊNCIA PRÓPRIA.

A segunda é o conhecimento de que o surgimento do que é mal ou doentio se fundamenta na ignorância e é perpetuado pelo desejo e intoxicação com o que é dos sentidos e sensações, formação e reformação, ilusão e ignorância.

A terceira é o conhecimento de que a CESSAÇÃO desse mal que surge, a detenção de todas as formações futuras, é Nirvana. Verdadeira Realidade realizada, liberta desse mal.

A quarta é o conhecimento do Nobre Caminho Óctuplo que leva à cessação deste mal e à conquista da meta: Nirvana. Verdadeiro Estado Permanente de Si Mesmo, A PRÓPRIA Realidade Absoluta Imutável Permanente, Propriedade, Sabedoria Perfeita.

A segunda parte é o PENSAMENTO CORRETO ou PROPÓSITO CORRETO. Isto significa aspirar a alcançar a realização da Sabedoria Perfeita, a Realidade Permanente Verdadeira Suprema. Se abster de todos os atos malignos de pensamento. Alcançar a destruição total de todo o desejo mental. Renunciar a toda ilusão de manifestação, de construções, do que é "criado".

Desenvolver despaixão, desapego total, renúncia absoluta, auto-entrega. Causar a cessação de todas as realidades "criadas". Auto-Realizar o Incomparável Despertar de Si Mesmo. Conquistar a libertação da Mente, a liberdade através da Sabedoria Intuitiva Perfeita, a sadia e imune emancipação da Vontade.

A terceira parte é a FALA CORRETA. Evitar toda mentira, todo falso testemunho, toda fala má e abusiva e toda fala frívola. Engajar-se na fala e discussão que diz respeito a e leva ao Nirvana, ao que é de fato PERMANENTE e REAL.

A quarta parte é a AÇÃO CORRETA. Evitar matar qualquer criatura. Evitar roubar. Evitar toda conduta incorreta envolvendo a sensualidade e a sexualidade. Evitar atos malignos. Evitar todas as formas de intoxicação.

A quinta parte é o MEIO DE VIDA CORRETO. Evitar modos de vida errados, e evitar meios de sustento malignos.

A sexta parte é o ESFORÇO CORRETO. Destruir todos os ESTADOS MALIGNOS DA MENTE que já tenham surgido; impedir que NOVOS estados malignos da mente SURJAM; manter e cultivar BONS ESTADOS DA MENTE que já tenham se manifestado; e fazer surgir NOVOS bons estados mentais que ainda não tenham se manifestado, tais como o amor gentil por TODOS os Seres, compaixão e piedade por TODAS as criaturas, alegria simpática e equanimidade.

A sétima parte é a COMPREENSSÃO CORRETA. Contemplar como impermanentes, doentios e sem Substância inerente: Corpo, Sentimentos, Percepção, Mente, Consciência, Pensamento, Estados Mentais, Objetos Mentais e Atividade Mental. Cultivar repulsa ao mundo, vendo-o como a criação decadente que ele é, e cultivar ausência de paixão, desapego total, calma, tranquilidade, vendo que tudo é desprovido de Substância própria. Descartar tudo o que é percebido, permanencendo desprendido tanto dos prazeres quanto das dores que surgem a partir das criações dos sentidos e da sensualidade.

A oitava parte é a CONCENTRAÇÃO CORRETA. Desprendido do mundo, desprendido dos estados (mentais) malignos, desprendido de todas as sensações dos sentidos, vivendo em solidão, isolado, ardente, diligente, Auto-resoluto, desenvolver a capacidade de focalizar a Mente através de intensa meditação e reflexão.

A Pureza de Hábito Moral é o propósito até que se alcance;

A Pureza de mente é o propósito até que se alcance;

A Pureza de Percepção é o propósito até que se alcance;

A Pureza de se Superar a Dúvida é o propósito até que se alcance;

A Pureza de conhecimento do Verdadeiro Caminho é o propósito até que se alcance;

A Pureza de Visão Clara da Direção que leva ao Avanço no Caminho é o propósito até que se alcance;

A Pureza advinda do Conhecimento e Visão Clara é o propósito até que se alcance;

A Iluminação

Os Cinco Fatores Controladores são:

O Poder da Fé

O Poder da Energia

O Poder da Atenção Plena

O Poder da Concentração

O Poder da Percepção Intuitiva.

O fundamento do Poder Psíquico são os aspectos de Desejo, Energia, Pensamento e Investigação, juntos com os co-fatores de Concentração e Luta, com a focalização da vontade: "EU VOU vencer, alcançar, realizar e residir na iluminação, o sem-morte, o Não-nascido, Realidade Permanente Verdadeira Concretizada, aqui e agora." E a prática que leva ao cultivo do Poder Psíquico necessário para atingir a menta é o Nobre Caminho Óctuplo.

As Três Faculdades Controladoras são: A Consciência que diz: Eu hei de conhecer o desconhecido, o Não-nascido, o Não-criado, TUDO o que há para se conhecer, O Verdadeiro Estado Permanente de Realidade; seguida então pela Consciência do Conhecimento; e finalmente, a Consciência dAquele que TEM o conhecimento.

Viva de modo a ser guiado apenas pela luz...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...